sábado, 18 de dezembro de 2010

A PROPAGANDA PORTUGUESA AO SERVIÇO DOS NACIONALISTAS

Durante a Guerra Civil Espanhola, o Governo Português,apoiou incondicionalmente, o esforço de Guerra Nacionalista contra os Republicanos Espanhois.
Logo que se iniciou o "Alzamiento", em Julho de 1936, o Capitão Botelho Moniz, através do Radio Clube Português,iniciou uma Cruzada Propagandistica contra a Espanha "Comunista", tendo o seu auge, no cerco do Alcazar de Toledo, informando os sitiados e insurgentes, do avanço das tropas Nacionais.
No célebre filme Italiano de 1940, "L'assedio Dell'Alcazar", de Augusto Genina, é patente a alegria dos sitiados a ouvirem as emissões do Rádio Clube Português.
Vários Espanhois vieram a Portugal, onde a partir do RCP, difundiam as noticias e a Propaganda dirigida aos Nacionalistas, que combatiam em solo Castelhano.
Como apoio aos Nacionalistas durante a Guerra Civil Espanhola, foram fabricados alguns distintivos pela casa "Helder Cunha",de Lisboa, os quais eram vendidos, aos apoiantes da causa Nacionalista.
Decorreram várias manifestações de apoio a Franco, como por exemplo, o comício no Campo Pequeno,na noite de 28 de Agosto de 1936.Muito mais haveria a dizer, relativamente à ajuda e Propaganda, organizada pelas autoridades Portuguesas da altura, mas, como devem compreender este não é o espaço para tal.
Na foto Jesus Suevos, chefe da Falange Espanhola, aos microfones do Radio Clube Portugues, emitindo para Espanha.Em segundo plano pode-se ver Jorge Botelho Moniz, e alguns elementos da Legião Portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário