MEDALLA VIRGEN DEL PILAR PARTE FRONTAL
(colecção Viriatos Militaria)
MEDALHA VIRGEN DEL PILAR (REVERSO)
Durante o período em que a Divisão Azul Espanhola de Voluntários, (onde se incluíam alguns Portugueses), esteve na Rússia, a Secção Feminina da Falange, durante a época Natalícia, enviava pequenos cabazes de artigos variados, para os soldados Espanhóis,que estavam na frente Leste.
Estes pequenos cabazes de Natal, eram conhecidos por "Aguinaldos".Durante toda a guerra, foram distribuídos três Aguinaldos, durante o Inverno de 1941-1942, Inverno 1942-1943, e finalmente durante o Inverno de 1943-1944.Durante este último Inverno, não à Divisão Azul, mas sim à Legião
Espanhola de Voluntários, (LEV) nova designação da divisão Espanhola, após a retirada oficial da Divisão Azul.
NOTICIÁRIO ESPANHOL NO-DO
Esta medalha não se trata de uma condecoração propriamente dita, mas antes a Medalha Oficial do XIX Centenário da Virgem do Pilar. A Medalha foi enviada aos voluntários da Divisão Azul, como uma forma de "protecção" das vidas dos soldados da Divisão que combatiam na Rússia, na sua cruzada contra o comunismo.
Foram fabricadas cerca de 18,000 unidades.A medalha apresenta-se de côr prateada, redonda, de 32mm de diâmetro.Na parte frontal, leva a Nossa Senhora do Pilar coroada, com túnica e manto.
No reverso da medalha, temos a imagem da Basílica do mesmo nome, com a legenda ao seu redor "XIX CENTENÁRIO DE LA VIRGEN DEL PILAR" ano de 1940, Zaragoza.
Fabricada em 1940 pela casa de Pedro Faci de Zaragoza, foi enviada para a frente Russa, pela secção Feminina da Falange, durante o "Aguinaldo" de 1941-1942.
Considerada hoje como uma Medalha Rara.O seu valor ronda os 50 Eur.
MEDALHA DA SECÇÃO FEMININA ESPANHOLA DA FALANGE
COMEMORATIVA DA VITÓRIA NACIONALISTA -MAIO 1939
(colecção Viriatos Militaria)
Bibliografia: "CONDECORACIONES Y DISTINTIVOS DE LA DIVISION AZUL", de António Prieto Barrio e Manuel Perez Rubio.