Boa Tarde,
Este era o avião mais utilizado pelos aviadores Nacionalistas Portugueses, durante a Guerra Civil Espanhola-o HEINKEL 51, de fabrico alemão.
Heinkel He 51
Tipo/Função: Caça, Reconhecimento, Ataque ao Solo
Variantes: A, B, C, W
Dados Técnicos:
Propulsão: Um BMW VI 7.3Z V12 refrigerado a água, desenvolvendo 750 HP
Envergadura: 11,00 m
Comprimento: 8,40 m
Altura: 3,20 m
Peso: Vazio: 4870 kg
Máximo: 6016 kg
Vel. Máxima : 330 km/h
Tecto : 7500m
Alcance: 570 km
Tx. Ascensão: 600 m/min
Lugares: 1
Armamentos: Duas metralhadoras Rheinmetall MG 17 de 7,92mm , sincronizadas, acima da fuselagem
Mesmos que A-1, mais cremalheiras sob as asas para até seis bombas de 10 kg
Mesmos que A-1, mais cremalheiras sob as asas para até quatro bombas de 50
Blog dedicado a toda a iconografia e memorabília dos diversos Nacionalismos Europeus. (1926-1945)Dirige-se essencialmente a coleccionadores e curiosos desta temática bastante rica em uniformes, distintivos, e condecorações. Abrange também o período da 1ª Guerra Mundial (1914-1918) AVISO: Este não é um blogue de carácter politico.Pretende apenas mostrar alguns aspectos da recente História passada, sem complexos e tabus.Trata-se apenas de um espaço de carácter histórico.
sábado, 17 de setembro de 2011
sábado, 10 de setembro de 2011
CAPACETE DE VOLUNTÁRIO PORTUGUÊS NA GUERRA CIVIL ESPANHOLA (2)
Boa Tarde,
Publico esta foto gentilmente cedida pelo Sr.Roger Sousa, deste capacete da Legião Portuguesa, e supostamente utilizado pelos Viriatos na Guerra Civil de Espanha.
Pessoalmente tenho algumas dúvidas que estes capacetes tenham sido utilizados na Guerra Civil Espanhola, pois ainda não vi fotografias em que provem a utilização dos mesmos durante o conflito Espanhol.
Publico esta foto gentilmente cedida pelo Sr.Roger Sousa, deste capacete da Legião Portuguesa, e supostamente utilizado pelos Viriatos na Guerra Civil de Espanha.
Pessoalmente tenho algumas dúvidas que estes capacetes tenham sido utilizados na Guerra Civil Espanhola, pois ainda não vi fotografias em que provem a utilização dos mesmos durante o conflito Espanhol.
CARDOSO DIAS (1917-1960)-VIRIATO DO AR (9)
Este Viriato, era cabo mecânico na aeronáutica militar Portuguesa.
Em Espanha,como voluntário,obteve o brevet de piloto de aeroplano de Guerra em Gerez de La Frontera, depois de ter frequentado com exito a escola elementar de aviação de Tablada (Sevilha)
Prestou uma dezena de serviços de guerra nos Grupos de Bombardeamento 5-G17 e 5-G28 chefiados respectivamente pelos comandantes Baquera e Marino.Em todos esses serviços encontrou oposição inimiga.
Desapareceu em 26 de Janeiro de 1960, no mar da Austrália quando pilotava um avião de passageiros dos Transportes Aéreos de Timor, na rota Darwin-Dili.Era então director dessa organização aeronáutica Ultramarina.
Em Espanha,como voluntário,obteve o brevet de piloto de aeroplano de Guerra em Gerez de La Frontera, depois de ter frequentado com exito a escola elementar de aviação de Tablada (Sevilha)
Prestou uma dezena de serviços de guerra nos Grupos de Bombardeamento 5-G17 e 5-G28 chefiados respectivamente pelos comandantes Baquera e Marino.Em todos esses serviços encontrou oposição inimiga.
![]() |
| Distintivo Nacionalista de Piloto de Guerra |
domingo, 7 de agosto de 2011
LATA DE SARDINHAS PORTUGUESA ENCONTRADA NA RUSSIA
Boa Tarde,
Recebi uma foto de um contacto na Russia, à qual não podia deixar passar despercebida, aos leitores do Blogue, ou seja, uma lata de Sardinhas Portuguesa...encontradas na Russia algures na região onde passaram os Exercitos Alemães do Centro.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Estado Novo conseguiu manter Portugal neutro deste conflito militar sangrento. Devido ao desequilíbrio dos sistemas de produção da maioria dos países europeus, Portugal ficou privado de importações e isto causou o aumento da produção nacional, incentivado pelo regime. Durante boa parte do conflito, a balança comercial portuguesa manteve saldo positivo, com as exportações a ultrapassarem as importações, facto que não se verificava desde há dezenas de anos, e que até à actualidade ainda não voltou a verificar-se. Portugal exportava predominantemente produtos têxteis, metais e volfrâmio para os países europeus em guerra (fossem eles apoiantes do Eixo ou dos Aliados), acumulando assim muitas divisas e desenvolvendo de certa forma a economia portuguesa. Esta situação económica conseguiu também atenuar os problemas provocados pela Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e pela própria Segunda Guerra Mundial, que trouxeram consigo o racionamento dos alimentos e um disparo temporário da inflação.
A industria Portuguesa Conserveira também exportou, e apesar de não ter tido o fulgor que teve durante a 1ªGM, ainda assim chegou a "alimentar" alguns exércitos....
Curiosa a lata de sardinhas encontrada em lingua Francesa...o que me leva a pensar que foi "material" apreendido pelo exército Alemão, como espólio de guerra, quando da ocupação da França, em Junho de 1940.Muitas das tropas Alemãs sediadas em França, mais tarde, em 1941,foram transferidas para a frente Leste, onde em 22 de Junho de 1941, se deram início as hostilidades contra a União Soviética, e a chamada "Cruzada Europeia contra o Bolchevismo".
Recebi uma foto de um contacto na Russia, à qual não podia deixar passar despercebida, aos leitores do Blogue, ou seja, uma lata de Sardinhas Portuguesa...encontradas na Russia algures na região onde passaram os Exercitos Alemães do Centro.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Estado Novo conseguiu manter Portugal neutro deste conflito militar sangrento. Devido ao desequilíbrio dos sistemas de produção da maioria dos países europeus, Portugal ficou privado de importações e isto causou o aumento da produção nacional, incentivado pelo regime. Durante boa parte do conflito, a balança comercial portuguesa manteve saldo positivo, com as exportações a ultrapassarem as importações, facto que não se verificava desde há dezenas de anos, e que até à actualidade ainda não voltou a verificar-se. Portugal exportava predominantemente produtos têxteis, metais e volfrâmio para os países europeus em guerra (fossem eles apoiantes do Eixo ou dos Aliados), acumulando assim muitas divisas e desenvolvendo de certa forma a economia portuguesa. Esta situação económica conseguiu também atenuar os problemas provocados pela Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e pela própria Segunda Guerra Mundial, que trouxeram consigo o racionamento dos alimentos e um disparo temporário da inflação.
A industria Portuguesa Conserveira também exportou, e apesar de não ter tido o fulgor que teve durante a 1ªGM, ainda assim chegou a "alimentar" alguns exércitos....
Curiosa a lata de sardinhas encontrada em lingua Francesa...o que me leva a pensar que foi "material" apreendido pelo exército Alemão, como espólio de guerra, quando da ocupação da França, em Junho de 1940.Muitas das tropas Alemãs sediadas em França, mais tarde, em 1941,foram transferidas para a frente Leste, onde em 22 de Junho de 1941, se deram início as hostilidades contra a União Soviética, e a chamada "Cruzada Europeia contra o Bolchevismo".
sábado, 9 de julho de 2011
PORTO CORREIA (1916-1938) -VIRIATO DO AR (8)
Boa Tarde,
No seguimento do meu último post sobre os Viriatos do Ar,no passado mês de Junho, recomeço desta vez com o nosso Aviador Porto Correia (1916-1938).
Porto Correia, obteve o brevet de piloto no primeiro curso para praças organizado em Portugal.Alistou-se como voluntário Nacionalista e por não ter conseguido vaga na escola de transformação para a obtenção do diploma de piloto de aeroplano de guerra, ingressou num Grupo de Cadena dos Pavos onde como Alferes desempenhou como metralhador e bombardeio cinco serviços de assalto a meios blindados.
No último desses serviços o seu avião foi muito atingido pelo que baixou a Logroño, para reparação.Nessa cidade ao executar um vôo de experiência com um oficial Espanhol o avião largou a asas e despenhou-se no solo.O corpo do nosso infeliz compatriota veio para Portugal e jaz no cemitério de Benfica..Depois da trágica morte, as autoridades Portuguesas conservara-lhe a patente na Força Aérea.
No seguimento do meu último post sobre os Viriatos do Ar,no passado mês de Junho, recomeço desta vez com o nosso Aviador Porto Correia (1916-1938).
Porto Correia, obteve o brevet de piloto no primeiro curso para praças organizado em Portugal.Alistou-se como voluntário Nacionalista e por não ter conseguido vaga na escola de transformação para a obtenção do diploma de piloto de aeroplano de guerra, ingressou num Grupo de Cadena dos Pavos onde como Alferes desempenhou como metralhador e bombardeio cinco serviços de assalto a meios blindados.
No último desses serviços o seu avião foi muito atingido pelo que baixou a Logroño, para reparação.Nessa cidade ao executar um vôo de experiência com um oficial Espanhol o avião largou a asas e despenhou-se no solo.O corpo do nosso infeliz compatriota veio para Portugal e jaz no cemitério de Benfica..Depois da trágica morte, as autoridades Portuguesas conservara-lhe a patente na Força Aérea.
quinta-feira, 7 de julho de 2011
terça-feira, 28 de junho de 2011
DIVISÃO AZUL-PORTUGUESES NA FRENTE DE LENINGRADO
Bom Dia,
Publico hoje um interessante video, sobre a Divisão Azul, que combateu na Frente de Leningrado.
Alguns destes soldados que vemos podiam ser Portugueses...
domingo, 26 de junho de 2011
PORTUGUESES NA WHERMACHT:OS VOLUNTÁRIOS NA DIVISÃO AZUL
Boa Noite,
Junto parte do programa em anexo de várias conferências muito interessantes, a realizar durante 4 dias, no ICS. Existem temas para todos os gostos, onde naturalmente destaco a Conferência a realizar pelo Sr Ricardo Silva,sobre os Portugueses que estiveram na Frente Russa, durante a 2GM, na Divisão Azul de Voluntários.Sábado,2 de Julho, no ICS,1ºAndar, 8h45-10h15m-(secção 42 do Programa)
Para quem gosta destes temas, é certamente um "must"...
Junto parte do programa em anexo de várias conferências muito interessantes, a realizar durante 4 dias, no ICS. Existem temas para todos os gostos, onde naturalmente destaco a Conferência a realizar pelo Sr Ricardo Silva,sobre os Portugueses que estiveram na Frente Russa, durante a 2GM, na Divisão Azul de Voluntários.Sábado,2 de Julho, no ICS,1ºAndar, 8h45-10h15m-(secção 42 do Programa)
Para quem gosta destes temas, é certamente um "must"...
Subscrever:
Mensagens (Atom)





