quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A FALANGE ESPANHOLA (1)

Boa Noite,

Antes de mais um Bom Ano a todos os leitores deste blogue.
Cá estou eu novamente para continuar a sequência de artigos sobre a Guerra Civil Espanhola, mas antes de escrever algo sobre a participação Italiana, na Guerra Civil, não poderei de deixar de mencionar a Falange Espanhola.
Assim sendo a Falange Espanhola, foi fundada em 28 de Outubro de 1933, por um advogado de Madrid-José António Primo di Rivera, e filho do  General Miguel Primo di Rivera.
A Falange foi inspirada pelo Partido Fascista Italiano, de Mussolini, e tinha como meta criar um regime de cariz católico, respeitador da Tradição Espanhola, e Nacionalista.
Consta-se que o Dr Rolão Preto, aquando do seu exílio em Espanha, em 1934, tenha sido hóspede da casa de José António Primo di Rivera, com quem terá colaborado na redacção do programa da falange Espanhola.
Em 15 de Fevereiro de 1934,funde-se com as JONS, (Nacionais Sindicalistas) de Ramiro Ledesma Ramos, dando origem à Falange Espanhola de las JONS.
Durante a Guerra Civil Espanhola, José António, foi preso em Madrid, e fuzilado em Alicante no dia 20 de Novembro de 1936.Tinha 33 anos.
Os Falangistas Espanhóis vestiam a camisa Azul, e tinham como distintivo as setas e o jugo.
Como curiosidade, refiro que os Nacionais Sindicalistas Portugueses, de Rolão Preto, também vestiam a camisa Azul.
JOSÉ ANTÓNIO FUNDADOR DA FALANGE

Sem comentários:

Enviar um comentário