Blog dedicado a toda a iconografia e memorabília dos diversos Nacionalismos Europeus. (1926-1945)Dirige-se essencialmente a coleccionadores e curiosos desta temática bastante rica em uniformes, distintivos, e condecorações.
Abrange também o período da 1ª Guerra Mundial (1914-1918)
AVISO: Este não é um blogue de carácter politico.Pretende apenas mostrar alguns aspectos da recente História passada, sem complexos e tabus.Trata-se apenas de um espaço de carácter histórico.
Durante o regime Nacional Socialista, existiam várias Policias, e eram englobadas na OrdnungPolizei (ORPO), e dependiam das SS.
O uniforme aqui apresentado pertence à SCHUTZPOLIZEI. tendo como posto, "Hauptwachtmeister", ou seja "sargento".
A côr da arma é verde.Era conhecida pela "GRUN POLIZEI".
Trata-se de um uniforme de combate, marcado interiormente com o ano de 1944.
Esta Policia, tinha como missão em tempo de paz zelar pela segurança das populações.
Com o início da 2ªGM, esta Policia, seguiu no encalço dos exércitos Alemães, tendo desta vez uma missão bastante mais complicada, pois tinham como missão, garantir a segurança da rectaguarda, das tropas alemãs.Como é evidente, e a partir de 1941, com a Invasão da URSS, as coisas agudizaram-se e a POLIZEI, foi utilizada em inúmeras operações de anti guerrilha, numa guerra sem quartel.
Naturalmente a SchutzPolizei, destacou-se onde as acções dos Partizans eram mais frequentes e incisivas, nomeadamente na URSS, Jugoslávia, e Itália do Norte.
Muitas das operações anti guerrilha, eram feitas em conjunto com as Waffen SS.
Estas tropas também foram utilizadas nas deportações, nomeadamente no que concerne à população Judaica.
FIVELA DE CINTO DA POLIZEI
ÁGUIA DE BRAÇO DA SCHUTZPOLIZEI (GRUN POLIZEI)
ENFORCAMENTO DE PARTISANS
MEDALHAS 8 E 12 ANOS DE SERVIÇO NA POLIZEI
(COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)
DISTINTIVO POLIZEI
(COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)
BIVAQUE POLIZEI/ POLIZEI WAFFEN SS
(COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)
DISTINTIVO ANTI PARTIZAN
(COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)
POSTAL POLIZEI
(COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)
Os batalhões da Policia consistiam em aproximadamente 500 homens armados com armas ligeiras. No Leste, cada companhia foi reforçada com metralhadores pesadas (MG 34/MG42). Os batalhões eram numerados de 1 até 325, contudo a partir de 1943, foram restruturados, e passaram de 1 até 37.Esta alteração, resulta do facto de os alemães, quererem distinguir a sua "POLIZEI" , dos batalhões auxiliares recrutados nos Países ocupados. Os batalhões da Policia eram organizados e administrados pelo chefe da Policia Kurt Daluege, mas em termos de operações no terreno estavam sob alçada da SS da Região, que se reportavam directamente a Heinrich Himmler. Esta Policia "operacional" não deve ser confundida com a Waffen SS Polizei, se bem que em muitas ocasiões estavam incumbidas de apoiar as operações das Waffen SS, especialmente no que toca às operações anti-guerrilha.