sábado, 1 de fevereiro de 2014

MOCIDADE PORTUGUESA: II MARCHA DE CAMARADAGEM








Mais uma boa compra, já que tive a sorte de encontrar este livro sobre a História da II Marcha da Mocidade Portuguesa. Um livro que vale a pena, para quem procura estudar esta época.
Lista dos Participantes, dos dirigentes, objectivos da Marcha, organização, itinerários,em suma, imensa informação sobre esta marcha.

Junto, ainda um lote de condecorações da Mocidade pertencente a um dos Participantes desta Marcha, neste caso Dirigente e sub-inspector dos Serviços Administrativos da mesma, bem como o respectivo relatório assinado pelo Delegado Provincial da Estremadura, Major Raul Pereira de Castro, e Director da Marcha.Este lote pertence ao colaborador deste blogue, e meu amigo Zé Marques.





A primeira Marcha, foi realizada em 1949, com a ocupação simbólica dos Castelos e lugares históricos de Portugal,tais como a Torre de Belém, Castelo de S.Jorge, Sesimbra, Palmela, Óbidos e Leiria.



                                                            (Colecção Zé Marques)
 
                                                             
                                                      





MEDALHA DE PARTICIPANTE NA II MARCHA
                                     MEDALHA DE PARTICIPANTE NA II MARCHA (REVERSO)

                                             LOTE DO DIRIGENTE DA MOCIDADE



domingo, 26 de janeiro de 2014

DIVISÃO AZUL-MEDALHA DE LA "VIRGEN DEL PILAR"

 
 
MEDALLA VIRGEN DEL PILAR PARTE FRONTAL
(colecção Viriatos Militaria)
MEDALHA VIRGEN DEL PILAR (REVERSO)
 
Durante o período em que a Divisão Azul Espanhola de Voluntários, (onde se incluíam alguns Portugueses), esteve na Rússia, a Secção Feminina da Falange, durante a época Natalícia, enviava pequenos cabazes de artigos variados, para os soldados Espanhóis,que estavam na frente Leste. 
Estes pequenos cabazes de Natal, eram conhecidos por "Aguinaldos".Durante toda a guerra, foram distribuídos três Aguinaldos, durante o Inverno de 1941-1942, Inverno 1942-1943, e finalmente durante o Inverno de 1943-1944.Durante este último Inverno, não à Divisão Azul, mas sim à Legião
Espanhola de Voluntários, (LEV)  nova designação da divisão Espanhola, após a retirada oficial da Divisão Azul.
 
                SECÇÃO FEMININA DA FALANGE PREPARANDO OS "AGUINALDOS"




                                                    NOTICIÁRIO ESPANHOL NO-DO

 
Esta medalha não se trata de uma condecoração propriamente dita, mas antes a Medalha Oficial do XIX Centenário da Virgem do Pilar. A Medalha foi enviada aos voluntários da Divisão Azul, como uma forma de "protecção" das vidas dos soldados da Divisão que combatiam na Rússia, na sua cruzada contra o comunismo.
Foram fabricadas cerca de 18,000 unidades.A medalha apresenta-se de côr prateada, redonda, de 32mm de diâmetro.Na parte frontal, leva a Nossa Senhora do Pilar coroada, com túnica e manto.
No reverso da medalha, temos a imagem da Basílica do mesmo nome, com a legenda ao seu redor "XIX CENTENÁRIO DE LA VIRGEN DEL PILAR" ano de 1940, Zaragoza.
Fabricada em 1940 pela casa de Pedro Faci de Zaragoza, foi enviada para a frente Russa, pela secção Feminina da Falange, durante o "Aguinaldo" de 1941-1942.
Considerada hoje como uma Medalha Rara.O seu valor ronda os 50 Eur.

 



                        MEDALHA DA SECÇÃO FEMININA ESPANHOLA DA FALANGE
                         COMEMORATIVA DA VITÓRIA NACIONALISTA -MAIO 1939
                                                      (colecção Viriatos Militaria)
 
 
 
Bibliografia: "CONDECORACIONES Y DISTINTIVOS DE LA DIVISION AZUL", de António Prieto Barrio e Manuel Perez Rubio.

domingo, 19 de janeiro de 2014

FRANCISCO FRANCO- A PRIMEIRA BIOGRAFIA DO "CAUDILLO"

Postal Original com facsimile assinatura do"GENERAL FRANCO"

Tive a oportunidade de adquirir na Alemanha a primeira biografia do General Franco,esta datada de 1939, logo publicada, depois da vitória da Guerra Civil de Espanha.Já tinha sido publicada em Espanha, nomeadamente no ano de 1937, a biografia de Franco, do mesmo autor, contudo em língua Castelhana.

                                                       

O seu biógrafo era Joaquin Arráras.Neste caso a obra foi traduzida para a língua Alemã.
Livro extremamente raro.(traduzido em alemão gótico)

Ver aqui link sobre este escritor: http://es.wikipedia.org/wiki/Joaqu%C3%ADn_Arrar%C3%A1s

A particularidade desta obra é que está traduzida em alemão, e em gótico.








 






 


                    Postal Legion Condor-Banda de Braço Ex Combatente Nacionalista
                                Distintivo Falange e Distintivo Efigie de Franco.
 
Verso Postal Legion Condor-Marca Banda de Braço M5055 (Ex Combatente região Madrid)
 

          Banda de Braço Ex Combatentes Nacionalistas da Guerra Civil e Divisão Azul
           Marca "M 5055" (Ex combatente Nacionalista da Região de Madrid)



domingo, 12 de janeiro de 2014

GUERRA CIVIL DE ESPANHA-"CARTAZ PROPAGANDA NACIONALISTA"



Olá a todos,

Este é o meu primeiro post deste ano, e por isso desejo a todos os seguidores e leitores, um excelente Ano de 2014.

Tive a oportunidade, por mero acaso, de adquirir este cartaz de Propaganda Nacionalista ORIGINAL de época, em Moldura Original, e devido à raridade  não hesitei em comprá-lo por um preço que considero "justo". Chegou-me ontem de Barcelona.

Este cartaz, apresenta os lideres Nacionalistas-Hitler, Mussolini, e Salazar que apoiaram Franco na Guerra Civil de Espanha.
Peça bastante decorativa.
As fotos detalhadas em baixo.



 



 
 
 
 



domingo, 22 de dezembro de 2013

BOAS FESTAS!




Como não poderia deixar de ser, deixo sempre todos os anos, uma mensagem de Boas Festas,
Este ano de 2013, publiquei 33 posts, o que ficou àquem do objectivo a que me propuz alcançar, que seriam cerca de 50-60 posts.
Deve-se apenas à falta de tempo, quer por razões familiares quer por razões de trabalho.
Para o ano de 2014, recoloco o objectivo dos 60 posts.Espero podê-lo atingir.
Relativamente ao Blogue na sua globalidade, e desde o inicio, vai com cerca de 55,000 visitas, o que é bastante positivo, e motivador.
Espero colocar algumas novidades, entre as quais as fotografias do álbum do Navio Alemão "Oceana", quando da sua viagem a Lisboa, no ano de 1938.

O ano de 2014, em termos de História Militar, será um ano rico, pois como certamente sabem comemoram-se os 100 anos do inicio da 1ªGM, onde Portugal também teve a sua participação, algo modesta, mas sangrenta.

Desejo pois a todos os leitores, e em especial aos meus seguidores, um Feliz Natal, e um excelente Ano de 2014!!

domingo, 15 de dezembro de 2013

NATAL 2013-SUGESTÕES DE LEITURA

Olá a todos,

Como sempre, nesta altura, época Natalícia, faço sempre algumas sugestões, no que toca ao campo da leitura.

Coloco aqui alguns livros, de temas que acho interessantes.
A vocês, eventuais leitores, cabe-vos a escolha.