sábado, 29 de janeiro de 2011

SEPÚLVEDA VELLOSO-VIRIATO DO AR (2)


Foi dos primeiros Portugueses a comparecer em Espanha, para em regime de voluntariado dar combate ao Comunismo; foi incorporado como Alferes no Tércio de Requetés, e esteve nas frentes de Madrid (Carabanchel) e de Santander (Alto de Bernório).Em Janeiro de 1937,por ser titular de brevet de piloto de avião de Turismo,pediu transferência para a aeronáutica.
Frequentou o Centro de Instrucção de Aviação de Tablada (Sevilha) onde lhe foi conferido o brevet de piloto de aeroplano de guerra e as especialidades de observador de bombardeiro, de torpedeiro e de navegador;mais tarde obteve ainda uma proveitosa especialização em armas ligeiras.
Esteve colocado no Grupo 70 de Hidroaviões de Cádiz,no grupo 62 de Hidroaviões da Baleares (Puerto Pallenza) e nos regimentos Mistos do Ar nº 113, e 51, onde desempenhou perigosas missões de assalto,de reconhecimento de exploração e de bombardeamentos especiais nocturnos e toda a costa do Levante.
A sua folha de serviços regista o desempenho de 196 serviços de guerra no ar e de ter tido 14 encontros com a aviação de caça inimiga.Nestes encontros abateu dois aviões:um Gladiator sobre Los Alcazares (Cartagena) em 19 de Dezembro de 1937, e dois dias depois um Curtiss sobre Barcelona.Em ambos os combates pilotava um hidroavião CANT Z-501-6.
Na madrugada de 15 de Março de 1938,descolou na baía de Puerto Pollenza (Baleares) num hidroavião bimotor Heinkel 59;a bordo o nosso valente compatriota e quatro alemães (Rucker,Tonolo,Stromeyer e Heinz) para levarem a cabo quatro importantes missões nocturnas:

a) Destruir um barco de 2,000 Toneladas fundeado no pequeno Porto de Benicardó que descarregava material bélico.
b)Desmantelar o nó ferroviário de Tarragona
c)Interceptar uma coluna de camiões que transportava munições de Barcelona para Tarragona
d) Aniquilar uma composição ferroviária que transportava material bélico de Castellon de la Plana para Tarragona

Todas estas missões foram rigorosamente cumpridas não obstante a enérgica defesa exercida com canhões automáticos de 20mm.
A composição ferroviária a que se refere a última missão foi localizada na estação de Vinaroz.Na derradeira «passada» sobre o objectivo o motor esquerdo do ágil hidroavião foi atingido pelo que tiveram de aterrar forçadamente mum pomar em flor; eram exactamente 5h40m da madrugada e toda a tripulação acabou por ser aprisionada, tendo sido o nosso compatriota condenado à morte pela enérgica resistência armada que sustentou contra os captores.Passou 10 meses e três dias em horroroso e degradante cativeiro; a rádio «vermelha^» chegou a anunciar o seu fuzilamento mas acabou por ser permutado no dia 18 de Janeiro de 1939 por um aviador comunista em poder de Franco, graças à intervenção pessoal da rainha D.Amélia, junto do governo Francês.
José Caetano da Rocha Sepúlveda Velloso, que era também piloto de guerra pela Academia Aeronáutica de Itália, foi galardoado com onze importantes condecorações estrangeiras, destacando-se entre elas a valorosa Medalha Militar Individual.
Eis aqui a as condecorações recebidas por este Herói Português:
a)Medalha de Campanha de Espanha (Medalla de la Campaña)
b)Medalha da Cruz de Guerra de Espanha (Cruz de Guerra)
c)Medalha Individual Militar-só concedível por grandes feitos em campanha, depois de ouvido um Tribunal composto por 12 Juízes de contradição.
d) Cruz de Mérito da Ordem da Aguia Alemã (com espadas)
e) Cruz de Guerra da Italia (Croce al Mérito di Guerra)
f) 3 cruzes de Mérito Militar de Espanha -3 cruzes rojas del Mérito Militar
g)Medalha da Aviação de Mallorca (só foram concedidas 17 destas medalhas)
h)Medalha de Sofrimento pela Pátria (Prisioneiro)
i)Medalha de Sofrimento (ferido)
j)Insignias do Tercio de Espanha

Sepúlveda Velloso, manteve-se na aviação Espanhola até 1945...e não aceitou a promoção a capitão e o ingresso definitivo nos quadros da aviação Espanhola, porque isso implicava obrigatóriamente a perca da Nacionalidade Portuguesa por naturalização.

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