TENENTE VITTORIO SATTA CAÍDO EM COMBATE NOS CÉUS DE PARMA, NO DIA 25 DE MAIO E 1944 (FOTO MY MILITARIA)
A Regia Aeronáutica Italiana, durante a 2ªGM teve um desempenho bastante satisfatório, em todas as frentes de guerra, desde a Guerra Civil de Espanha, até às Estepes Russas, passando pelo continente Africano.
No final da Guerra, foram 96 os Ases de Guerra, tendo inclusivamente alguns deles sido condecorados pela Luftwaffe Alemã, como prova do seu valor e reconhecimento.
BOMBARDEIROS SM MARCHETTI 79
FIAT MACCHI-GUERRA CIVIL DE ESPANHA
REGIA AERONAUTICA GUERRA CIVIL DE ESPANHA
DISTINTIVOS DE PILOTO ITALIANOS
Tenho em colecção dois distintivos de piloto aviador Italianos, relativos ao período da 2ª Guerra Mundial, um que vai até final de 1943,(Regia Aeronáutica) e o outro do período da RSI, (Republica de Saló-Aeronáutica Republicana) que vai de 1943, a 1945.
A única diferença entre os dois distintivos, é que um tinha a Coroa Real, enquanto, o outro, apresentava-se sem a Coroa.
ALESSANDRO PAVOLINI DISTINTIVO PILOTO COM COROA REAL (PERIODO ATÉ 1943)
ALESSANDRO PAVOLINI 1944 (DISTINTIVO PILOTO SEM COROA)
Na altura o sucesso foi enorme, com ampla cobertura mediática nos jornais de todo o Mundo, aumentando assim o prestígio da Itália, e do regime Fascista.
Não será pois e estranhar que vários dirigentes Fascistas, tirem o brevet de piloto, para o ostentarem nos seus uniformes.Era sinónimo de patriotismo e de "ardor" Fascista. Benito Mussolini, Alessandro Pavolini, Conde Ciano, Achile Starace, Ettore Muti, entre outros, usavam nos seus uniformes estes distintivos.
DISTINTIVO REGIA AERONAUTICA
DISTINTIVO REPUBLICA DI SALÓ
Com a queda de Mussolini, em Julho de 1943, e com a fuga do Rei Vittorio Emanuelle III para Brindisi após a invasão Germânica, em Setembro de 1943, a Italia mergulha no caos e na confusão.
Após a invasão Alemã, os Fascistas Italianos, até aí então, praticamente sem reacção, voltaram a abrir as suas sedes, e com o apoio alemão, constituíram a Republica Social Italiana, conhecida como Republica de Salò.
Milhares de Italianos deram-se como voluntários para combater o inimigo Anglo-Saxónico, numa última e desesperada tentativa de salvar a Honra perdida, face ao armistício do General Badoglio. A Itália divide-se em duas, e mergulha na Guerra Civil.
Os pilotos que se associaram à Republica de Salò, mantiveram os seus distintivos de pilotos, sendo que e por oposição à fuga cobarde do Rei, resolveram "privarem-se" da coroa existente nos distintivos, que até aí transportavam orgulhosamente.
Em finais de 1944, a Republica Social Italiana, resolve fabricar um novo distintivo, para substituição dos antigos, contudo, na sua grande maioria os pilotos preferiram usar os que já tinham sem a coroa, pois consideravam-nos um "amuleto da sorte", pelo facto de terem sobrevivido até aí.Por superstição, não quiseram utilizar os novos distintivos. A guerra estava já no seu final, e por isso não se sabe quantos destes novos distintivos foram distribuídos.(ver foto em baixo)
DISTINTIVO PILOTO REPUBLICA SOCIAL ITALIANA
MARCA DE FABRICANTE
MODELO ATÉ 1943
MODELO 1943-1945
Sem comentários:
Enviar um comentário