sábado, 16 de abril de 2011

CAPACETE DE VOLUNTÁRIO PORTUGUÊS NA GUERRA CIVIL ESPANHOLA

Boa Noite,

Termino hoje com este lindo capacete Português, modelo (Inglês) da 1ª GM, e que segundo se consta foram  reutilizados na Guerra Civil Espanhola, pelos Viriatos Portugueses.Curiosa a Cruz da Legião Portuguesa pintada na parte frontal.Este capacete pertence a uma colecção privada (Roger Militaria), tendo-me sido a foto gentilmente cedida.Bem Hajam.

A INTERVENÇÃO DOS "VIRIATOS" NA GUERRA CIVIL DE ESPANHA (2)

Boa Noite,


Concluo hoje a 2ª parte do artigo, que saiu na revista Espanhola de História Militar,(ano de 2001) sobre a Intervenção Portuguesa na Guerra Civil de Espanha. A primeira parte já colocada aqui no blogue meses atrás, e encontra-se descrita no link abaixo.
http://viriatosmilitaria.blogspot.com/2010/12/boa-noite-conforme-prometi-ca-estou-eu.html


domingo, 10 de abril de 2011

RELICS DE ESTALINEGRADO




Boa Tarde,

Após um mês de "ausência", volto novamente, desta vez com alguns relics ou "dug outs" que me chegaram da Russia mais precisamente de Volgograd (ex Estalinegrado)
Nada de especial...apenas mais algum "sabor" do campo de batalha, onde cada vez mais vão escasseando este tipo de artefactos, já que se transformou num negócio lucrativo para muitos Russos....
Curiosas as placas de Identificação Alemãs que ainda se encontram na zona da "Bolsa de Estalinegrado",(Gumrak,Dimitrevka,Gorodish zonas onde foram encontrados estes relics) onde com um pequeno estudo podemos imediatamente identificá-las a que Divisão pertenceram como é o caso da Placa ID do IR 267, ou da 94 JD...que pertenciam à Divisão de Infantaria nº 94..e aniquilada em Estalinegrado...(link:http://www.lexikon-der-wehrmacht.de/Gliederungen/Infanteriedivisionen/94ID.htm.
Saliento ainda que estas placas não foram encontradas em cimitérios, mas sim perdidas em buracos, ou debaixo da terra, após quase 70 anos...
Interessante também o que está gravado no pequeno contentor de descontaminação conhecido por "Hautentgiftungssalbe"....."WestFront" 1941-1942, o que me leva a pensar que pertenceria a um soldado ou regimento que estava em França, tendo sido posteriormente transferido nos meses finais de 1942, para a Frente Russa...onde viria a desaparecer para sempre nas estepes Russas, ou nas margens do Rio Volga.