terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

NAVIO HIDROGRÁFICO ALEMÃO "METEOR" (1937-1938)

Boa Noite,

Inicio com a Cresta do METEOR, navio Hidrográfico Alemão, que passou por Lisboa, em 1937, e 1938.Sobre o "METEOR", encontrei isto:

«Meteor (I) was constructed in 1925, the first research and survey vessel of that name. Owned by the German navy, it was based in Wilhelmshaven. One of its first expeditions was the German Atlantic Ocean Expedition of 1925-1927, which was organized by the Institute of Marine Research in Berlin. Thereafter, the vessel was used for German physical, chemical, and microbiological marine investigations and for navy surveying and fisheries protection duties. »

Também sei que em 1940, esteve na Dinamarca, segundo informações, que pude apurar.
Certamente este Navio não teria certamente missões "Pacíficas"...concerteza que informaria Berlin dos comboios Aliados, para serem posteriormente torpedeados, pelos famosos submarinos U-BOOT..


                                          CRESTA DO METEOR-OFERECIDA EM 1938, À FAMILIA ALEMÃ RESIDENTE EM PORTUGAL


           RÉ DO NAVIO "METEOR", ONDE É PERFEITAMENTE VISIVEL A CRUZ DE FERRO ALEMÃ, DA 1ªGM-E QUE ESTÁ PRESENTE NA CRESTA-LISBOA JULHO 1938


                                          MARINHEIROS ALEMÃES DO "METEOR" GOZANDO O BELO SOL PORTUGUÊS-JULHO DE 1938


IMPRENSA PORTUGUESA A BORDO DO METEOR

                                        
                                         KOMMANDANT DO "METEOR" EYSEEN


                                          NAVIO "METEOR"-EM LISBOA 1937

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

NAVIOS DE GUERRA ALEMÃES EM PORTUGAL (1936-1939)

Boa Tarde,

Durante o período 1936-1939, foram vários os navios de Guerra Alemães que passaram por Portugal.Alguns deles couraçados bem famosos, e que se distinguiriam mais tarde, durante a Batalha do Atlântico já na 2ªGM.Durante o período da Guerra Civil Espanhola, nas suas missões de ajuda e apoio às tropas Nacionalistas, era frequente fazerem escala nos Portos Portugueses, especialmente no de Lisboa.Os anos de 1937 e 1938, foram os anos que tivémos mais visitas, quando a Guerra Civil de Espanha, se encontrava no seu auge.
A chegada destes navios de Guerra a Lisboa, era sempre um acontecimento extraodinário, pois era alvo sempre de noticiários,e tema de notícia na imprensa Portuguesa.Para a comunidade alemã, que habitava em Portugal, era sempre uma forma de "voltarem à Pátria", e de conviverem com os seus compatriotas.Quanto aos Portugueses, também faziam visitas aos Navios, convivendo eles também com  a comunidade Alemã.Temos que pensar que naquela altura as viagens eram dificeis, e por isso estas visitas eram como "embaixadas" itinerantes.
Os próprios Oficiais e comandantes dos Navios eram acompanhados até à Legação Alemã, onde eram convidados de honra.Trocavam-se prendas e deixavam aos seus compatriotas lembranças, da longinqua Alemanha.Eram organizados frequentemnete a bordo, lanches, e almoços para a comunidade alemã, residente em Portugal, neste caso, em Lisboa.
Uma das coisas recentemente encontradas aqui  em Portugal, foram as algumas Crestas (Brazões) dos Navios que por cá passaram.Estas crestas foram deixadas pelos tais "embaixadores" aos alemães que cá residiam como lembrança da passagem por Lisboa.As crestas que vêem na foto, algumas  inclusivamente autografadas e com dedicatória, pertenciam a uma destas familias alemãs.
Num próximo post serão identificadas as crestas bem como a história de cada barco.


                                         (COLECÇÃO PRIVADA JOSÉ MARQUES)

domingo, 12 de fevereiro de 2012

GUIMARÃES DOS SANTOS (1916-1941)-VIRIATO DO AR (10)

Boa Tarde,

Volto novamente aos Viriatos Aviadores Portugueses, que combateram na Guerra Civil de Espanha..para hoje publicar um breve texto, sobre Guimarães dos Santos.
Em onze meses de voluntariado como alferes Piloto-aviador Legionário prestou relevantes serviços à causa Nacionalista de Espanha.Esteve colocado no Grupo de Cadena 4-G2 chefiado pelo comandante,D.Gerardo Fernandez Perez em operações na frente do Ebro e da Catalunha.
Com exepcional bravura e valentia executou 54 assaltos às trincheiras inimigas em Heinkel 51,tendo sido várias vezes atingido numa das quais (11 de janeiro de 1938) com derrube sobre o limite das linhas inimigas.Foi várias vezes felicitado pelo comandante do Grupo.
Durante a 2ªGM, Alvaro Guimarães dos Santos,que era oriundo do 1ºcurso de praças pilotos organizado em Portugal,ofereceu-se também voluntário para servir nas esquadrilhas da defesa dos Açores.Morreu na Ribeira Brava, no dia 10 de Outubro de 1941,a bordo de um Gladiator,com o posto de 2ºSargento.

                      Guimarães dos Santos, em Espanha, Salamanca.(em pé à esquerda)

domingo, 5 de fevereiro de 2012

SUBMARINO ALEMÃO U-25 EM LISBOA

Boa Tarde,

Mais uma história interessante, sobre o submarino Alemão U-25, que passou em Lisboa, em 16 de Abril de 1937.
Outros também passaram por cá, tais como o U-19,U-33,U-36. A história destes destes submarinos será tratada mais à frente.
História do U-25 (Ficha em Inglês): O comandante do submarino U-25 que passou por Lisboa era EBERHARD GODT.Afundado em 1 de Agosto de 1940.Não houve sobreviventes.

                                             





U-25 EM LISBOA (16 ABRIL 1937)

CAIS DE ALCANTÂRA      

COMANDANTE EBERHARD GODT  


                                         COLECÇÃO ORIGINAL KRIESGMARINE-UBOAT