Blog dedicado a toda a iconografia e memorabília dos diversos Nacionalismos Europeus. (1926-1945)Dirige-se essencialmente a coleccionadores e curiosos desta temática bastante rica em uniformes, distintivos, e condecorações. Abrange também o período da 1ª Guerra Mundial (1914-1918) AVISO: Este não é um blogue de carácter politico.Pretende apenas mostrar alguns aspectos da recente História passada, sem complexos e tabus.Trata-se apenas de um espaço de carácter histórico.
domingo, 13 de fevereiro de 2011
SIMÃO ARANHA-VIRIATO DO AR (3)
Boa Tarde,
Retomo o tema dos "VIRIATOS", hoje com a biografia de outro Viriato do AR-Simão Aranha.
Era titular do brevet de piloto de avião particular (turismo), foi um dos voluntários mais corajosos que ingressou na aviação Nacionalista Espanhola.Cursou (em Abril e Maio de 1937) a escola elementar de pilotos de Cáceres e a escola "del Cortijo del Copero" (Sevilha) para a necessária transformação em aeroplanos de guerra.Desempenhou perigosos serviços de guerra nas seguintes unidades:
-Grupo de Cadena 6-G15,enquadrado nas Forças Aéreas do Norte, então chefiado pelo comandante D.Antonio Llorente Sola.A sua esquadrilha comandada pelo Capitão Cardenas, operou nas Astúrias com os célebres Aviões Heinkel 45;
-Grupo de Bombardeamento 2-G22 em operações na frente de Teruel (Aranda del Douro) com aviões Junkers 52;
-Grupo de Cadena 1-G2 então chefiado pelo comandante Munõz em operação na frente de Teruel.
A sua esquadrilha que era comandada pelo Capitão Quadra, estacionou em Caudé, com aviões Heinkel 51.
Simão Aranha, desempenhou 55 serviços de cadena e foi várias vezes atingido pelo fogo da defesa antiaérea.No dia 21 de Setembro de 1937 durante um desses perigosos serviços nas Asturias o seu avião foi sériamente atingido;na consequente aterragem forçada o incêndio que logo se deflagrou provocou-lhe queimaduras de 1ºgrau na mão e no braço direito.(ver foto agregada).
O seu metralhador Alferes Soarez, ficou porém ileso.Foi por via das queimaduras sofridas neste acidente que transitou provisóriamente para o grupo de bombardeamento atrás referido.
No Grupo de Cadena 1-G2 foi também várias vezes atingido e uma vez derrubado.
Alcançou o posto de Tenente e quando regressou a Portugal no fim da campanha foi integrado com a mesma patente no primeiro curso de pilotos-aviadores milicianos.Durante alguns anos exerceu com grande entusiasmo a profissão de instrutor em escolas civis de pilotagem e especializou-se no estrangeiro no voo sem motor.
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