Blog dedicado a toda a iconografia e memorabília dos diversos Nacionalismos Europeus. (1926-1945)Dirige-se essencialmente a coleccionadores e curiosos desta temática bastante rica em uniformes, distintivos, e condecorações. Abrange também o período da 1ª Guerra Mundial (1914-1918) AVISO: Este não é um blogue de carácter politico.Pretende apenas mostrar alguns aspectos da recente História passada, sem complexos e tabus.Trata-se apenas de um espaço de carácter histórico.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
ESTALINEGRADO -A DERROTA ALEMÃ (1)
No seguimento do meu último post, sobre o 67ºAniversário do final da Batalha de Estalinegrado, publico hoje 6 videos muito interessantes de excelente qualidade e legendados em Português, sobre o fim do 6ºExercito Alemão, e o consequente terrível destino dos Prisioneiros Alemães, nos Gulags Soviéticos....Boa Visão!
sábado, 4 de junho de 2011
MORAIS CALDAS-VIRIATO DO AR (7)
MORAIS CALDAS (ESQ) E D.MARTINEZ DE PIZON
Oriundo do primeiro curso de cabos-pilotos organizado em Portugal combateu na Guerra Civil de Espanha, com o posto de Alferes Legionário,depois de ter obtido em Jerez de La Frontera, o diploma de piloto de aeroplano de Guerra.
Foi colocado na caça de assalto (Cadena) na frente de Teruel com maior permanência no improvisado aeródromo de Caudé, fazendo parte do grupo 4-G12 chefiado pelo destimido comandante D.Martinez de Pizon.
O grupo acima referido estava equipado com aviões Alfa Romeo 79.Ocasionalmente, esteve também colocado no grupo de Cadena 8-G18 e nos Grupos de Bombardeamento 1-G22 e 6-G28.Na caça de assalto levou a cabo dez serviços sobre as trincheiras inimigas tendo sido atingido várias vezes.
Num dos seus primeiros serviços de Cadena, pediu-se muita eficiência para desalojar a infantaria comunista de uma trincheira muito sinuosa.Com grande risco de vida a primeira passada foi executada quase à flor da terra (um dos aviões deixou lá até ficar o trem de aterragem) para que as bombas se anichassem em plena trincheira,o que conseguiram.Com o pânico estabelecido o inimigo abandonou-a desordenadamente e então as metralhadoras de bordo,em vôo rasante,completaram a missão.Na fase final desta tarefa,a metralhadora do nosso compatriota encravou-se e institivamente passou a servir-se da pistola o que causou posteriormente no aeródromo animados comentários.
Depois da Guerra de Espanha, dedicou-se à actividade comercial.
Oriundo do primeiro curso de cabos-pilotos organizado em Portugal combateu na Guerra Civil de Espanha, com o posto de Alferes Legionário,depois de ter obtido em Jerez de La Frontera, o diploma de piloto de aeroplano de Guerra.
Foi colocado na caça de assalto (Cadena) na frente de Teruel com maior permanência no improvisado aeródromo de Caudé, fazendo parte do grupo 4-G12 chefiado pelo destimido comandante D.Martinez de Pizon.
O grupo acima referido estava equipado com aviões Alfa Romeo 79.Ocasionalmente, esteve também colocado no grupo de Cadena 8-G18 e nos Grupos de Bombardeamento 1-G22 e 6-G28.Na caça de assalto levou a cabo dez serviços sobre as trincheiras inimigas tendo sido atingido várias vezes.
Num dos seus primeiros serviços de Cadena, pediu-se muita eficiência para desalojar a infantaria comunista de uma trincheira muito sinuosa.Com grande risco de vida a primeira passada foi executada quase à flor da terra (um dos aviões deixou lá até ficar o trem de aterragem) para que as bombas se anichassem em plena trincheira,o que conseguiram.Com o pânico estabelecido o inimigo abandonou-a desordenadamente e então as metralhadoras de bordo,em vôo rasante,completaram a missão.Na fase final desta tarefa,a metralhadora do nosso compatriota encravou-se e institivamente passou a servir-se da pistola o que causou posteriormente no aeródromo animados comentários.
Depois da Guerra de Espanha, dedicou-se à actividade comercial.
domingo, 8 de maio de 2011
PINTO BASTOS (1916-1944)-VIRIATO DO AR (6)
Boa Tarde,
Com o posto de Alferes Legionário participou também na Guerra Civil de Espanha.Depois de ter cursado a transformação para aeroplanos de guerra ingressou no Grupo de Cadena 4-G2 então em operações na Extremadura, onde levou a cabo 4 assaltos em Cadena,ás trincheiras do inimigo.
Ferido em acidente ocorrido em Léon,foi colocado como instrutor, na Escola de Observadores de Málaga.
Morreu em Carnaxide, (Portugal) em 2 de Maio de 1944, aos comandos de um Hurricane.Tinha então o posto de 2º sargento.
Guimarães dos Santos, Henriques da Cunha,Teotónio Caldas e Pinto Bastos
Com o posto de Alferes Legionário participou também na Guerra Civil de Espanha.Depois de ter cursado a transformação para aeroplanos de guerra ingressou no Grupo de Cadena 4-G2 então em operações na Extremadura, onde levou a cabo 4 assaltos em Cadena,ás trincheiras do inimigo.
Ferido em acidente ocorrido em Léon,foi colocado como instrutor, na Escola de Observadores de Málaga.
Morreu em Carnaxide, (Portugal) em 2 de Maio de 1944, aos comandos de um Hurricane.Tinha então o posto de 2º sargento.
Guimarães dos Santos, Henriques da Cunha,Teotónio Caldas e Pinto Bastos
sábado, 16 de abril de 2011
CAPACETE DE VOLUNTÁRIO PORTUGUÊS NA GUERRA CIVIL ESPANHOLA
Boa Noite,
Termino hoje com este lindo capacete Português, modelo (Inglês) da 1ª GM, e que segundo se consta foram reutilizados na Guerra Civil Espanhola, pelos Viriatos Portugueses.Curiosa a Cruz da Legião Portuguesa pintada na parte frontal.Este capacete pertence a uma colecção privada (Roger Militaria), tendo-me sido a foto gentilmente cedida.Bem Hajam.
Termino hoje com este lindo capacete Português, modelo (Inglês) da 1ª GM, e que segundo se consta foram reutilizados na Guerra Civil Espanhola, pelos Viriatos Portugueses.Curiosa a Cruz da Legião Portuguesa pintada na parte frontal.Este capacete pertence a uma colecção privada (Roger Militaria), tendo-me sido a foto gentilmente cedida.Bem Hajam.
A INTERVENÇÃO DOS "VIRIATOS" NA GUERRA CIVIL DE ESPANHA (2)
Boa Noite,
Concluo hoje a 2ª parte do artigo, que saiu na revista Espanhola de História Militar,(ano de 2001) sobre a Intervenção Portuguesa na Guerra Civil de Espanha. A primeira parte já colocada aqui no blogue meses atrás, e encontra-se descrita no link abaixo.
http://viriatosmilitaria.blogspot.com/2010/12/boa-noite-conforme-prometi-ca-estou-eu.html
Concluo hoje a 2ª parte do artigo, que saiu na revista Espanhola de História Militar,(ano de 2001) sobre a Intervenção Portuguesa na Guerra Civil de Espanha. A primeira parte já colocada aqui no blogue meses atrás, e encontra-se descrita no link abaixo.
http://viriatosmilitaria.blogspot.com/2010/12/boa-noite-conforme-prometi-ca-estou-eu.html
Subscrever:
Mensagens (Atom)












