BUSTINA COLONIAL "DIVISIONE BRESCIA" 20º REGIMENTO INFANTARIA
É talvez uma das peças que mais aprecio da minha colecção, pois o Regimento de Infantaria nº20, pertencia à Divisão Brescia, que combateu toda a Segunda Guerra Mundial no Norte de África, teatro de guerra. onde também combateu o meu avô Italiano. Talvez por isso, uma peça com um significado muito especial para mim.
De facto não é nada fácil encontrar peças que estiveram no Norte de África, quer da parte alemã do Afrikakorps, quer do "Regio Esercito Italiano". Tudo, ou quase tudo foi destruído quando da rendição na Tunísia em Maio de 1943, e muitas delas perderam-se pelos diversos campos de prisioneiros. Poucas peças sobreviveram.
Curiosa esta peça- "bustina"(bivaque em Português) pois apresenta sinais de uso, logo não em estado "novo" como muitas peças se apresentam, peças estas que proveem dos antigos depósitos, e que nunca chegaram ver a frente do Norte de Africa.
Esta certamente viu o Norte de África e daí ser uma peça quase única. Pertenceu a algum prisioneiro? Foi oferecida a algum Oficial Alemão do Afrikakorps? ( a peça foi adquirida na Alemanha)...
MAPA DA LÍBIA
DIVISÃO DE INFANTARIA BRESCIA
Foi constituída no dia 24 de Maio de 1939, poucos dias antes da entrada em guerra por parte da Itália. ( 10 de Junho de 1940)
No início do conflito em Junho de 1940, a Divisão Brescia é colocada na fronteira entre a Líbia e a Tunisia, na zona de Zauia, onde se chegaram a enfrentar contra alguns irregulares Tunisinos. Depois do armistício da França, a Divisão Brescia assume a defesa costeira da zona a ocidente de Tripoli.
Em 1941 entre o dia 25 e o dia 29 de Janeiro, a maior parte das unidades de Artilharia da Divisão participam nos combates na defesa da linha Derna-Mechili, e face aos ataques Ingleses são obrigados a retirarem-se para Barce e Bengazi.( ver mapa em cima).
No dia 5 de Fevereiro, são cercados pelos Ingleses a norte de Agedabia
BRITISH PATHÉ-PROPAGANDA INGLESA
Face ao desastre Italiano, e a iminente perda da Líbia, Mussolini pede ajuda a Hitler que envia o célebre Afrikakorps de Rommel, que chegam a Tripoli, no dia 21 de Fevereiro de 1941, e imediatamente enviados para a frente de guerra.
Nos primeiros dias de Março o que restava da Divisão Brescia é enviada para a zona de El Agheila, na frente de guerra. Passam à ofensiva juntamente com os alemães do Afrikakorps, e no dia 2 de Abril tomam Agedabia.
No dia 12 de Abril a Divisão Brescia acerca-se de Tobruk, e durante os 8 meses de assédio tentam conquistar Tobruk, mas sem êxito.
No dia 18 de Novembro, os Ingleses vindos do Egipto, contra atacam, na tentativa de tirar a pressão sobre Tobruk. A Divisão Brescia é obrigada a retirar no dia de 10 de Dezembro para Ain el Gazala, e a 22 chega a Agedabia.
BUSTINA COLONIAL INSIGNIA DE TENENTE CORONEL
Em Abril de 1942, a Divisão é enviada a oriente para El Mechili
Depois da rendição Inglesa de Tobruk, a Divisão Brescia segue junto ao litoral em direcção à fronteira Egípcia, onde alcança Sollum, Sidi Barrani e por fim Marsa Matruk. Ultrapassados este obstáculos segue em direção a El Alamein, onde depois de duríssimos combates com os Ingleses, vai-se "entrincheirar" em final de Julho de 1942, ao Sul de El Alamein ( ver mapa em baixo).
Nos meses seguintes a iniciativa passa ao adversário.
A 23 de Outubro inicia-se a ofensiva Inglesa e face a forças imensamente superiores os Italianos e Alemães, nada podiam fazer. Depois de perdas enormes retiram-se, e os Ingleses iniciam a perseguição a Rommel, que só terminará na Tunisia, em Maio de 1943.
Daquilo que resta da divisão Brescia, face à impossibilidade de resistir aos ataques Ingleses, retira-se a pé (!!) sob condições duríssimas, e no dia 7 de Novembro de 1942, são cercados e rendem-se aos Ingleses perto de Fuka.
A divisão deixa de existir no dia 25 de Novembro de 1942, devido aos eventos bélicos acima expostos.
Em conclusão podemos dizer que esta divisão Italiana ( Brescia- 20º regimento de Infantaria) participou nas principais batalhas do Norte de África, sofrendo perdas enormes e praticamente deixando de existir, com a Batalha de El Alamein. Consta que alguns sobreviventes desta divisão, combateram até à rendição final na Tunísia em Maio de 1943.
ROMMEL ON THE RUN
Composição da 27ª Divisão de Infantaria "Brescia"
Campagne di guerra (1939-1942)
Comandanti (1939-1942)
Gen. D.Giuseppe Cremascoli 1939-1/3/41
Gen. D. Bortolo Zambon 2/3/41-10/10/41
supplente Gen. Gioda
Gen. B. Giacomo Lombardi 1/1/42-20/7/42
Gen. Dino Parri al 8/9/42
Gen. Alessandro Predieri al 13/10/42
Gen. D. Brunetto Brunetti al 5/11/42
nel 1942 (indef.) anche il gen. Giovanni Battista Oxilia
Sede
Catanzaro
FONTES: REGIO ESERCITO ITALIANO
VIRIATOS MILITARIA E COLECCIONISMO
OSPREY PUBLISHING
|