Blog dedicado a toda a iconografia e memorabília dos diversos Nacionalismos Europeus. (1926-1945)Dirige-se essencialmente a coleccionadores e curiosos desta temática bastante rica em uniformes, distintivos, e condecorações.
Abrange também o período da 1ª Guerra Mundial (1914-1918)
AVISO: Este não é um blogue de carácter politico.Pretende apenas mostrar alguns aspectos da recente História passada, sem complexos e tabus.Trata-se apenas de um espaço de carácter histórico.
Caros Amigos e Leitores Comemora-se nesta quadra Natalícia o 70º Aniversário precisamente do início da Batalha das Ardenas, daí ser um Natal "especial". A batalha das Ardenas começou no dia 16 de Dezembro de 1944. Desejo a todos os amigos um Feliz Natal e votos de Festas Felizes.
A Bandeira da Mocidade Portuguesa Feminina, (MPF) mais rara que a Bandeira Homóloga da MP Masculina, até porque havia menos filiadas nesta organização, era sem dúvida de uma beleza ímpar. Em termos coleccionisticos, podemos dizer que o grau de dificuldade de encontrar uma bandeira deste tipo é elevado.
Através do Decreto-Lei n.º 28262, de 8 de Dezembro de 1937, foi criada a Mocidade Portuguesa Feminina (MPF).
De acordo com o texto deste diploma, esta organização «cultivará nas filiadas a previdência, o trabalho colectivo, o gosto da vida doméstica e as várias formas do espírito social próprias do sexo, orientando para o cabal desempenho da missão da mulher na família, no meio a que pertence e na vida do Estado.»
TENENTE VITTORIO SATTA CAÍDO EM COMBATE NOS CÉUS DE PARMA, NO DIA 25 DE MAIO E 1944 (FOTO MY MILITARIA)
A Regia Aeronáutica Italiana, durante a 2ªGM teve um desempenho bastante satisfatório, em todas as frentes de guerra, desde a Guerra Civil de Espanha, até às Estepes Russas, passando pelo continente Africano.
No final da Guerra, foram 96 os Ases de Guerra, tendo inclusivamente alguns deles sido condecorados pela Luftwaffe Alemã, como prova do seu valor e reconhecimento.
BOMBARDEIROS SM MARCHETTI 79
FIAT MACCHI-GUERRA CIVIL DE ESPANHA
REGIA AERONAUTICA GUERRA CIVIL DE ESPANHA
DISTINTIVOS DE PILOTO ITALIANOS
Tenho em colecção dois distintivos de piloto aviador Italianos, relativos ao período da 2ª Guerra Mundial, um que vai até final de 1943,(Regia Aeronáutica) e o outro do período da RSI, (Republica de Saló-Aeronáutica Republicana) que vai de 1943, a 1945.
A única diferença entre os dois distintivos, é que um tinha a Coroa Real, enquanto, o outro, apresentava-se sem a Coroa.
ALESSANDRO PAVOLINI DISTINTIVO PILOTO COM COROA REAL (PERIODO ATÉ 1943)
ALESSANDRO PAVOLINI 1944 (DISTINTIVO PILOTO SEM COROA)
O Distintivo de Piloto Aviador, estava muito em voga na época, no seguimento dos sucessos de Italo Balbo, nos anos 30, com as suas "Trasvolatas Atlânticas", chegando inclusivamente vindo dos EUA, fazer escala em Lisboa, em 1933. Na altura o sucesso foi enorme, com ampla cobertura mediática nos jornais de todo o Mundo, aumentando assim o prestígio da Itália, e do regime Fascista. Não será pois e estranhar que vários dirigentes Fascistas, tirem o brevet de piloto, para o ostentarem nos seus uniformes.Era sinónimo de patriotismo e de "ardor" Fascista. Benito Mussolini, Alessandro Pavolini, Conde Ciano, Achile Starace, Ettore Muti, entre outros, usavam nos seus uniformes estes distintivos.
DISTINTIVO REGIA AERONAUTICA
DISTINTIVO REPUBLICA DI SALÓ
Com a queda de Mussolini, em Julho de 1943, e com a fuga do Rei Vittorio Emanuelle III para Brindisi após a invasão Germânica, em Setembro de 1943, a Italia mergulha no caos e na confusão. Após a invasão Alemã, os Fascistas Italianos, até aí então, praticamente sem reacção, voltaram a abrir as suas sedes, e com o apoio alemão, constituíram a Republica Social Italiana, conhecida como Republica de Salò. Milhares de Italianos deram-se como voluntários para combater o inimigo Anglo-Saxónico, numa última e desesperada tentativa de salvar a Honra perdida, face ao armistício do General Badoglio. A Itália divide-se em duas, e mergulha na Guerra Civil. Os pilotos que se associaram à Republica de Salò, mantiveram os seus distintivos de pilotos, sendo que e por oposição à fuga cobarde do Rei, resolveram "privarem-se" da coroa existente nos distintivos, que até aí transportavam orgulhosamente. Em finais de 1944, a Republica Social Italiana, resolve fabricar um novo distintivo, para substituição dos antigos, contudo, na sua grande maioria os pilotos preferiram usar os que já tinham sem a coroa, pois consideravam-nos um "amuleto da sorte", pelo facto de terem sobrevivido até aí.Por superstição, não quiseram utilizar os novos distintivos. A guerra estava já no seu final, e por isso não se sabe quantos destes novos distintivos foram distribuídos.(ver foto em baixo)
Acabo de receber um mail do Manuel Perez Rubio, com esta novidade acima referida-a saída do novo livro "LEGION ESPAÑOLA DE VOLUNTARIOS EN RUSIA" Certamente um livro muito interessante, que retrata os últimos momentos da Legião Espanhola na Frente Leste. Tem inclusivamente um capítulo dedicado aos Portugueses!!..que estiveram integrados na LEGIÃO. video promocional: https://www.youtube.com/watch?v=xBht8jCNH3E Prólogo de Pablo Sagarra Renedo Epílogo de Salvador Fontenla
Ballesta Editorial Actas
462 páginas Mas de 150 fotografías en
color de condecoraciones, distintivos, uniformes y documentos varios Mas de
370 fotografías históricas en blanco y negro y documentos varios Índice
onomástico, 16 mapas, esquemas y numerosas tablas Fecha de publicación:
11.2014
Tamaño: 210 x 297 mm. Precio: 41,60 €
ADQUISICIONES
E INFORMACIÓN A la venta a partir del 18 de noviembre en numerosas
librerías, FNAC, El Corte Inglés....
Olá a todos, No seguimento do meu post, do passado dia 31 de Outubro, segue como é habitual a respectiva reportagem fotográfica da 56ª Exposição da Feira Militalia.