sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

GUERRA CIVIL DE ESPANHA:OS VIRIATOS DO AR (2)



Boa Noite,

Tive a sorte de me facultarem um livro, em que faz referência a alguns Viriatos que combateram ao lado dos Nacionalistas, neste caso na Aviação.São cerca de 15 nomes de Portugueses que lá estiveram e que vale a pena mencionar a pequena história de cada um.
No domínio aeronáutico, o nosso auxílio foi modesto em número, mas altamente eficiente em qualidade e galhardia: As Asas desse punhado de «Viriatos do Ar» deixaram nome eterno na história da salvação da Peninsula Ibérica.Foi a celebérrima CADENA, e nos bombardeamentos especiais nocturnos que os aviadores portugueses mais se distinguiram.

A CADENA (cadeia em Português), era a primeira linha de aviação Nacionalista, e o posto mais perigoso de toda a Guerra Civil de Espanha .Era a caça de assalto às trincheiras com vista a preparar as arrancadas da infantaria.

De qualquer modo, e como curiosidade antes destes Aviadores entrarem em combate real, já os Portugueses tinham enviado uma Missão Militar chefiada por Botelho Moniz, cujos oficiais tinham já participado como observadores no célebre bombardeamento aéreo Nocturno contra Brunete, nos arredores de Madrid por uma esquadrilha Alemã da Legião Condor, de Junkers 52.

Alguns destes oficiais da Missão Militar foram inclusivamente condecorados com a Cruz de Merito Militar, e com a Medalha da Campanha.Eram eles: Sousa Maya,Alfredo Sintra,Peral Fernandes,Venâncio Deslandes,Albuquerque Freitas e Dias Leite.

Junto incluo filme de Propaganda Italiano sobre a Aviação Nacionalista, que nos dá uma ideia das batalhas a que os valorosos Portugueses estiveram sujeitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário