sábado, 10 de maio de 2014

GUERRA CIVIL DE ESPANHA-A MEDALHA DA CAMPANHA

 SOLDADO ALEMÃO DA LEGIÃO CONDOR COM "MEDALHA DA CAMPANHA" AO PEITO

Hoje vou publicar uma Medalha, bastante comum, mas que não deixa de ser interessante, já que foi distribuída aos Portugueses Viriatos, que combateram ao lado dos Nacionalistas, na Guerra Civil de Espanha.
A Medalha é conhecida como sendo a MEDALHA DA CAMPANHA.
Esta Medalha tem sensivelmente 37mm de diâmetro, e 3mm de expessura. Existem duas versões, a versão de "Frente de Guerra", com rebordos laterais na fita, a preto, e a versão de "rectaguarda" com rebordos laterais na fita a verde.
Podemos observar na face da medalha, toda rebordada a "ouro" em negro, um Sol Nascente, que ilumina um leão, leão esse, que representa a Espanha, em luta com o dragão com a "foice e o martelo", representando o comunismo, e ainda a inscrição "17 de Julho de 1936"
No reverso a Medalha apresenta-se com  uma águia  da vitória em vôo, o escudo de Espanha, representando os Reis Católicos, e ainda o símbolo da falange (símbolo de unidade) e um capacete espanhol, modelo 29.Apresenta ainda a inscrição "Arriba Espanha", e à volta da medalha a inscrição "GENESSMO FRANCO VICTOR UNA GRANDE LIBRE IMPERIAL ML HSP GLOR (em Latim a "MAIOR GLORIA DE ESPANHA".

Foram fabricadas milhares destas medalhas, com diversos cunhos, e por isso podem-se encontrar pequenas variações entre elas.
Em 5 de Maio de 1938, foi adjudicada às "Industrias Egaña" de Motrico, na Guipuzcoa,  o fabrico desta medalha. A primeira encomenda foram de 50,000 unidades da versão "frente de guerra" e de 2000 unidades de "rectaguarda".As industrias Egaña, costumavam gravar as medalhas com o nome do fabricante. O desenho desta medalha foi atribuído ao Capitão Aurelio Martinez.
Estas medalhas foram fabricadas até aos anos 70.

De salientar que as medalhas concedidas à Legião Condor tinham uma pequena "pinha" junto ao anel, no rebordo da face da medalha, conforme se pode atestar na foto da Medalha presente no diploma.



          DIPLOMA DE UMA MEDALHA CONCEDIDA A UM ALEMÃO DA LEGION CONDOR
                                              (COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)





       
 Perfeitamente visível a pequena "pinha" no rebordo da medalha





 
 
 
DESFILE DA LEGIÃO CONDOR  QUANDO DO REGRESSO À ALEMANHA EM 1939
                              MEDALHA DA CAMPANHA FABRICO DESCONHECIDO

                  MEDALHA CAMPANHA "RECTAGUARDA" COM REBORDO A VERDE

          CONDECORAÇÕES CONCEDIDAS AO AVIADOR VIRIATO SOUSA E FARO

Sem comentários:

Enviar um comentário