Trata-se do meu primeiro post de 2017, e por isso quero desejar aos meus leitores, e apreciadores deste blogue, um excelente ano de 2017!
Coloco hoje uma braçadeira da Polizei Alemã- "IM DIENSTE DER SICHERHEITSPOLIZEI", que significa "Ao Serviço da Policia de Segurança".
Segundo alguns autores estas Braçadeiras foram usadas no Outono de 1944, essencialmente por forças auxiliares não alemãs, sendo a maioria proveniente dos Países Bálticos ( Lituânia, Letónia e Estónia) e da Ucrânia.
Esta Policia Auxiliar e MILÍCIA colaboracionista, tinha como principal objectivo, combater os partizans, que proliferavam nos territórios do Leste ainda sob ocupação germânica.
Nos territórios do Leste esta Policia Auxiliar era conhecida pelos " Schutzmannschaft" mais conhecidos pelos "SCHUMA".
A Brigada de Policia Auxiliar para a Ordem – Ziegling (Schutzmannschaft-Brigade Siegling), tratou-se de uma milícia colaboracionista da Bielorrússia, em junho de 1944. Nomenclatura originada do Comandante Hans Ziglinga. Durou desde o final de julho de 1944 a meados de agosto 1945.
Com o desfecho final da Operação Bagration, (Junho-Agosto 1944), os alemães procuraram fortalecer a brigada e são integrados na 30ª Divisão SS de Granadeiros, e usados para conter o avanço de partisans comunistas soviéticos em terras bielorrussas. Integravam as fileiras da divisão, ucranianos, russos, e bielorrussos.
Eram 18 brigadas com aproximadamente 12.000 homens. Alemães, ucranianos, russos, polacos, tártaros e armênios também fizeram parte dos efectivos da milícia colaboracionista. Algumas brigadas foram enviadas para a França, no mês de Agosto de 1944, para lutarem contra a Resistência Francesa.
No mês de Março do ano de 1945, por iniciativa de Adolf Hitler, para combaterem na Frente Ocidental como tropas auxiliares, também participaram de batalhas na região da Alemanha da Baviera. Terminaram o conflito quando finalmente se entregam aos soldados Aliados dos Estados Unidos.
MEMBROS BIELORUSSOS DA" BRIGADA SIEGLING"
BLINDADO DA BRIGADA SIEGLING-O BLINDADO É DO EXÉRCITO ITALIANO, LOGO CAPTURADO EM SETEMBRO DE 1943
Este tipo de braçadeiras já teriam sido usadas mais cedo, logo muito antes de 1944, se bem com outros formatos, conforme se pode constatar na foto em baixo, onde se vêem vários soldados "auxiliares" com uma braçadeira, após a captura de alguns partizans.
O Modelo de 1944, quanto a mim, não foi sómente utilizado nos territórios ocupados do leste, mas também em Itália e na Jugoslávia, onde a actividade partizan era intensa.
SCHUMAS NA CAPTURA DE PARTIZANS-PERFEITAMENTE VISIVEL AS BRAÇADEIRAS. ESTA FOTO DEVE SER DE 1942.
BRAÇADEIRA MODELO 1944
(COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)
(COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)
SCHUMAS A CAMINHO DE UMA OPERAÇÃO ANTI PARTIZAN
CONDECORAÇÕES ALEMÃS CONFERIDAS AOS "POVOS DO LESTE"
(COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)
ARTIGO REVISTA MILITARIA Nº79-FEVEREIRO 1992