Após um interregno de pouco mais de um ano, volto novamente com um novo post, desta vez com uma peça de alto valor histórico, pois trata-se nada mais nada menos, do que o cinturão da Mocidade Portuguesa, que pertenceu ao 1º Comissário Nacional da Mocidade Portuguesa: Francisco José Nobre Guedes (1893-1969)
O Engenheiro Nobre Guedes, foi o primeiro comissário Nacional da Mocidade Portuguesa, cargo que ocupou entre 1936 e 1940.
Germanófilo, foi embaixador em Berlim, em 1940, tendo abandonado o cargo em 1941, aparentemente por não conseguir sustentar os seus 7 filhos.
Salazar não gostou da atitude do embaixador, pois este não tinha autorização prévia para abandonar o posto, tendo Salazar, como consequência a punição severa de Nobre Guedes, afastando-o de todos os cargos oficiais que ocupava, bem como dos empregos em empresas privadas.
Segundo se consta, o abandono do cargo de Embaixador por Nobre Guedes, deveu-se aos bombardeamentos da cidade de Berlim, que em 1941, cada vez mais se faziam sentir, tendo o seu pico nos anos 1943-1945.
HISTÓRIA DOS BOMBARDEAMENTOS DE BERLIM