domingo, 13 de outubro de 2013

"CHAMA INQUIETA"






Ultimamente estou numa fase de procura de livros, que nos falem da História do Nacionalismo Português,(Estado Novo) livros esses, escritos não pela Historiografia do pós 25 de Abril, conotados quase todos com o pensamento Marxista, ou então fazendo parte do "politicamente correcto".
Procuro antes testemunhos de pensamento de cariz Nacionalista, considerados hoje como  estando no "lado errado", mas que em minha opinião, não deixam de ser testemunhos importantes e verdadeiros, e de grande valor histórico.É o "outro lado da história".

Com a era da Internet, o nosso trabalho de procura, tem sido facilitado, e tendo eu a minha "Wish List",  vou encontrando, um "livro aqui", outro "livro acolá".
Tenho consultado e visitado alguns alfarrabistas, e confesso que tenho tido alguma surpresas bem interessantes, como foi o caso, entre outros, deste livro " Chama Inquieta", de 1973, livro já com 40 anos!!...

Mas que livro é este... "CHAMA INQUIETA"?
Editado em Outubro de 1973 (!!!!)
O II Volume, nunca chegou a sair...



«Uma História da Mocidade Portuguesa  era o que , inicialmente, esta obra pretendia ser. Em breve, porém o autor desistiu do intento e isto por um motivo muito simples: A História para ser apenas História, requer a quem escreve uma frieza de julgamento e uma isenção de sentimentos pessoais que eu nunca seria capaz de atingir em relação a um movimento e a um ideal aos quais me encontro ligado para sempre e aos quais também, devo tudo de útil possa ter feito ou venha ainda a fazer ao serviço da minha Pátria e do meu Povo.
Limitei-me, pois a reunir quantos elementos pude recolher susceptíveis de amanhã alguém elaborar a História da Mocidade Portuguesa que se espera e que se precisa.»





«Não se podendo chamar esta obra uma "História da Mocidade Portuguesa", por não chegar a sê-lo, havia que lhe dar um titulo. Para quantos passaram pelas fileiras da M.P.O titulo escolhido-CHAMA INQUIETA-não carece de explicações. Para os restantes leitores, se os houver, devo explicar que a CHAMA INQUIETA, é o poema que um antigo graduado da M.P. escreveu, inspirado na "Primeira Chama da Mocidade", acesa no acampamento da Quinta da Marinha, na Primavera de 1941, tendo em redor os filiados do Liceu Pedro Nunes, e do Liceu Passos Manuel.
A Mocidade Portuguesa atingira nesse ano a sua plena maturidade e o poema, pouco depois impresso em volume intitulado "Acampamento", não tardou a fazer parte do património espiritual da M.P.
A ela pertence ainda hoje e de tal forma que já tem valor de símbolo.»






«Abrange o primeiro volume desta obra apenas o período inicial da M.P, que vai da fundação, até 1940.Outros volumes se seguirão....»......Lisboa Outubro, 1973..


                                                  HINO DA MOCIDADE PORTUGUESA

Sem comentários:

Enviar um comentário