domingo, 15 de fevereiro de 2015

OSTFRONT 1941/1942-DIPLOMA AJUDA DE INVERNO-OSTMEDAILLE



DIPLOMA DE ENTREGA DE MATERIAL DE INVERNO

Quando os alemães, invadiram a URSS, em Junho de 1941, não estavam nos planos deles, passarem o Inverno Russo, em combate...Assim  não aconteceu, e em Outubro de 1941, no seguimento da Operação Typhoon, ou seja quando os exércitos Alemães, resolveram marchar em direcção a Moscovo, defrontaram-se com o terrível Inverno Russo, para o qual as tropas da Wehrmacht, não estavam minimamente preparadas. 

Para compensar a falta de agasalhos o governo alemão de então, pediu à população que contribuísse com o que tivesse para ajudar os soldados que estavam na frente Leste, que sofriam temperaturas de cerca de 30 graus negativos.

Mobilizou-se assim a população alemã, em que se entregava tudo o que pudesse minorar o sofrimento daqueles pobres soldados, que não estavam preparados para enfrentar aquele Inverno tão rigoroso.
Quanto aos soviéticos, esses, estavam habituados, e por isso bem equipados para enfrentar aquele Inverno tão rigoroso.
Capotes, camisolas, cobertores, gorros, skis, luvas de tudo um pouco foi despachado para a frente, por via férrea.

Por cada alemão que oferecesse agasalhos para a frente era-lhe conferido um pequeno diploma como forma de agradecimento pelo contributo, dado à  Pátria"Fatherland".


         Minuto 2' 52'' observa-se a entrega do diploma


                              (COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)

A todos os soldados que passaram o Inverno de 1941/1941, na Frente Leste, no período compreendido entre Novembro de 1941 e 15 de Abril de 1942, o governo alemão atribui-lhes uma medalha comemorativa chamada "DIE MEDAILLE WINTERSCHLACHT IM OSTEN 1941/1942 (OSTMEDAILLE)"
A medalha foi criada e desenhada pelo SS Unterscharfuhrer, Ernst Kraus, e pode ser considerada como uma das mais belas medalhas, atribuídas durante a 2ªGM.
A atribuição desta medalha cessou em 15 de  Setembro de 1944.
Em termos coleccionísticos trata-se de uma medalha relativamente comum, com um valor estimado entre os 35-65 Eur, dependendo se vem com invólucro de papel ou não.Foram distribuídas cerca de 3 milhões destas medalhas.
Era conhecida pelos soldados como a "Medalha da Carne Congelada"











O Critério de atribuição desta medalha era o seguinte:

a)Minimo de 15 dias em combate
b) Para aviadores, teriam que ter um minimo de 30 dias sobre território inimigo
c) Ter sido ferido, ou ter algum membro congelado.
d) Minimo de 60 dias em zona de combate

Civis e estrangeiros, bem como os mortos em combate na frente Leste, também tinham direito a receber esta medalha.



                                    ROUPA DE INVERNO DA WEHRMACHT 1941/1942
                                               (COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)





                                        AQUECEDOR INDIVIDUAL "JUWELL 33"


sábado, 31 de janeiro de 2015

PRENDAS NATALÍCIAS MILITARIA

Olá a todos,

Confesso que este mês de Janeiro estive algo "preguiçoso"...pois até à data só coloquei apenas 1 post.
Colocar aqui alguns "artigos" nem sempre é fácil, quando a disponibilidade é pouca, entre o trabalho e a Família.

No entanto, e para manter vivo este blogue, hoje irei colocar as minhas últimas compras que acabei de juntar à minha vasta colecção.Digamos que são compras ainda de Natal....

Comprei um pouco de tudo, entre livros, equipamento, e distintivos. Algumas boas e raras oportunidades, como por exemplo, e graças a um leitor deste blogue, que me sinalizou o livro sobre a Mocidade Portuguesa, em alemão.(!)

Saliento ainda a compra de uma variante da Bandeira da Mocidade Portuguesa, bem como alguns distintivos Nacionais Socialistas.

Para terminar, agradeço pessoalmente ao escritor e especialista na História da Divisão Azul, Manuel Perez Rubio, que me enviou a Medalha da Divisão Azul, medalha essa oferecida às viúvas e órfãos dos divisionários.

Vamos então às fotos....


                                          AS PRENDAS NATALÍCIAS




Curiosa esta Bandeira  da Mocidade Portuguesa- "Geração de Aviz"...com o carimbo de "Angra"...creio que será de Angra do Heroísmo, nos Açores.As quinas diferem da bandeira "standard" da Mocidade Portuguesa.Pela qualidade do fabrico e do tecido da bandeira, diria que é dos anos 40.



     Lâmpada do Exército Alemão,(WH) fabricante "HASSIA"



               Saco do Pão da Juventude Hitleriana-"Brotbeutel"


                                Distintivos e Medalhas

Medalha de recordação para os familiares dos caídos da Divisão Azul (criada em 1965)

Distintivo do "STAHLHELM"-Organização Nacionalista Ex Combatentes Alemães 1ªGM

Distintivo  NSFK-National Socialist Flieger Korps

       Medalha do RAD-Reichs Arbeit Dienst-Modelo conferido às Mulheres.



                  Livro em Alemão, sobre a Mocidade Portuguesa 
                                           (rarissimo)


    "Hitler Disse-me", outro livro sob o ponto de vista histórico bastante interessante.


Pequena brochura da Legião Portuguesa-Anos 50-Corpo Defesa do Território


Livro de um Prisioneiro Nacionalista (Guerra Civil de Espanha)



Livro sobre a Guerra Civil de Espanha do jornalista Português Mauricio de Oliveira


Brochura de Propaganda Alemã-Período IIGM


                     Livro sobre os Castelos do Norte de Portugal
                 1940 (Comemoração dos Centenários)