quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

NATAL NA FRENTE LESTE


                                                             
COMEMORAÇÃO NATALÍCIA SOLDADOS DA LUFTWAFFE (FOTO COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)


Estamos nos primeiros dias de Dezembro de 1941. Os Alemães estão apenas a poucos quilómetros de Moscovo. Alguma unidades de reconhecimento chegam a 8 km da capital Sovíética, onde através dos seus binóculos , em cima dos seus carros conseguem ver as Torres do Kremlin.
Consta que uma unidade das Waffen SS estaria preparada para quando chegar a Moscovo, dinamitar e fazer explodir o túmulo do Lenin.
Contudo nada disto se realizou.Os Alemães nunca chegariam a Moscovo.
No dia 6 de Dezembro de 1941, os Soviéticos lançam uma contra ofensiva generalizada em toda a frente de Moscovo, e os Alemães são obrigados a recuar algumas dezenas de quilómetros. 
Trata-se da primeira derrota do Exército Alemão, que até aí era considerado quase invencível.

Para o Povo alemão este será o terceiro Natal de Guerra, e para as tropas alemãs que estavam na frente de Moscovo, apesar de todas as vicissitudes, com temperaturas a rondar mais de  30 graus negativos e mal equipados para enfrentar o Inverno Russo, não deixariam de comemorar o Natal.

Passo agora a transcrever algumas passagens retiradas do livro de Michael Jones "A RETIRADA" onde descreve o Natal do soldado alemão na frente de Moscovo, naquele terrível Inverno de 1941.





«Um espírito de camaradagem na adversidade emergiu subitamente quando várias formações alemãs foram lançadas para o caos da retirada de Moscovo.A unidade de Franz Leiprechet começou a recuar em direcção a Maloyaroslavets, 110 quilómetros a sudoeste da capital, às três horas da madrugada do dia 24 de Dezembro.Ás cinco horas tinha-se juntado a uma longa coluna que avançava pela auto-estrada. «Aparentemente estamos a fazer uma correcção na frente» disse Leiprecht.« Consegui arranjar um lugar num camião para esta jornada, mas o veículo estava em péssimo estado e variava constantemente»
A noite caiu e Leiprecht e os camaradas não conseguiram encontrar a aldeia onde deveriam pernoitar.Marcharam às voltas na escuridão e finalmente viram luzes ao longe.Vinham de uma aldeia diferente,mas aí conseguiram alojamento e recurso.A unidade de Leiprecht começou a arrumar os seus pertences. Então de repente abriu-se uma parte de ligação. « Numa grande sala Russa, vinte soldados alemães estavam sentados em volta de uma árvore carregada de velas acesas», recordou Leiprecht. Com uma solenidade maravilhosa soou STILLE NACHT! HEIL'GE NACHT! e alguém acompanhava a cancão com uma harmónica.
Ficámos de pé e em silêncio junto à porta, não queríamos perturbar um momento assim. Naquele circulo singelo de homens reinava uma atmosfera extraordinária muito mais poderosa do que tudo a que eu já tinha assistido numa igreja»
Quando a canção chegou ao fim, Leiprecht falou: « Perguntei se podíamos entrar e aquecer-nos, e fui acolhido com alegria, ofereceram-me uma chávena de café e um grogue...E assim acabei por poder celebrar esta noite santa, e a vasta floresta que rodeava a nossa aldeia deu-nos paz e abrigo. Os meus pensamentos foram para os meus entes queridos, lá longe, em casa.»


VIDEO BATALHA DE MOSCOVO-PROPAGANDA ALEMÃ


Material Alemão utilizado na Frente Leste ( colecção Viriatos Militaria)

O Tenente Erich Mende do 84º Regimento de Infantaria também se encontrava em trânsito. Na noite de 24 de Dezembro o seu batalhão embarcou num comboio militar. « O frio era terrivel» recordou Mende, «com as temperaturas a cair para os 35 graus negativas. O comboio estava envolto em neve. A nossa infantaria foi separada-cerca de 50 homens por cada vagão de mercadorias-com palha no chão, para se deitar.Entrei no meu vagão e vi, para minha surpresa, que os soldados tinham encontrado umas velas e estavam a fazer uma pequena árvore. Sentámo-nos em volta . Cada vagão era aquecido por um pequeno fogão portátil, mas ainda se sentia um frio gelado»
O 84º regimento de Infantaria estava em movimento para sul, de Vyazma para Kaluga. Apesar do frio, Mende nunca esqueceu as horas que se seguiram.«Quando o nosso comboio partiu noite dentro, os soldados exaustos , ainda conseguiram- em todos os vagões- celebrar o Natal. De um deles chegava o som de uma harmónica , de outros homens a cantar o Tannenbaum, e de um terceiro Stille Nacht! Heil'ge Nacht!. Quem poderia imaginar que num comboio de mercadorias barulhento, num tempo gelado de Inverno, o Natal pudesse ser tão memorável?


                                                               
                          BATALHA DE MOSCOVO- VIDEO PROPAGANDA SOVIÉTICA




Para os soldados Alemães, a celebração do Natal era de alta importância. Aqui uma foto da celebração de mais um Natal de Guerra, neste caso em 1942. (Colecção Viriatos Militaria)




Quando o Grupo de Exércitos Centro vacilava sob os golpes da contra ofensiva soviética, Stille Nacht! Heil'ge Nacht! comovia profundamente os soldados alemães.« Na véspera de Natal chegámos a uma pequena cidade», recordou Franz Peters, da 23ª Divisão de Infantaria. «Estava deserta mas descobrimos uma igeja. No interior, onde devia ter estado o altar, havia um enorme buraco no chão-Os bolcheviques tinham arrrancado o soalho.Mas os nossos soldados reuniram-se em volta do buraco, acenderam uma fogueira, e começaram a entoar cânticos de Natal. Nunca ouvi cantar Stille Nacht! Heil'ge Nacht! com tanto fervor, foi incrível. Muitos de nós chegaram às lágrimas.

                              CELEBRAÇÃO DE NATAL NA FRENTE LESTE

No dia 24 de Dezembro, o artilheiro Gerhard Bopp levantou-se cedo.«Ás oito da manhã levantei-me e comecei a organizar as coisas» , escreveu Bopp.« Primeiro, consegui arranjar um pedaço de bacon. Depois fui à aldeia mais próxima e troquei-o por batatas, leite, cinco galinhas e uma pequena árvore de Natal. Voltei aos nossos alojamentos e comecei a fazer as decorações.Depois recortámos estrelas do papel de prata dos nossos maços de cigarros, e uns habitantes locais deram-nos velas que prendemos nos ramos da árvore.Parecia um Natal a sério e na mesa havia pernas de frango, guardanapos e talheres, e uma sobremesa de arroz doce que alguém milagrosamente fez aparecer»
Nessa noite Bopp e a sua unidade desfrutaram a refeição em grupo, e depois apagaram as luzes deixando a sala iluminada pelas velas da árvore.Bopp tinha preparado um pequeno presente de Natal para cada um dos seus camaradas, e ficou encantado quando descobriu que todos eles haviam feito o mesmo. Foi uma ocasião comovente, gratificante, e apesar disso Bopp sentiu-se confuso com o que se seguiu: « Com a troca de presentes senti um verdadeiro espírito Natalício, mas depois instalou-se uma solidão súbita, esmagadora, como se uma parte do meu coração ficasse fria e vazia.Foi o momento mais triste que já vivi.»


                                               
              O CATOLICISMO ESTAVA PRESENTE EM MUITAS UNIDADES GERMÂNICAS

                      À ESQUERDA O AQUECEDOR EM FORMA DE CILINDRO"JUWEL"

                                          CACHIMBO E TABACO DE ÉPOCA


                                           PEQUENO "FOGÃO" INDIVIDUAL DE CAMPANHA
                                                                         
                                       PEQUENO FOGÃO DE CAMPANHA "ESBIT"



                                               NA FRENTE DE MOSCOVO




           BARRETE EM FELDGRAU ALEMÃO- IMITAÇÃO DO MODELO SOVIÉTICO
                     CAPOTE ALEMÃO MODELO 36 UTILIZADO NA FRENTE DE MOSCOVO
                                     CAPACETE ALEMÃO MODELO 1940
                                                     CARTUCHEIRAS 98K


                                       (COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)



                                                             


Aproveito este post para desejar a todos os leitores e colaboradores do Blogue um Excelente Natal!


FONTES:

COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA
"A RETIRADA -A PRIMEIRA DERROTA DE HITLER" AUTOR MICHAEL JONES

Sem comentários:

Enviar um comentário