domingo, 15 de março de 2015

HAUPTWACHTMEISTER SCHUTZPOLIZEI


TUNICA POLIZEI
(COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)


Durante o regime Nacional Socialista, existiam várias Policias, e eram englobadas na OrdnungPolizei (ORPO), e dependiam das SS.
O uniforme aqui apresentado pertence à SCHUTZPOLIZEI. tendo como posto, "Hauptwachtmeister", ou seja "sargento".
 A côr da arma é verde.Era conhecida pela "GRUN POLIZEI".
Trata-se de um uniforme de combate, marcado interiormente com o ano de 1944.
Esta Policia, tinha como missão em tempo de paz zelar pela segurança das populações.
Com o início da 2ªGM, esta Policia, seguiu no encalço dos exércitos Alemães, tendo desta vez uma missão bastante mais complicada, pois tinham como missão, garantir a segurança da rectaguarda, das tropas alemãs.Como é evidente, e a partir de 1941, com a Invasão da URSS, as coisas agudizaram-se e a POLIZEI, foi utilizada em inúmeras operações de anti guerrilha, numa guerra sem quartel.
Naturalmente  a SchutzPolizei, destacou-se onde as acções dos Partizans eram mais frequentes e incisivas, nomeadamente na URSS, Jugoslávia, e Itália do Norte.
Muitas das operações anti guerrilha, eram feitas em conjunto com as Waffen SS.
Estas tropas também foram utilizadas nas deportações, nomeadamente no que concerne à população Judaica.

                                                        FIVELA DE CINTO DA POLIZEI


ÁGUIA DE BRAÇO DA SCHUTZPOLIZEI (GRUN POLIZEI)






ENFORCAMENTO DE PARTISANS 




MEDALHAS 8 E 12 ANOS DE SERVIÇO NA POLIZEI
(COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)







                                                        DISTINTIVO POLIZEI
                                                 (COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)


                                               BIVAQUE POLIZEI/ POLIZEI WAFFEN SS
                                                (COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)


DISTINTIVO ANTI PARTIZAN 
(COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)


POSTAL POLIZEI
(COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)

Os batalhões da Policia consistiam em aproximadamente 500 homens armados com armas ligeiras.
No Leste, cada companhia foi reforçada com metralhadores pesadas (MG 34/MG42).
Os batalhões eram numerados de 1 até 325, contudo a partir de 1943, foram restruturados, e passaram de 1 até 37.Esta alteração, resulta do facto de os alemães, quererem distinguir a sua "POLIZEI" , dos batalhões auxiliares recrutados nos Países ocupados.
Os batalhões da Policia eram organizados e  administrados pelo chefe da Policia Kurt Daluege, mas em termos de operações no terreno estavam sob alçada da SS da Região, que se reportavam directamente a Heinrich Himmler.
Esta Policia "operacional" não deve ser confundida com a Waffen SS Polizei, se bem que em muitas ocasiões estavam incumbidas de apoiar as operações das Waffen SS, especialmente no que toca às operações anti-guerrilha.


FOTOS POLIZEI BATTAILLON-102-OSTFRONT LENINGRAD 1941/1942

























FONTES: VIRIATOS MILITARIA
                WWW.  MILITARIA-ARCHIVE.COM

sábado, 28 de fevereiro de 2015

SOLDADOS DE HIERRO-"LOS VOLUNTARIOS DE LA DIVISION AZUL"








Acabo de receber este livro, enviado directamente pelo Francisco Torres, com direito a dedicatória, livro esse que recomendo vivamente.
São quase 800 páginas sobre a História desta Divisão, que combateu na URSS, entre 1941 e 1943.
Inúmeras fotos, nunca antes vistas.
Uma obra, que é já considerada uma referência sobre esta matéria.
Um "must".

Caso queiram encomendar o livro, poderei facilitar o endereço de mail, do Francisco Torres.




domingo, 15 de fevereiro de 2015

OSTFRONT 1941/1942-DIPLOMA AJUDA DE INVERNO-OSTMEDAILLE



DIPLOMA DE ENTREGA DE MATERIAL DE INVERNO

Quando os alemães, invadiram a URSS, em Junho de 1941, não estavam nos planos deles, passarem o Inverno Russo, em combate...Assim  não aconteceu, e em Outubro de 1941, no seguimento da Operação Typhoon, ou seja quando os exércitos Alemães, resolveram marchar em direcção a Moscovo, defrontaram-se com o terrível Inverno Russo, para o qual as tropas da Wehrmacht, não estavam minimamente preparadas. 

Para compensar a falta de agasalhos o governo alemão de então, pediu à população que contribuísse com o que tivesse para ajudar os soldados que estavam na frente Leste, que sofriam temperaturas de cerca de 30 graus negativos.

Mobilizou-se assim a população alemã, em que se entregava tudo o que pudesse minorar o sofrimento daqueles pobres soldados, que não estavam preparados para enfrentar aquele Inverno tão rigoroso.
Quanto aos soviéticos, esses, estavam habituados, e por isso bem equipados para enfrentar aquele Inverno tão rigoroso.
Capotes, camisolas, cobertores, gorros, skis, luvas de tudo um pouco foi despachado para a frente, por via férrea.

Por cada alemão que oferecesse agasalhos para a frente era-lhe conferido um pequeno diploma como forma de agradecimento pelo contributo, dado à  Pátria"Fatherland".


         Minuto 2' 52'' observa-se a entrega do diploma


                              (COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)

A todos os soldados que passaram o Inverno de 1941/1941, na Frente Leste, no período compreendido entre Novembro de 1941 e 15 de Abril de 1942, o governo alemão atribui-lhes uma medalha comemorativa chamada "DIE MEDAILLE WINTERSCHLACHT IM OSTEN 1941/1942 (OSTMEDAILLE)"
A medalha foi criada e desenhada pelo SS Unterscharfuhrer, Ernst Kraus, e pode ser considerada como uma das mais belas medalhas, atribuídas durante a 2ªGM.
A atribuição desta medalha cessou em 15 de  Setembro de 1944.
Em termos coleccionísticos trata-se de uma medalha relativamente comum, com um valor estimado entre os 35-65 Eur, dependendo se vem com invólucro de papel ou não.Foram distribuídas cerca de 3 milhões destas medalhas.
Era conhecida pelos soldados como a "Medalha da Carne Congelada"











O Critério de atribuição desta medalha era o seguinte:

a)Minimo de 15 dias em combate
b) Para aviadores, teriam que ter um minimo de 30 dias sobre território inimigo
c) Ter sido ferido, ou ter algum membro congelado.
d) Minimo de 60 dias em zona de combate

Civis e estrangeiros, bem como os mortos em combate na frente Leste, também tinham direito a receber esta medalha.



                                    ROUPA DE INVERNO DA WEHRMACHT 1941/1942
                                               (COLECÇÃO VIRIATOS MILITARIA)





                                        AQUECEDOR INDIVIDUAL "JUWELL 33"