domingo, 22 de junho de 2014

KLETTERJACKE -"BUND DEUTSCHER MADEL" AUSLAND PORTUGAL


A "BUND DEUTSCHER MADEL" (BDM Bund Deutscher Mädel in der Hitler-Jugend)  era a organização da Juventude Nacional Socialista Feminina, integrada na Juventude Hitleriana.Instituída por Von Schirach, em 28 de Abril de 1934.


Inicialmente era constituida por três secções: A "JUNGMADEL"para raparigas entre os 10 e os 14 anos de idade, e as raparigas entre os 14 e os 18 anos integradas na BDM propriamente dita, e por fim, a partir de 1938, foi criada uma terceira secção-BDM-WERK GLAUBE UND SCHONHEIT-(Crença e Beleza) para jovens voluntárias entre os 17 e os 21 anos.


                                                VIDEO GLAUBE UND SCHONHEIT
                                            (exibido em Lisboa, no dia 15 de Março de 1940)


A BDM-Liga da juventude Feminina alemã, tinha representantes em muitos Países, onde existiam comunidades alemãs.
Á semelhança do que acontecia na Alemanha, os jovens das comunidades Alemãs, que viviam fora do Reich,  eram  obrigados a integrar as organizações das Juventudes Hitlerianas, nesses mesmos Países que os acolhiam.
O caso Português, não fugiu à regra.
São conhecidos os vários intercâmbios quer culturais e desportivos,entre a HJ/BDM e a Mocidade Portuguesa.
Para quem quiser aprofundar as relações Luso Alemãs, durante este período, aconselho vivamente que procurem o livro de Reinhard Schwarz-"Os alemães em Portugal 1933-1945",da Antília Editora.
                                                                   
            Casaco era bastante popular na BDM,-conhecido como "Kletterjacke" (casaco de alpinista).  
                                                       (colecção Viriatos Militaria)
                                    
O casaco aqui apresentado pertenceu a uma rapariga alemã que vivia em Portugal na altura, segundo me foi dito, na zona de Torres Vedras.Objecto pois raríssimo, e de valor histórico interessante, se considerarmos que em Portugal Continental viviam nesse período, cerca de 2000 cidadãos Alemães.(em 1937)

Como curiosidade sublinho que o triângulo existente na manga esquerda do casaco, não está em conformidade com as normas de então. Estes triângulos (Gaudreiecke) tinham a inscricção  com o nome da zona/distrito a que os jovens estavam adstritos.Para as raparigas da BDM, a inscricção era feita com letra de côr branca, enquanto  para os rapazes da Hitler Jugend, a letra do triângulo era de côr amarela.
Neste caso concreto observamos que apesar do casaco ser da BDM, o triângulo está com a letra em amarelo, tratando-se de uma situação "irregular", pois como já referido acima, os triângulos em amarelo pertenciam aos rapazes.
A explicação para este "erro" creio que reside apenas no facto de neste período, muito possivelmente  já com a guerra em curso, a  falta de matéria primas era evidente, logo, teriam usado o que estava "à mão", ou o que haveria em stock, em virtude da falta de triângulos da BDM em branco.
Quanto à inscricção "Reichs-DeutschJugend Ausland", e no caso de Portugal está correcto, pois Portugal estava incluído no "Auslandsamt".

Para mais informações sobre a BDM ver aqui:http://www.bdmhistory.com/research/badges.html#one

                                                               
                       GEBIET (TRIÂNGULO) "REICHS-DEUTSCHEJUGEND AUSLAND




                                                              NÓ E LENÇO

                                           INSIGNIA DA JUVENTUDE HITLERIANA



    TRIANGULO REGULAMENTAR PARA A BDM (LETRA A BRANCO) E QUE DEVERIA FIGURAR NO CASACO ACIMA.
                                                        (Cortesia Emig Militaria)



                                 DISTINTIVO   LIGA DAS RAPARIGAS ALEMÃS-BDM
                                                     ( colecção Viriatos Militaria)

Este distintivo era conferido às raparigas entre os 14 e os 21 anos que tenham passado nos testes de enfermagem, tarefas de casa, atletismo, e ideologia politica, durante o período de um ano.
O distintivo era usado no bolso esquerdo do casaco.Estima-se que foram entregues cerca de 115,000 distintivos.(em bronze).
Existe outro igual a este mas com as letras "JM", que eram conferidas às raparigas da Jungmadel, ou sejam as raparigas que tinham entre 10 e 14 anos.Neste caso, o grau de exigência para receberem o distintivo era menor, apesar de terem os mesmos testes que as raparigas mais velhas da BDM.

                                       DISTINTIVO HJ DE ACAMPAMENTO 1937
                                                   (colecção Viriatos Militaria)

Sem comentários:

Enviar um comentário