sexta-feira, 13 de setembro de 2013

2ªGM:PORTUGUESES NA WEHRMACHT FRENTE LESTE






Boa Noite,

Saiu hoje a Revista "VISÃO HISTÓRIA", no seu nº 21, em que nos conta a odisseia de 33 Portugueses que, durante a 2ªGM foram combater integrados na Divisão Azul, na «cruzada contra o bolchevismo»
Como não podia deixar de ser, cumpre-me a obrigação de assinalar os excelentes artigos do historiador e nosso colaborador Ricardo Silva.
Finalmente se faz alguma "luz"sobre estes Portugueses, caídos no anonimato, até pelo regime do Estado Novo.
Parabéns ao Ricardo Silva, pela sua persistência e pelo estudo deste tema, e a sua consequente divulgação.




 
CANTIL DE FABRICO ALEMÃO PERTENCENTE A UM PORTUGUÊS
 
 
Parece incrível, mas é...um cantil Português encontrado na Rússia, na região de Leningrado...
Vale a pena contar a história deste cantil...este cantil pertence ao nosso colaborador Zé Marques, também ele colecionador. Tendo o Zé, conhecido um Russo em Portugal, também ele apaixonado pelo colecionismo militar, um dia perguntou ao Zé, se tinham estado Portugueses na Rússia....é que alguns amigos dele  tinham encontrado um cantil que aparentemente parecia ter um nome Português...inclusivamente os próprios Russos até pensavam que seria Italiano, pois os Portugueses nunca teriam estado na frente Leste...O Zé ao ouvir esta história, mandou vir o cantil, até que um dia o tal cantil chega-lhe às mãos,...como oferta...Era a "cereja no topo do bolo"...Um dos objectos mais raros da história militar Portuguesa, pois o nº de voluntários Lusitanos não terá excedido os 200 homens. Temos a certeza que será mais fácil ganhar o "Euro Milhões", do que encontrar outro cantil Português, nas estepes geladas da Rússia longínqua!....Acrescento que ainda o nosso amigo Russo, disse que junto ao cantil tinha sido encontrada também uma placa de identificação, em forma de Cruz. Infelizmente esta placa de identificação nunca chegou a Portugal. Pelo nº que apresenta, 9660, poderá facilmente ser encontrado o nome do soldado a quem pertencia.
Caberá aos arquivos Espanhóis da Divisão Azul, em Ávila, fazer a pesquisa, caso leiam este blogue...
 
 
 
 
 
 


Marca do Fabricante alemão de 1940
 
CLOSE UP







 

2 comentários:

  1. é algo que procuro á anos....apenas li algures (infelizmente já não me recordo o sitio) que teria existido uma "Divisão Verde", divisão essa anexada á Divisão Azul. A Divisão Verde seria composta por voluntários portugueses....verdade? propaganda? desinformação?....talvez algum dia se saiba

    ResponderEliminar
  2. A Legião Verde nunca existiu.Houve de facto um grupo de Oficiais da Legião Portuguesa que quiseram formar uma Legião Portuguesa, para combater o Bolchevismo, à semelhança da Divisão Azul Espanhola.Salazar proibiu, e o projecto morreu naturalmente.O livro que faz referência à Legião Verde, é o livro das Waffen SS, de Henri Landemer, livro esse que faz alusão erradamente a cerca de 300 Portugueses, que supostamente teriam combatido na Legião Verde, mas integrados na Divisão Azul.

    ResponderEliminar