A Batalha de Estalinegrado sempre me fascinou, daí os vários posts que tenho colocado neste Blog, alusivos à Batalha. Hoje vou dar a conhecer o cemitério de Rossoshka.
A aldeia de Rossoshka, fica localizada a pouco mais de 20km Noroeste do centro de Volgogrado (Ex Stalingrad), perto também do aeroporto Internacional de Gumrak. (ver mapas em cima)
Gumrak, foi defendido pelos alemães, até à exaustão, pois era a única via de fuga, quando do cerco Soviético. Foi tomado pelos Russos em Janeiro de 1943.
GUMRAK (1942-1943)
O cemitério Russo foi inaugurado oficialmente em 23 de Agosto de 1997, com apenas uma vala comum, onde jaziam 808 soldados soviéticos.
Com o decorrer dos anos o cemitério, foi-se expandindo, e hoje já existem 24 valas comuns, e mais de 300 sepulturas individuais, para um total de cerca de 15,000 Soldados Soviéticos.
Quanto ao cemitério alemão, foi inaugurado no dia 15 de Maio, de 1999, localiza-se precisamente em frente ao cemitério soviético, mas do outro lado da estrada.
Está centrado à volta de uma larga fossa comum, de forma circular (ver mapa Google em cima), contendo cerca de 55,000 soldados.
Existe ainda 100 grandes cubos, em granito, com a inscricção de mais de 100,000 nomes de soldados alemães, dados ainda como desaparecidos em combate.
70 ANOS DEPOIS DO FINAL DA BATALHA É AINDA COMUM ENCONTRAREM-SE VESTÍGIOS.MUITA COISA FOI ESCAVADA E VENDIDA PARA O OCIDENTE.
ALGUNS DESTES VESTIGIOS JÁ FORAM DESCRITOS AQUI NESTE BLOGUE: VER AQUI
http://viriatosmilitaria.blogspot.pt/2011/04/relics-de-estalinegrado.html