domingo, 30 de outubro de 2016

RAD- REICHSARBEITSDIENST-SERVIÇO DE TRABALHO ALEMÃO





Certamente muitos leitores não sabem o que é o RAD..... ou seja o Serviço Nacional do Trabalho Alemão, conhecido como "RAD-Reichsarbeitsdienst"

Coloco hoje algumas peças que pertencem à minha colecção sobre esta organização Nacional~Socialista.

Entre 1920 e 1933, antes da chegada ao poder dos Nacionais Socialistas na Alemanha, e para fazer face ao enorme desemprego que grassava na Alemanha, já existiam algumas organizações de Trabalho, de cariz religioso, politico, entre outras, com o intuito de dar ocupação a toda aquela massa de de desempregados, muitos deles ex combatentes da 1ªGM.
Foram criados vários campos de trabalho, em que os trabalhos incidiam mais na vertente agrícola e em obras públicas.

Em Junho de 1931, 2 anos antes de Adolf Hitler chegar ao poder, o chanceler Brunning, autoriza a criação do FAD- Freiwilliger Arbeitsdienst-Serviço de Trabalho Voluntário Alemão.

Konstantin Hierl foi apontado como o responsável e chefe desta nova organização. Logo após a sua nomeação Hierl, iniciou a a absorção dos vários campos de trabalho, centralizando-os e submetendo-os ao controlo do Estado.
Por coincidência em 1931, Konstantin Hierl, era já membro e um dos quadros mais elevados do Partido Nacional Socialista, estando por isso muito próximo de Adolf Hitler.

                                                   KONSTANTIN HIERL ( 1875-1955)
                                              KONSTANTIN HIERL (FRENTE LESTE)


Em Agosto de 1933, depois do NSDAP ter conquistado o poder, o FAD foi renomeado NSAD-"Nationalsozialist Arbeitsdienst". Konstatin Hierl continuou no cargo, e sempre teve papel destacado durante o regime Nacional Socialista, que terminou com a derrota da Alemanha, em Maio de 1945.
Hierl sempre ligado ao Ministério do Trabalho do Reich, seria nomeado chefe do RAD em 1935, Reichsleiter em 1936, e Reichsminister em 1943.
Depois da Guerra foi julgado e condenado por "crimes de guerra", passando 5 anos num campo de trabalho para prisioneiros de guerra. Foi libertado, e morreu em 1955.

                                                             

Em de Julho de 1934, o NSAD  foi rebatizado pela última vez como RAD.
A partir de Julho de 1935, o serviço no RAD passa a ser obrigatório para os Homens entre os 18 e os 25 anos, com duração obrigatória de 6 meses.Posteriormente, depois de terem terminado o serviço no RAD,  teriam que completar mais 2 anos na Wehrmacht, em qualquer ramo, seja no Exército, Aviação ou Marinha.
O RAD passa a ser uma organização auxiliar da Wehrmacht, e teve o seu papel durante a guerra, tal como construir e reparar pontes, cavar trincheiras, fortificações, construção e reparação de vias de comunicação (estradas e caminhos de ferro), transporte de abastecimentos, guarda de prisioneiros de guerra, instalação de minas, etc, etc entrando inclusivamente algumas vezes em combate, quando necessário, especialmente na frente Leste, onde  tiveram mesmo de enfrentar os partizans, e as tropas soviéticas.
DISTINTIVO DO FAD



Imagens do RAD

O RAD tinha também a sua secção Feminina conhecida como RAD/WJ-Reichsarbeits der Weibliche Jugend. As mulheres eram destinadas a trabalhos mais leves, especialmente no que concerne a ajudar os agricultores no campo, em diversos trabalhos agrícolas, apoio em hospitais, apoio à maternidade infantil, etc. Em matéria de coleccionismo tudo o que tenha a ver com o RAD/WJ, é  mais raro, e logo mais caro.


RAD/WJ


O RAD/M (Masculino) estava organizado em ARBEITSGAU (Distritos) e eram numerados com letra Romana entre o I-XXXX ( 1-40)




UNIFORME RAD ARBEITSMANNER (SOLDADO RASO)








XIV
Moselland (Mittelrhein)
240-249


Como já tive oportunidade de escrever acima, esta organização, participou em todos os teatros de guerra, desde a Noruega, até ao teatro Mediterrânico. Em 1942 pelo menos 427 unidades do RAD estavam presentes na Frente Leste.


FIVELA DO RAD



 FIVELA DE CINTO DO RAD-MODELO PARA OFICIAIS


Com o aproximar do final da Guerra, e com a falta de homens  que se já fazia sentir na Alemanha, e com o recrudescimento dos bombardeamentos aliados nas cidades alemãs, centenas de unidades do RAD foram treinadas e usadas como unidades de combate anti aéreo (FLAK) estando sob o comando da Luftwaffe.
No período final da Guerra, em que a derrota da Alemanha estava iminente, em Fevereiro de 1945 o serviço no RAD foi reduzido para 6 a 8 semanas de serviço obrigatório. Nesta fase o treino consistia praticamente em tacticas de Infantaria e combate anti tank. Nas últimas semanas da guerra ainda se formaram cerca de 6 unidades de combate do RAD, em que pelo menos 3 destas unidades conheceram duros combates.
O RAD foi extinto em 8 de Maio de 1945, com a capitulação da Alemanha.




BERLIN 1945- COMBATENTE DO RAD MORTO PELOS SOVIÉTICOS



BANDEIRA DO RAD

  • Arbeitsgau------- Nome  Arbeitsgau------ Arbeitsgruppen


    I
    Ostpreussen
    10-17,19

    II
    Danzig-Westpreussen
    20,20 A ,21-29

    III
    Wartheland-Oeste
    30-39

    IV
    Pommern-Ost
    40-47

    V
    Pommern-Oeste
    50-55

    VI
    Mecklenburg
    60-64,67

    VII
    Schleswig-Holstein
    70,71,73-77

    VIII
    Brandenburg-Ost
    80-87

    IX
    Brandenburg-Oeste
    90-96

    X
    Niederschlesien
    100-107

    XI
    Mittelschlesien
    110-116,119

    XII
    Oberschlesien
    120-127

    XIII
    Magdeburg-Anhalt
    130-138

    XIV
    Halle-Merseburg
    140-145

    XV
    Sachen
    150-157

    XVI
    Westfalen-Nord
    160-165

    XVII
    Baja Sajonia-Mitte
    170-177

    XVIII
    Baja Sajonia-Ost
    180-188

    XIX
    Baja Sajonia-Oeste (Oldenburg) 190-198

    XX
    Westfalen-Sud
    200-209

    XXI
    Neiderrhein
    210-217

    XXII
    Hessen-Nord
    220-227

    XXIII
    Turingia
    230-238

    XIV
    Moselland (Mittelrhein)
    240-249

    XV
    Hessen-Sud
    250-258

    XVI
    Wurttemberg
    260-267

    XXVII
    Baden
    270-279

    XXVIII
    Franken
    280-288

    XXIX
    Bayreuth (Bayrischer Ostmark) 290-298

    XXX
    Bayern-Hochland
    300-306

    XXXI
    Oberrhein
    310-319

    XXXII
    Saar-Pfalaz (Westmark)
    320-329

    XXXIII
    Alpenland
    330-335

    XXXIV
    Oberdonau
    340-348

    XXXV
    Wien-Niederdonau
    350-356

    XXXVI
    Sudmark
    360-368

    XXXVII
    Sudetes-Oeste
    370-376

    XXXVIII
    Bohem-Mähren (Sudetes-Ost) 380-386

    XXXIX
    Sud Ostpreussen
    390-393

    XXXX
    Wartherland-Ost
    400-405,408,500,501

    Unidades de Combate nas últimas semanas de Guerra
  • Reichsarbeitdienst Infanterie-Divisionen
    Reichsarbeitdienst-División zbV1/Infanterie-Division Albert Leo Schlageter
    Reichsarbeitdienst-División zbV2/Infanterie-Division Friedrich Ludwig Jahn
    Reichsarbeitdienst-División zbV3/Infanterie-Division Theodor Körner
    Reichsarbeitdienst-zbV4/Infanterie-Division División de Güstrow 

DISTINTIVOS E MEDALHAS DO RAD





BIVAQUE DO RAD





RAD CONGRESSO DO PARTIDO 1937






CHAPÉU DO RAD
                                                                 










Para quem queira estudar toda a iconografia e unirformologia do RAD, aconselho vivamente comprarem o livro abaixo mencionado.

 LIVRO LABOR OF THE REICH










domingo, 18 de setembro de 2016

SARDINHAS PORTUGUESAS NA BATALHA DE ESTALINEGRADO



                                               foto: Stalingrad Battlefield Tours




É por mais conhecido, que o Governo Português chefiado por Salazar, durante a 2ª Guerra Mundial, exportava, entre outras coisas, principalmente conservas e o "famoso" volfrâmio tanto para os Aliados como para as potências do Eixo.

Nada mais interessante do ponto de vista de coleccionador, ou até de um curioso, ver esta foto acima, de algum material Alemão encontrado na região de Estalinegrado ( Volgograd), que veio novamente à luz do dia, depois de 73 anos do fim da Batalha de Estalinegrado.

Na foto acima podemos encontrar uma baioneta 98K, recipiente de máscara anti gáz, fivelas de cinturão alemãs, chapas de identificação alemãs, espigões de tenda (Zeltbhan), recipiente de chocolate para o exército alemão (a que tem a águia alemã) e por fim a "nossa" lata de sardinhas Portuguesas!

domingo, 4 de setembro de 2016

O "ESTADO NOVO" NA CINEMATECA PORTUGUESA





Bom Dia,

Depois de umas férias merecidas, e com alguma falta de tempo à mistura, volto novamente ao contacto com os meus leitores.

 Ao consultar o site da Cinemateca Portuguesa, foi com alguma surpresa que verifiquei, que existem actualmente para consulta, vários filmes da época do Estado Novo, alguns deles que nunca antes vistos. ( período 1936-1947)
Desfiles da Mocidade Portuguesa, da Legião Portuguesa, da Acção Escolar Vanguarda, O Dia do Lusito, desfile de Marinheiros da Kriegsmarine, na Av da Liberdade,etc, tudo, ou melhor, quase tudo, poderá agora ser visionado no site da Cinemateca Portuguesa. Estou certo de que têm muito mais material para colocar.
Pena é, que não se possam partilhar estes documentos cinematográficos. Nesse caso colocarei aqui os links que encontrei, e que achei mais interessantes.
Clicando nos links, irão directamente ao site da cinemateca, onde está o video respectivo.



PARADA DA MOCIDADE E DA LEGIÃO PORTUGUESA

PARADA DA KRIEGSMARINE EM LISBOA

ACÇÃO ESCOLAR VANGUARDA

COMEMORAÇÃO DO XI ANO DA REVOLUÇÃO NACIONAL

FALANGE ESPANHOLA EM LISBOA

VISITA DO CRUZADOR ALEMÃO NURNBERG

MOCIDADE VITORIOSA

DIA DO LUSITO

MOCIDADE PORTUGUESA NO JOCKEY CLUB

MOCIDADE PORTUGUESA MAIO 1937

VISITA DE 8000 OPERÁRIOS ALEMÃES A LISBOA (1936)

A MOCIDADE PORTUGUESA EM VIANA DO CASTELO (1938)

MOCIDADE PORTUGUESA 1941

HOMENAGEM A MOUZINHO DE ALBUQUERQUE (BATALHA-1938)

segunda-feira, 18 de julho de 2016

CAMISA FALANGISTA

Olá,

Comemora-se hoje 18 de Julho, os 80 anos do "Alzamiento"- 18 de Julho de 1936, quando os militares Espanhóis se revoltaram contra o Governo da Republica Espanhola. Daqui resultou uma guerra fratricida que iria durar 3 anos, culminando com a vitória Nacionalista, sobre o Marxismo.



Nada como mostrar algumas peças curiosas que tenho em colecção, pertencentes a uma enfermeira Espanhola, que participou na Guerra Civil Espanhola, e mais tarde na Campanha da Rússia, onde esteve com a Divisão Azul.
Do lote da enfermeira constava a camisa e a cruz de enfermeira.

Irei ainda colocar uma medalha de uma "CAMISA VIEJA"- (Camisa Velha) ou seja uma medalha que era concedida a todos os falangistas militantes de "antes" de 1936.

Eis as fotos:

                          CAMISA DA FALANGE PERTENCENTE A UMA ENFERMEIRA
                                                          EMBLEMA FALANGISTA
                       LUGAR ONDE ESTEVE COZIDO O EMBLEMA DA DIVISÃO AZUL
     
                                   ESCUDO DA DIVISÃO ESPANHOLA (FABRICO ALEMÃO)
CRUZ DE ENFERMEIRA DA DIVISÃO AZUL-Nº MANIFESTAMENTE BAIXO (970)





                                                        MEDALHA "CAMISA VIEJA"


                                                        LOTE ENFERMERA DIVISION AZUL

domingo, 19 de junho de 2016

2 LENÇOS DE PROPAGANDA: 2 VONTADES



Não, não se trata de uma bandeira, trata-se de um lenço com cerca de 90cm de largura, e que serviu de propaganda no dia 28 de Maio de 1937, quando se deu o primeiro desfile da Mocidade Portuguesa, conforme filme já aqui passado.

Este lenço é hoje pertença de um neto de um antigo Legionário, e que me autorizou a publicá-lo aqui no blogue.Tenho pena que não pertença à minha colecção.

Tenho sim, em colecção, um lenço Italiano de dimensões muito parecidas e que data de 1935.

Não era por acaso que a Legião Portuguesa, imitava a propaganda Fascista Italiana.

Seguem aqui algumas fotos do meu lenço Italiano (seda), onde reproduz parte deste discurso relativo à Invasão da Etiópia. De salientar que os Ingleses após a invasão Italiana, aplicaram sanções à Itália...Inglaterra essa, que possuía na altura o maior Império do Mundo....






DISCURSO DE MUSSOLINI  3 OUTUBRO 1935



MOCIDADE PORTUGUESA 28 MAIO 1937