quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

"RELICS" PROVENIENTES DO CAMPO DE BATALHA DE ESTALINEGRADO

Bom Dia,

Há cerca de três anos tive a sorte, de "conhecer" através de um Forum Militaria (WAF), onde estou inscrito, um amigo Russo, que reside em Volgogrado (Ex-Estalinegrado).
Este amigo de seu nome Mikhail, que tem como "hobby" escavar os campos de Batalha, à procura de todo o tipo de peças, que possam ser deixadas num campo de Batalha-os chamados "RELICS"(capacetes, medalhas, condecorações,placas de identificação, etc).Sendo ele da zona onde se deu a Batalha conhece pois como nunca a região de Volgogrado. Práticamente "escavou" toda a bolsa/Kessel, onde estiveram posicionadas/cercadas as tropas Alemãs.
Este tipo de coisas são sempre muito pretendidas pelos coleccionadores, pois todos estes "relics" "estiveram lá".Têm de facto outro "sabor".
Assim, tomei coragem, porque mandar vir coisas da Russia, é sempre um "risco"...e fiz uma pequena encomenda ao Mikail, de apenas uma placa de Identificação, de uma divisão de Infantaria Alemã de primeira linha.Tudo correu bem...e após 15 dias de ansiosa espera, chegou-me então a placa de Identificação.
Seguiu-se uma segunda encomenda e não mais parei...até hoje.
Nesta região de Estalinegrado, o exército Alemão, na hora da derrota, abandonou no terreno toneladas de material de todo o tipo.(camiões,motas,armamento,armas,etc,etc).Nunca nenhum exército na hora da derrota tinha deixado tanto material no terreno.
Por incrível que pareça, hoje em dia, nesta região, já começa a ser dificil arranjar material, pois foi quase tudo passado a "pente fino"pelos Russos, vendendo posteriormente o material para todo o mundo.
Hoje para encontrarem material, têm que se deslocar mais para a Sul, para a Região do Caucaso...
Junto algumas fotos da minha colecção pessoal de material proveniente da região de Estalinegrado.



Sem comentários:

Enviar um comentário