Blog dedicado a toda a iconografia e memorabília dos diversos Nacionalismos Europeus. (1926-1945)Dirige-se essencialmente a coleccionadores e curiosos desta temática bastante rica em uniformes, distintivos, e condecorações. Abrange também o período da 1ª Guerra Mundial (1914-1918) AVISO: Este não é um blogue de carácter politico.Pretende apenas mostrar alguns aspectos da recente História passada, sem complexos e tabus.Trata-se apenas de um espaço de carácter histórico.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
ESTALINEGRADO -A DERROTA ALEMÃ (1)
No seguimento do meu último post, sobre o 67ºAniversário do final da Batalha de Estalinegrado, publico hoje 6 videos muito interessantes de excelente qualidade e legendados em Português, sobre o fim do 6ºExercito Alemão, e o consequente terrível destino dos Prisioneiros Alemães, nos Gulags Soviéticos....Boa Visão!
sábado, 4 de junho de 2011
MORAIS CALDAS-VIRIATO DO AR (7)
MORAIS CALDAS (ESQ) E D.MARTINEZ DE PIZON
Oriundo do primeiro curso de cabos-pilotos organizado em Portugal combateu na Guerra Civil de Espanha, com o posto de Alferes Legionário,depois de ter obtido em Jerez de La Frontera, o diploma de piloto de aeroplano de Guerra.
Foi colocado na caça de assalto (Cadena) na frente de Teruel com maior permanência no improvisado aeródromo de Caudé, fazendo parte do grupo 4-G12 chefiado pelo destimido comandante D.Martinez de Pizon.
O grupo acima referido estava equipado com aviões Alfa Romeo 79.Ocasionalmente, esteve também colocado no grupo de Cadena 8-G18 e nos Grupos de Bombardeamento 1-G22 e 6-G28.Na caça de assalto levou a cabo dez serviços sobre as trincheiras inimigas tendo sido atingido várias vezes.
Num dos seus primeiros serviços de Cadena, pediu-se muita eficiência para desalojar a infantaria comunista de uma trincheira muito sinuosa.Com grande risco de vida a primeira passada foi executada quase à flor da terra (um dos aviões deixou lá até ficar o trem de aterragem) para que as bombas se anichassem em plena trincheira,o que conseguiram.Com o pânico estabelecido o inimigo abandonou-a desordenadamente e então as metralhadoras de bordo,em vôo rasante,completaram a missão.Na fase final desta tarefa,a metralhadora do nosso compatriota encravou-se e institivamente passou a servir-se da pistola o que causou posteriormente no aeródromo animados comentários.
Depois da Guerra de Espanha, dedicou-se à actividade comercial.
Oriundo do primeiro curso de cabos-pilotos organizado em Portugal combateu na Guerra Civil de Espanha, com o posto de Alferes Legionário,depois de ter obtido em Jerez de La Frontera, o diploma de piloto de aeroplano de Guerra.
Foi colocado na caça de assalto (Cadena) na frente de Teruel com maior permanência no improvisado aeródromo de Caudé, fazendo parte do grupo 4-G12 chefiado pelo destimido comandante D.Martinez de Pizon.
O grupo acima referido estava equipado com aviões Alfa Romeo 79.Ocasionalmente, esteve também colocado no grupo de Cadena 8-G18 e nos Grupos de Bombardeamento 1-G22 e 6-G28.Na caça de assalto levou a cabo dez serviços sobre as trincheiras inimigas tendo sido atingido várias vezes.
Num dos seus primeiros serviços de Cadena, pediu-se muita eficiência para desalojar a infantaria comunista de uma trincheira muito sinuosa.Com grande risco de vida a primeira passada foi executada quase à flor da terra (um dos aviões deixou lá até ficar o trem de aterragem) para que as bombas se anichassem em plena trincheira,o que conseguiram.Com o pânico estabelecido o inimigo abandonou-a desordenadamente e então as metralhadoras de bordo,em vôo rasante,completaram a missão.Na fase final desta tarefa,a metralhadora do nosso compatriota encravou-se e institivamente passou a servir-se da pistola o que causou posteriormente no aeródromo animados comentários.
Depois da Guerra de Espanha, dedicou-se à actividade comercial.
domingo, 8 de maio de 2011
PINTO BASTOS (1916-1944)-VIRIATO DO AR (6)
Boa Tarde,
Com o posto de Alferes Legionário participou também na Guerra Civil de Espanha.Depois de ter cursado a transformação para aeroplanos de guerra ingressou no Grupo de Cadena 4-G2 então em operações na Extremadura, onde levou a cabo 4 assaltos em Cadena,ás trincheiras do inimigo.
Ferido em acidente ocorrido em Léon,foi colocado como instrutor, na Escola de Observadores de Málaga.
Morreu em Carnaxide, (Portugal) em 2 de Maio de 1944, aos comandos de um Hurricane.Tinha então o posto de 2º sargento.
Guimarães dos Santos, Henriques da Cunha,Teotónio Caldas e Pinto Bastos
Com o posto de Alferes Legionário participou também na Guerra Civil de Espanha.Depois de ter cursado a transformação para aeroplanos de guerra ingressou no Grupo de Cadena 4-G2 então em operações na Extremadura, onde levou a cabo 4 assaltos em Cadena,ás trincheiras do inimigo.
Ferido em acidente ocorrido em Léon,foi colocado como instrutor, na Escola de Observadores de Málaga.
Morreu em Carnaxide, (Portugal) em 2 de Maio de 1944, aos comandos de um Hurricane.Tinha então o posto de 2º sargento.
Guimarães dos Santos, Henriques da Cunha,Teotónio Caldas e Pinto Bastos
sábado, 16 de abril de 2011
CAPACETE DE VOLUNTÁRIO PORTUGUÊS NA GUERRA CIVIL ESPANHOLA
Boa Noite,
Termino hoje com este lindo capacete Português, modelo (Inglês) da 1ª GM, e que segundo se consta foram reutilizados na Guerra Civil Espanhola, pelos Viriatos Portugueses.Curiosa a Cruz da Legião Portuguesa pintada na parte frontal.Este capacete pertence a uma colecção privada (Roger Militaria), tendo-me sido a foto gentilmente cedida.Bem Hajam.
Termino hoje com este lindo capacete Português, modelo (Inglês) da 1ª GM, e que segundo se consta foram reutilizados na Guerra Civil Espanhola, pelos Viriatos Portugueses.Curiosa a Cruz da Legião Portuguesa pintada na parte frontal.Este capacete pertence a uma colecção privada (Roger Militaria), tendo-me sido a foto gentilmente cedida.Bem Hajam.
A INTERVENÇÃO DOS "VIRIATOS" NA GUERRA CIVIL DE ESPANHA (2)
Boa Noite,
Concluo hoje a 2ª parte do artigo, que saiu na revista Espanhola de História Militar,(ano de 2001) sobre a Intervenção Portuguesa na Guerra Civil de Espanha. A primeira parte já colocada aqui no blogue meses atrás, e encontra-se descrita no link abaixo.
http://viriatosmilitaria.blogspot.com/2010/12/boa-noite-conforme-prometi-ca-estou-eu.html
Concluo hoje a 2ª parte do artigo, que saiu na revista Espanhola de História Militar,(ano de 2001) sobre a Intervenção Portuguesa na Guerra Civil de Espanha. A primeira parte já colocada aqui no blogue meses atrás, e encontra-se descrita no link abaixo.
http://viriatosmilitaria.blogspot.com/2010/12/boa-noite-conforme-prometi-ca-estou-eu.html
domingo, 10 de abril de 2011
RELICS DE ESTALINEGRADO
Boa Tarde,
Após um mês de "ausência", volto novamente, desta vez com alguns relics ou "dug outs" que me chegaram da Russia mais precisamente de Volgograd (ex Estalinegrado)
Nada de especial...apenas mais algum "sabor" do campo de batalha, onde cada vez mais vão escasseando este tipo de artefactos, já que se transformou num negócio lucrativo para muitos Russos....
Curiosas as placas de Identificação Alemãs que ainda se encontram na zona da "Bolsa de Estalinegrado",(Gumrak,Dimitrevka,Gorodish zonas onde foram encontrados estes relics) onde com um pequeno estudo podemos imediatamente identificá-las a que Divisão pertenceram como é o caso da Placa ID do IR 267, ou da 94 JD...que pertenciam à Divisão de Infantaria nº 94..e aniquilada em Estalinegrado...(link:http://www.lexikon-der-wehrmacht.de/Gliederungen/Infanteriedivisionen/94ID.htm.
Saliento ainda que estas placas não foram encontradas em cimitérios, mas sim perdidas em buracos, ou debaixo da terra, após quase 70 anos...
Interessante também o que está gravado no pequeno contentor de descontaminação conhecido por "Hautentgiftungssalbe"....."WestFront" 1941-1942, o que me leva a pensar que pertenceria a um soldado ou regimento que estava em França, tendo sido posteriormente transferido nos meses finais de 1942, para a Frente Russa...onde viria a desaparecer para sempre nas estepes Russas, ou nas margens do Rio Volga.
terça-feira, 1 de março de 2011
OLIVEIRA E SOUSA (1917-1938)-VIRIATO DO AR (5)
Boa Tarde,
Hoje é a vez de Oliveira e Sousa, o primeiro Aviador Português vítima da defesa antiaérea em Espanha, 28 de Agosto de 1938.
Depois de ter feito parte do primeiro curso de cabos pilotos organizado em Portugal,alistou-se como voluntário no Movimento Nacionalista de Espanha.Obtido o diploma de piloto de aeroplano de guerra na escola de Jerez de la Frontera,ingressou com o posto de alferes no célebre Grupo de Cadena 1-G2 em operações na frente de Goardesa (bolsa do Ebro).
Ás 15h15m do dia 28 de Agosto de 1938,cinco aviões Heinkel 31 descolaram do improvisado aeródromo de Escatron para,em Cadena,cooperarem com a infantaria no assalto à cota 421.
Os postos de pilotagem desses aviões foram ocupados respectivamente por Munõz (comandante),Guervós, Azores,Rey-Stolle, e por Oliveira e Sousa.
Não obstante a fortíssima reacção anti aérea lançou sobre as trincheiras inimigas 10 bombas e 1500 cartuchos.Na penúltima «passada» os lemes de profundidade do Heinkel de Oliveira e Sousa, foram atingidos em cheio, tendo-se despenhado gloriosamente em terreno inimigo,alcançando assim a morte.
Os restantes 4 aviões aterraram em Logroño para reparações das avarias sofridas.Só dezassete dias mais tarde durante uma incursão muito perigosa levada a cabo por um seu compatriota-Alferes Teotónio Caldas-foi possível recuperar o seu corpo que coube numa caixa de cartuchos.
O aparelho (2-87)de Oliveira e Sousa foi atingido por tiros de terra nos depósitos de gasolina e no leme de profundidade.Com incomparável valor,apesar de atingido, continuou a metralhar as posições inimigas até ao momento de despedaçar-se no solo.Recebeu a Medalha Militar por este feito.
Hoje é a vez de Oliveira e Sousa, o primeiro Aviador Português vítima da defesa antiaérea em Espanha, 28 de Agosto de 1938.
Depois de ter feito parte do primeiro curso de cabos pilotos organizado em Portugal,alistou-se como voluntário no Movimento Nacionalista de Espanha.Obtido o diploma de piloto de aeroplano de guerra na escola de Jerez de la Frontera,ingressou com o posto de alferes no célebre Grupo de Cadena 1-G2 em operações na frente de Goardesa (bolsa do Ebro).
Ás 15h15m do dia 28 de Agosto de 1938,cinco aviões Heinkel 31 descolaram do improvisado aeródromo de Escatron para,em Cadena,cooperarem com a infantaria no assalto à cota 421.
Os postos de pilotagem desses aviões foram ocupados respectivamente por Munõz (comandante),Guervós, Azores,Rey-Stolle, e por Oliveira e Sousa.
Não obstante a fortíssima reacção anti aérea lançou sobre as trincheiras inimigas 10 bombas e 1500 cartuchos.Na penúltima «passada» os lemes de profundidade do Heinkel de Oliveira e Sousa, foram atingidos em cheio, tendo-se despenhado gloriosamente em terreno inimigo,alcançando assim a morte.
Os restantes 4 aviões aterraram em Logroño para reparações das avarias sofridas.Só dezassete dias mais tarde durante uma incursão muito perigosa levada a cabo por um seu compatriota-Alferes Teotónio Caldas-foi possível recuperar o seu corpo que coube numa caixa de cartuchos.
O aparelho (2-87)de Oliveira e Sousa foi atingido por tiros de terra nos depósitos de gasolina e no leme de profundidade.Com incomparável valor,apesar de atingido, continuou a metralhar as posições inimigas até ao momento de despedaçar-se no solo.Recebeu a Medalha Militar por este feito.
Subscrever:
Mensagens (Atom)













