Blog dedicado a toda a iconografia e memorabília dos diversos Nacionalismos Europeus. (1926-1945)Dirige-se essencialmente a coleccionadores e curiosos desta temática bastante rica em uniformes, distintivos, e condecorações.
Abrange também o período da 1ª Guerra Mundial (1914-1918)
AVISO: Este não é um blogue de carácter politico.Pretende apenas mostrar alguns aspectos da recente História passada, sem complexos e tabus.Trata-se apenas de um espaço de carácter histórico.
domingo, 18 de outubro de 2020
MOCIDADE PORTUGUESA NOS JOGOS OLIMPICOS DE BERLIM 1936
DIPLOMA DE ENTREGA DA ORDEM DA AGUIA ALEMÃ 2ªCLASSE A QUINTINO DA COSTA
( COLEÇÃO JOSÉ MARQUES)
O nosso colaborador José Marques, disponibilizou da sua coleção privada, o passaporte diplomático dos elementos pertencentes à Mocidade Portuguesa, que se deslocaram a Berlim, a convite da Alemanha Nacional Socialista, para assistirem aos jogos de 1936.
Fica aqui o nosso agradecimento ao José Marques, pois trata-se de um documento excepcionalmente interessante e de real valor histórico.
Francisco Nobre Guedes, o primeiro comissário nacional da MP, foi o grande impulsionador das relações com a Juventude Hitleriana. Conhecido germanófilo (em 1940, foi nomeado embaixador de Portugal em Berlim), Nobre Guedes aproveitou a sua função de presidente do Comité Olímpico Português para estabelecer os primeiros contactos.
No Verão de 1936, poucos meses após a publicação do diploma de criação da MP e nos primeiros dias da Guerra Civil de Espanha, uma delegação de cerca de 30 jovens da MP, a convite dos alemães, visitou a Alemanha, para assistirem aos Jogos Olímpicos de Berlim.
A viagem foi paga pelos alemães e serviu também para os rapazes (os filhos de Nobre Guedes, um neto do Presidente da República, Óscar Carmona, alunos do Colégio Militar, da Casa Pia e dos Pupilos do Exército) conhecerem várias cidades alemãs, sempre acompanhados por graduados das Juventudes Hitlerianas, e conviverem com os jovens alemães e de outras delegações das Juventudes Europeias.
"Este acto inaugural da MP serviu para a direção saber como estava estruturada a Juventude Hitleriana, segundo declarações prestadas à imprensa por Luís Pinto Coelho, secretário-inspetor da MP e futuro comissário nacional (1946 -1951), antes da partida para a Alemanha. "O programa já organizado em Berlim é, para nós, ainda desconhecido. Contamos chegar a Lisboa a 29 de Agosto.
A delegação Portuguesa era chefiada por Quintino da Costa. A viagem teve a duração de cerca de um mês, com a partida de Lisboa, nos finais de Julho, tendo o seu regresso nos últimos dias de Agosto.
COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA JOGOS OLIMPICOS DE BERLIN 1936
No decurso do encontro, as manifestações da MP incluíram demonstrações de exercícios
demonstrativos da orientação dada à educação física entre nós, para além de jogos educativos e
desportos como Basketball, Volleyball e Ténis. O cunho fundamental desta primeira
exibição nacionalista da Mocidade Portuguesa coube aos cânticos de folclore português,
reinventado pelo Estado Novo, que dele se apropriou como expressão simbólica dos valores
ruralistas
OLYMPIA-RENI RIEFENSTHAL (1936)
OLYMPIA COMENTADO EM ESPANHOL
PASSAPORTE DIPLOMÁTICO DA DELEGAÇÃO DA MOCIDADE PORTUGUESA
( COLECÇÃO JOSÉ MARQUES)
Curiosa a cruz sobre o elemento da Delegação "António Ricciardi"...talvez pela sua ascendência Judaica Sefardita, não tenha podido ir à última da hora, para não ferir susceptibildades? Fica aqui a pergunta...
Sem comentários:
Enviar um comentário