domingo, 31 de janeiro de 2016

JORNAL PORTUGUÊS EM DVD-PROPAGANDA CINEMATOGRÁFICA DO ESTADO NOVO


Caros Leitores,





Já tive oportunidade de escrever aqui no blogue, sobre o Jornal Português, há cerca de 4 anos, conforme podem constatar aqui: http://viriatosmilitaria.blogspot.pt/2011/12/o-jornal-portugues-propaganda.html


Em Dezembro de 2015, finalmente, e após quase 42 anos (!!) da queda do Estado Novo, a Cinemateca Portuguesa resolveu finalmente  lançar uma colecção de DVD'S que nos mostram as imagens de Propaganda do regime de Salazar.




Com mais de 16 horas de duração total, dividida em cinco discos, esta edição em DVD abarca um período que vai de Fevereiro de 1938 a meados de 1951, num total de 101 números do Jornal Português, seis dos quais especiais, com uma duração média de 10 minutos cada. Esta edição inclui ainda cerca de uma hora de material inédito, o que a torna uma mais-valia para todos os investigadores deste período e demais interessados e curiosos nestas matérias.






A caixa inclui 5 DVDs com mais de 16 horas de imagens, das quais 1 hora de material inédito; som original recuperado; legendas em português e inglês; uma brochura ilustrada de 76 páginas.


O Jornal Português (1938-1951) foi produzido para o SPN/SNI pela Sociedade Portuguesa de Actualidades Cinematográficas (SPAC), sob a supervisão técnica de António Lopes Ribeiro, para fazer a propaganda do regime salazarista.
Mostrado nos cinemas antes da habitual longa-metragem de ficção, cada número do Jornal tinha a duração aproximada de 10 minutos e era composto por várias notícias sobre atos oficiais do Governo, a atualidade política nacional, grandes eventos desportivos e muitos outros acontecimentos sociais e culturais.
Além de ser um documento incontornável para a história da propaganda do Estado Novo, o Jornal Português é também um arquivo audiovisual único da história de Portugal nos anos quarenta.