Certamente muitos leitores não sabem o que é o RAD..... ou seja o Serviço Nacional do Trabalho Alemão, conhecido como "RAD-Reichsarbeitsdienst"
Coloco hoje algumas peças que pertencem à minha colecção sobre esta organização Nacional~Socialista.
Entre 1920 e 1933, antes da chegada ao poder dos Nacionais Socialistas na Alemanha, e para fazer face ao enorme desemprego que grassava na Alemanha, já existiam algumas organizações de Trabalho, de cariz religioso, politico, entre outras, com o intuito de dar ocupação a toda aquela massa de de desempregados, muitos deles ex combatentes da 1ªGM.
Foram criados vários campos de trabalho, em que os trabalhos incidiam mais na vertente agrícola e em obras públicas.
Em Junho de 1931, 2 anos antes de Adolf Hitler chegar ao poder, o chanceler Brunning, autoriza a criação do FAD- Freiwilliger Arbeitsdienst-Serviço de Trabalho Voluntário Alemão.
Konstantin Hierl foi apontado como o responsável e chefe desta nova organização. Logo após a sua nomeação Hierl, iniciou a a absorção dos vários campos de trabalho, centralizando-os e submetendo-os ao controlo do Estado.
Por coincidência em 1931, Konstantin Hierl, era já membro e um dos quadros mais elevados do Partido Nacional Socialista, estando por isso muito próximo de Adolf Hitler.
KONSTANTIN HIERL ( 1875-1955)
KONSTANTIN HIERL (FRENTE LESTE)
Em Agosto de 1933, depois do NSDAP ter conquistado o poder, o FAD foi renomeado NSAD-"Nationalsozialist Arbeitsdienst". Konstatin Hierl continuou no cargo, e sempre teve papel destacado durante o regime Nacional Socialista, que terminou com a derrota da Alemanha, em Maio de 1945.
Hierl sempre ligado ao Ministério do Trabalho do Reich, seria nomeado chefe do RAD em 1935, Reichsleiter em 1936, e Reichsminister em 1943.
Depois da Guerra foi julgado e condenado por "crimes de guerra", passando 5 anos num campo de trabalho para prisioneiros de guerra. Foi libertado, e morreu em 1955.
Em de Julho de 1934, o NSAD foi rebatizado pela última vez como RAD.
A partir de Julho de 1935, o serviço no RAD passa a ser obrigatório para os Homens entre os 18 e os 25 anos, com duração obrigatória de 6 meses.Posteriormente, depois de terem terminado o serviço no RAD, teriam que completar mais 2 anos na Wehrmacht, em qualquer ramo, seja no Exército, Aviação ou Marinha.
O RAD passa a ser uma organização auxiliar da Wehrmacht, e teve o seu papel durante a guerra, tal como construir e reparar pontes, cavar trincheiras, fortificações, construção e reparação de vias de comunicação (estradas e caminhos de ferro), transporte de abastecimentos, guarda de prisioneiros de guerra, instalação de minas, etc, etc entrando inclusivamente algumas vezes em combate, quando necessário, especialmente na frente Leste, onde tiveram mesmo de enfrentar os partizans, e as tropas soviéticas.
DISTINTIVO DO FAD
Imagens do RAD
O RAD tinha também a sua secção Feminina conhecida como RAD/WJ-Reichsarbeits der Weibliche Jugend. As mulheres eram destinadas a trabalhos mais leves, especialmente no que concerne a ajudar os agricultores no campo, em diversos trabalhos agrícolas, apoio em hospitais, apoio à maternidade infantil, etc. Em matéria de coleccionismo tudo o que tenha a ver com o RAD/WJ, é mais raro, e logo mais caro.
RAD/WJ
O RAD/M (Masculino) estava organizado em ARBEITSGAU (Distritos) e eram numerados com letra Romana entre o I-XXXX ( 1-40)
UNIFORME RAD ARBEITSMANNER (SOLDADO RASO)
XIV
Moselland (Mittelrhein)
240-249
Como já tive oportunidade de escrever acima, esta organização, participou em todos os teatros de guerra, desde a Noruega, até ao teatro Mediterrânico. Em 1942 pelo menos 427 unidades do RAD estavam presentes na Frente Leste.
FIVELA DO RAD
FIVELA DE CINTO DO RAD-MODELO PARA OFICIAIS
No período final da Guerra, em que a derrota da Alemanha estava iminente, em Fevereiro de 1945 o serviço no RAD foi reduzido para 6 a 8 semanas de serviço obrigatório. Nesta fase o treino consistia praticamente em tacticas de Infantaria e combate anti tank. Nas últimas semanas da guerra ainda se formaram cerca de 6 unidades de combate do RAD, em que pelo menos 3 destas unidades conheceram duros combates.
O RAD foi extinto em 8 de Maio de 1945, com a capitulação da Alemanha.
BERLIN 1945- COMBATENTE DO RAD MORTO PELOS SOVIÉTICOS
BANDEIRA DO RAD
DISTINTIVOS E MEDALHAS DO RAD
BIVAQUE DO RAD
RAD CONGRESSO DO PARTIDO 1937
CHAPÉU DO RAD
Para quem queira estudar toda a iconografia e unirformologia do RAD, aconselho vivamente comprarem o livro abaixo mencionado.
LIVRO LABOR OF THE REICH
Sem comentários:
Enviar um comentário