Blog dedicado a toda a iconografia e memorabília dos diversos Nacionalismos Europeus. (1926-1945)Dirige-se essencialmente a coleccionadores e curiosos desta temática bastante rica em uniformes, distintivos, e condecorações. Abrange também o período da 1ª Guerra Mundial (1914-1918) AVISO: Este não é um blogue de carácter politico.Pretende apenas mostrar alguns aspectos da recente História passada, sem complexos e tabus.Trata-se apenas de um espaço de carácter histórico.
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
AUGUSTO KRUG- VIRIATO DO AR (4)
Boa Noite,
Augusto Krug, este nosso Aviador Viriato, de origem Familiar Francesa-região de Metz, foi oriundo do primeiro curso de Praças Pilotos organizado em Portugal, combateu onze meses na Guerra Civil de Espanha em regime de voluntariado com a patente de Alferes Legionário.
Depois de um pequeno e simbólico estágio na escola de Jerez de la Frontera e na escola de caça de Gallur, esteve colocado a partir de 4 de Agosto de 1938 nas seguintes unidades:
-Grupo de Cadena 1-G2 em operações na bolsa do Ebro com aviõs Heinkel 51;
-Grupo de caça 5-G5 em operações na frente de Guadalajara com aviões Heinkel 112 e Messerchmidts
No grupo 1-G2 desempenhou com exepcional brilhantismo 40 arriscadas missões de cooperação com a infantaria (Cadena) tendo sido atingido várias vezes, uma das quais em 15 de Agosto de 1938 com derrube do aparelho que pilotava.
No dia 9 de Setembro a sua esquadrilha foi indicada para desempenhar duas perigosissímas e importantes missões para a tomada das cotas 525 e 545, nos arredores da aldeia de Maela.
Cada uma dessas missões de Cadena durou uma hora; a da manhã (cota 525) foi iniciada às 9h00, e a da tarde (cota 545) terminou às 17h00.
Foi uma lição de bravura e de heroismo que ficou para a história da Peninsula Ibérica.Todos os aviões ficaram práticamente desfeitos pelo fogo da defesa inimiga.
Por indicação expressa do Ás da Aviação Espanhola D.Joaquim Garcia Morato, o nosso valente compatriota ingressou em 25 de Março de 1939 no Grupo 5-G5 atrás referido, o que lhe deu a honra e o previlégio de ter sido o unico estrangeiro a servir na aviação de caça de Espanha.
Chegou a servir mais tarde como Oficial Superior na Base Aerea de Luanda durante a fase inicial da Guerra do Ultramar.Possui um lote valioso de condecorações nacionais e estrangeiras.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário