Blog dedicado a toda a iconografia e memorabília dos diversos Nacionalismos Europeus. (1926-1945)Dirige-se essencialmente a coleccionadores e curiosos desta temática bastante rica em uniformes, distintivos, e condecorações.
Abrange também o período da 1ª Guerra Mundial (1914-1918)
AVISO: Este não é um blogue de carácter politico.Pretende apenas mostrar alguns aspectos da recente História passada, sem complexos e tabus.Trata-se apenas de um espaço de carácter histórico.
Hoje dia 28 de Maio, nada como mostrar este curioso poster de Salazar, que saiu como "brinde" no Século Ilustrado, no dia 28 de Maio de 1938, data em que se comemoravam os 12 anos da Revolução Nacional.
Cá estou eu mais uma vez para assinalar a Feira "MILITALIA", desta vez na sua 57ª Edição. Junto alguns videos. Penso publicar mais tarde as fotos desta edição.
Sinalizo hoje dois livros, apesar de serem escritos em língua Francesa, e que considero bastante interessantes no que concerne ao estudo das Waffen SS. Muitas obras já se escreveram sobre estas famosas tropas de élite, logo à partida não haveria muito acrescentar, contudo ao folhear estes dois volumes, achei super interessante, pois focam diversos aspectos, tais como a politica de recrutamento, aspectos sócio-culturais dos voluntários, as suas motivações, organização, estrutura, equipamento, logística, instrucção militar, condicionamento ideológico e mental, crimes de guerra, etc.etc. Parece-me uma obra "neutra" sem condicionalismos ideológicos, que é sempre bom para termos uma percepção mais acurada da história. Dois volumes em formato de "livros de bolso", para um total de cerca de 1500 páginas, (sem fotos). À venda na Fnac, por cerca de 26 Eur ( dois volumes). Um "must", para quem se interessa e estuda esta formação germânica, considerada por muitos como a melhor tropa de sempre. Um facto indesmentível é afirmar que foi o primeiro Exército Europeu, tendo voluntários desde a Península Ibérica, até à URSS. Agora que se comemoram os 70 anos da queda de Berlim, relembro, que muitos dos defensores de Berlim, eram Belgas, Franceses, Holandeses,Espanhóis, e os nórdicos da Divisão Nordland.
UNIFORME DE UM AVANGUARDISTA DE TORINO, COM O POSTO DE "VICE CAPO SQUADRA"-PERÍODO 1941-1943 (colecção Viriatos Militaria)
Após a "Marcia su Roma", em 1922, e com a tomada do poder pelos Fascistas, em Itália, o objectivo do PNF (Partito Nazionale Fascista) era o de "fascistizar" toda a sociedade Italiana.
Em Dezembro de 1925, Mussolini encarrega Renato Ricci, de formar e organizar a Juventude Italiana nos moldes do credo Fascista. .Consta-se inclusivamente que Renato Ricci se tenha deslocado a Londres, para se aconselhar com Baden Powell,o fundador dos escuteiros.
Assim com a lei de 3 de Abril de 1926, nasce a ONB-OPERA NAZIONALE BALILLA.Porquê o nome de Balilla?...O nome foi escolhido em memória de de um jovem Genovês de nome Giovan Battista Perasso, conhecido pelo "BALILLA", que se revoltou contra a ocupação Austríaca, em 1746.
Todos os jovens entre os 8 e os 18 anos teriam que pertencer obrigatoriamente a esta organização juvenil do Partido.
Em Portugal, mais tarde, em 1936, formar-se-ia a Mocidade Portuguesa, com base na Organização Juvenil Italiana.
A ONB dependia do Ministério da Educação Nacional sendo o seu presidente o secretário de Estado para a Educação Física juvenil.
O Partido Nacional Fascista (PNF) tinha por sua vez os jovens organizados nos "Fasci Giovanilli di Combatimento"(FGC).
A ONB, era constituida da seguinte forma:
MASCULINO
a) Figli della Lupa- 6-8 anos
b) Balilla- 9-10 anos
c) Balilla Mosquetiere-11-13 anos
d) Avanguardista- 14-18 anos
FEMININO
a) Figlie della Lupa-6-8 anos
b) Piccole Italiane- 9-13 anos
c) Giovanni Italiane- 14-18 anos
Por curiosidade deixo aqui escrita a oração dos Balilla, que na realidade nunca foi muito seguida:
«Io credo nel sommo duce, creatore delle camicie nere, e in Gesù Cristo suo unico protettore. Il nostro salvatore fu concepito da buona maestra e da laborioso fabbro. Fu prode soldato, ebbe dei nemici. Discese a Roma, il terzo giorno ristabilì lo Stato. Salì all'alto ufficio. Siede alla destra del nostro Sovrano. Di là ha da venire a giudicare il bolscevismo. Credo nelle savie leggi. La comunione dei cittadini. La remissione delle pene. La resurrezione dell'Italia, la forza eterna, così sia.»
Após a formação da ONB, e com o decorrer dos anos o regime fascista concluiu que a formação das organizações juvenis deveriam estar sob a jurisdição de apenas uma entidade, que por sua vez estaria debaixo do controlo do Partito Nazionale Fascista.
Fundiam-se assim as duas organizações, a ONB, e os Fasci Giovanilli di Combattimento,(FGC), numa só organização.
A Giuventù Italiana del Littorio, (G.I.L),é pois instituída através da lei de 23/12/1937 (XVI )nº2566.
Na sua definição é uma organização unitária, e totalitária das forças juvenis do regime Fascista, e do Partido Fascista, na directa dependência do secretário do PNF, ministro, e Secretário de Estado, que não é mais do que o seu comandante geral.
A G.I.L tinha como "motto" : "Credere, Obbedire, Combattere", e a esta organização pertenciam todos os jovens de ambos os sexos entre o 6 e os 21 anos.
A G.I.L, ficaria assim organizada:
-Figli della Lupa- (6-8 anos)
-Balilla- (9-13 anos)
-Avanguardisti (14-17 anos)
-Giovanni Fascisti (18-21 anos)
"BUSTINA" GIOVANNI FASCISTI (18-21 ANOS)- Na foto deveria estar um Fez Nero, conforme se pode ver em baixo.Coloquei este aqui apenas por ser da mesma côr que o uniforme.
FEZ AVANGUARDISTA
(COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)
MEDALHA DE PROVINIÊNCIA FAMILIAR (TIA AVÓ)
( COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)
CHAPEÚ "ALPINO" AVANGUARDISTA (1931-1938)
(colecção Viriatos Militaria) LEVA FASCISTA A LEVA FASCISTA realizava-se todos os anos no dia 24 de Maio, data da comemoração da entrada da Italia, na IGM, e não era mais do que um rito de renovação, em que os mais velhos davam lugar aos mais novos, dentro da organização Fascista G.I.L.
LEVA FASCISTA
CALÇAS AVANGUARDISTA
TESSERA ONB (1937)
TESSERA G.I.L (1939)
FOTO PERÍODO 1939-1941-CAMPO MUSSOLINI, COM O CONDE CIANO (Colecção Viriatos Militaria)