Blog dedicado a toda a iconografia e memorabília dos diversos Nacionalismos Europeus. (1926-1945)Dirige-se essencialmente a coleccionadores e curiosos desta temática bastante rica em uniformes, distintivos, e condecorações.
Abrange também o período da 1ª Guerra Mundial (1914-1918)
AVISO: Este não é um blogue de carácter politico.Pretende apenas mostrar alguns aspectos da recente História passada, sem complexos e tabus.Trata-se apenas de um espaço de carácter histórico.
sábado, 13 de março de 2021
BANDEIRA ITALIANA -1938- VIAGEM DO FUHRER A ITÁLIA
BANDEIRA ITALIANA ROMA 1938 (COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)
Entre 3 a 9 de Maio de 1938, Adolf Hitler fez uma viagem a Itália onde visitou Roma, Firenze, e Napoli.
Esta viagem, veio na sequência da viagem que Mussolini fez à Alemanha, em Setembro de 1937.
De realçar que em 1938, Mussolini gozava de uma popularidade enorme em quase todo o Mundo, onde tinha o apoio de praticamente quase todo o Povo Italiano. É precisamente em 1938, que Mussolini atinge o auge da sua popularidade.
A bandeira tem de medidas 1,20m x 70cm, e foi uma das inúmeras bandeiras que estiveram presentes em Roma, nos vários edifícios, que se encontravam na passagem da comitiva.
A bandeira foi fabricada pela empresa Gaetano dell'Orto, com sede em Seregna, perto de Milão.
É de forma rectangular e fabricada em tecido de algodão ligeiro, tendo no seu meio o brasão da "Casa Savoia".
Para o efeito da visita de Adolf Hitler, foi sobreposta através de estampagem, a cruz suástica no Fascio Littorio, como simbolo da amizade Italo-Alemã.
Tem ainda o ano de "ROMA XVI, que significa o 16º ano da Era Fascista, ou seja 1938.
HITLER NA VARANDA DO PALAZZO VENEZIA
A 3 de Maio de 1938 pela tarde, o Führer chega à Estação de "Ostiense", construída de propósito para a ocasião, contudo ainda não terminada.
A delegação Alemã era constituída por cerca de 500 pessoas, entre secretários, funcionários, seguranças, e muitos altos dirigentes do Nacional Socialismo. ( Goering, Goebbels, Ribbentrop, Rudolph Hess entre outros).
Eva Braun, também estava incluída na comitiva.
Após a chegada A.Hitler, é conduzido ao Campo de Aviação de "Centocelle" onde assiste ao "Campo DUX" ao qual participaram cerca de 50,000 Balillas e Jovens "Avanguardisti" .
HITLER A ROMA 1938
HITLER EM VISITA AO COLISEU
HITLER EM VISITA AO COLISEU
BRAZÃO DA CASA SAVOIA
HITLER EM VISITA AO PANTHEOM DE ROMA
CAMPO CENTOCELLE
MUSSOLINI E HITLER NO ALTAR DA PÁTRIA
No dia 4 de Maio, Hitler parte para Napoli, onde assiste, através do cruzador " Conte di Cavour" (afundado em Novembro de 1940), a uma enorme parada Naval. Volta de seguida para Roma, para dia 9 de Maio terminar a visita em Florença.
De referir que o Papa Pio XI, como forma de protesto em relação à visita de Hitler, ausenta-se de Roma, e ordena que o Vaticano mantenha as luzes apagadas durante a noite.
Edda Ciano, a filha de Mussolini, também não quis assistir à vinda do Führer a Roma, e esteve desaparecida. Italo Balbo e Dino Grandi, altos dirigentes do Fascismo Italiano, também optaram por se ausentarem...
Sem comentários:
Enviar um comentário