sábado, 22 de janeiro de 2011

PEQUITO REBELLO-VIRIATO DO AR (1)


Lavrador,advogado, e piloto de avião particular de turismo, foi o grande animador da presença das asas portuguesas (civis e militares) na guerra civil de Espanha.
Foi também dos primeiros voluntários a atreavessar a fronteira para combater o comunismo;tinha então 44 anos de idade e foi posteriormente integrado na Missão Militar Portuguesa com o posto de Tenente Miliciano de Aviação.
Além de uma função política e diplomática de relevo, executou no seu avião particular grande número de serviços de estafeta e de comunicações entre Portugal e Espanha (recebendo um tiro o seu avião)e, no território desta, entre as várias unidades e comandos transportando despachos,ordens,pessoas e diverso material de guerra.
Desempenhou também em território inimigo e na frente de combate múltiplas e perigosas missões de reconhecimento, de observação e de filmagem a baixa altura; nas faltas desempenhou por vezes as funções de 2ºpiloto nos célebres aviões de bombardeamento Junkers.
Por méritos contraídos em operações de guerra no ar,foram-lhe conferidas várias condecorações e o diploma de capitão honorário da aviação Espanhola; das condecorações que o galardoaram destaca-se a Ordem Militar da Torre e Espada (grau de cavaleiro com palma)

Sem comentários:

Enviar um comentário