domingo, 3 de fevereiro de 2013

"COMO VI O FIM DA GUERRA NA ALEMANHA"




Mais um livro, para a minha biblioteca,este de 1946, e escrito pelo Visconde do "Porto da Cruz".
Livro que nos relata de forma brilhante, o final da guerra, na Alemanha Nacional Socialista.
Fiquei curioso...e fiz uma pesquisa sobre este Visconde...

Quem era então este Visconde?

Visconde do Porto da Cruz, de seu nome Alfredo António de Castro Teles de Meneses de Vasconcelos de Bettencourt de Freitas Branco, nasceu a 1 de Janeiro de 1890, na Rua da Carreira nº 13, Funchal. Filho de Luís Vicente de Freitas Branco e de D. Ana Augusta de Castro Leal Freitas Branco.
Frequentou a Escola do Hospício e o colégio de D. Laura Estela.
Em 1901 parte para Lisboa onde estuda no Colégio de Campolide. Por motivo de doença, regressou ao Funchal onde veio a terminar o Curso do Liceu.
Mais tarde fez o antigo Curso Superior das Alfândegas, posteriormente designado Curso de Ciências Económicas e Financeiras.
Impulsionado pelo seu tio, João de Freitas-Branco, completou a sua formação literária.
Mais tarde matriculou-se na Universidade, mas envolveu-se com a conspiração monárquica, chefiada por Henrique de Paiva Couceiro e teve de emigrar para Espanha.
Durante 3 anos viveu exilado em Paris período após o qual resolveu viajar por toda a Europa.
Regressou a Portugal onde continuou os estudos universitários na Universidade de Lisboa, no Curso de Direito. Não chegou a finalizar o curso, uma vez que foi obrigado a cursar a formação de oficiais milicianos, concorreu à Escola de Guerra.
Foi um dos colaboradores de Sidónio Pais, tendo sido o primeiro a prender o assassino do referido político.
Durante a 2ª Guerra Mundial, esteve em Berlim ao serviço da Alemanha onde proferiu várias palestras ao microfone da Emissora de Berlim sob o título:”Pontos nos ii”.
Foi director da “Revista Portuguesa” e colaborou no “Diário da Manhã”, “Diário de Notícias, “Brotéria”, “Arqueologia e história”, “Das Artes e da História da Madeira”, entre outros.
Era sócio da Associação dos Arqueólogos Portugueses, do Instituto de Coimbra e da Academia Brasileira de Ciências Sociais e Políticas de São Paulo.
Publicou muitos folhetos e volumes de temática política, assim como novelas, etnografia, folclore, como poderá ser verificado na sua bibliografia.
Faleceu no Funchal a 28 de Fevereiro de 1962.



          VISCONDE DA CRUZ COM A CAMISA DOS "NACIONAIS SINDICALISTAS"

Que a documentação do Visconde do Porto da Cruz dá-nos, quando analisada no seu conjunto, provas inequívocas dos vários credos políticos que aquele professou ao longo da sua vida, é verdade! É certo também, que a figura de Alfredo de Freitas Branco ficou associada à história como um “homem revolucionário” e monárquico de formação, que veio, mais tarde, a abraçar o Sidonismo e o Nacional-Sindicalismo, bem como se metamorfoseou num convertido germanófilo e fervoroso seguidor de Sidónio Pais, Mussolini e Salazar. É lembrado ainda, como alguém que privou com figuras de nomeada, como Paiva Couceiro, mas também polémicas como Goebbels, aos quais o Visconde não se inibe de tecer generosos elogios a partir dos seus escritos biográficos.




                    ARMAS DO VISCONDE PORTO DA CRUZ


Aquando da revolta da Madeira contra a Ditadura, em 1931, o Visconde ajudou as tropas governamentais, colaborando com as suas acções,no combate contra os revoltosos.
O Visconde pertenceu ao comando Distrital do Funchal da Legião Portuguesa,da qual o Visconde do Porto da Cruz, era comandante de Lança.Pertenceu ainda a diversas associações Nacionalistas, e à União Nacional.



                Tropas Governamentais, vindas do Machico, em marcha,
               contra os revoltosos






sábado, 2 de fevereiro de 2013

70º ANIVERSÁRIO DA CAPITULAÇÃO DE VON PAULUS


                                                                   VON PAULUS


Hoje faz precisamente 70 anos que o 6ª Exército Alemão, se rendeu em Estalinegrado.
Fica aqui apenas a lembrança.
Honra a todos os que lá ficaram para sempre, sejam eles soviéticos, ou alemães.
Importa também não esquecer os Italianos, os Hungaros, os Romenos e os Croatas, que também por lá ficaram.

Ficam aqui algumas fotos de alguns relics, peças todas provenientes da "Bolsa de Estalinegrado", e que hoje "descansam", em terras bem mais quentes...em terra Portuguesa...





 
 

 
 
PRISIONEIRO ALEMÃO
 

sábado, 26 de janeiro de 2013

"A EPOPEIA DE ESPANHA"


Tive oportunidade de adquirir este livro "A EPOPEIA DE ESPANHA", uma publicação de 1942, em que nos fala da Guerra Civil de Espanha, segundo a óptica Nacionalista, onde são evidenciadas, as relações entre as duas Nações Ibéricas, Portugal e Espanha.
O livro realça a importância de Portugal, na vitória Nacionalista.
Presentes inúmeras fotos, incluindo uma breve biografia dos Generais Espanhóis Nacionalistas,fotos da guerra civil,bem como uma breve história sobre a Nação Espanhola.O livro oferece-nos de uma forma sintética e clara, alguma informação de relevo, para quem gosta de estudar este período da História, período esse bastante negro na História de Espanha.
Livro muito raro, e praticamente impossível de encontrar.Publico apenas algumas passagens do livro.








BIVAQUE FALANGISTA DISTINTIVO PORTUGUÊS DE APOIO NACIONALISTA

DISTINTIVOS FALANGISTAS



domingo, 20 de janeiro de 2013

KASSEL, ALEMANHA,FEIRA ARMAS DE COLECÇÃO

Boa Tarde,

Fica aqui a nota, para aqueles que gostam de armas de colecção, a Feira em Kassel , Alemanha, a realizar no próximo dia 19-21 Abril 2013.
O melhor e o maior evento da Europa, sobre este tema de Militaria.
Uniformes, distintivos, condecorações, também estarão presentes.




domingo, 6 de janeiro de 2013

DISTINTIVO "ACÇÃO ESCOLAR VANGUARDA"

Boa Tarde,


Como primeiro "post" do ano 2013, vou colocar um raríssimo distintivo da "ACÇÃO ESCOLAR VANGUARDA",(A.E.V) que, e para aqueles que ainda não sabem, foi a organização percussora da "MOCIDADE PORTUGUESA". A  A.E.V  nasceu em 1934, mas teve curta duração.
Este distintivo deve ter sido fabricado em 1934/1935.
Foi adquirido num leilão, pelo nosso colaborador José Marques.








Caso queiram saber mais alguma coisa sobre a Acção Escolar Vanguarda podem ver o link em baixo:

http://viriatosmilitaria.blogspot.pt/2011/12/accao-escolar-vanguarda-aev.html





sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL E FELIZ ANO NOVO!




                                                    POSTAL DE NATAL WHERMACHT



POSTAL DE "FIM DE ANO" WHERMACHT

Desejo a todos os nossos leitores, e particularmente aos seguidores do blogue,um Feliz Natal, e um excelente ano de 2013.
Para 2013, espero colocar muitas mais novidades, relativas à Militaria, com destaque especial ao material Alemão da 2ªGM...e sempre que possa algo sobre a Guerra Civil de Espanha, tema que particularmente aprecio, especialmente no campo que toca aos Portugueses "Viriatos".
Boas Festas!

sábado, 15 de dezembro de 2012

"DIVISIONÁRIOS"-TESTEMUNHO DOS COMBATENTES DA DIVISÃO AZUL


Boa Noite,

Forçosamente não posso deixar de assinalar este livro, sobre o testemunho dos Divisionários Espanhóis, na sua luta contra o Comunismo.
Mais de 30 testemunhos individuais, sobre a sua experiência de Guerra na Frente Leste.Inúmeras fotos, muito interessantes, já que são inéditas, e retiradas dos albúns privados.
Algumas fotos da Guerra Civil de Espanha,também estão presentes.
Bons detalhes uniformológicos, e onde são expostas várias condecorações.
As fotos são todas a preto e branco.
Mais uma referência bibliográfica, para quem gosta deste tema.
À venda no Corte Inglês Lisboa-Preço: 39 Eur

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

REVISTA VISÃO HISTÓRIA-"PORTUGAL E A GUERRA CIVIL DE ESPANHA"


Boa Noite,

Não posso deixar de assinalar a publicação desta revista, hoje nas bancas, sobre a "participação" Portuguesa, durante a Guerra Civil de Espanha.Nos dois lados estiveram Portugueses, quer no lado Nacionalista, quer no lado Republicano.
Artigos muito interessantes, especialmente aquele relativo aos Viriatos,escrito por parte de Ricardo Silva.
Para quem se interessa por este período da História recente, é uma revista a comprar.
Preço: 4,90 Eur