Boa Tarde,
Com o posto de Alferes Legionário participou também na Guerra Civil de Espanha.Depois de ter cursado a transformação para aeroplanos de guerra ingressou no Grupo de Cadena 4-G2 então em operações na Extremadura, onde levou a cabo 4 assaltos em Cadena,ás trincheiras do inimigo.
Ferido em acidente ocorrido em Léon,foi colocado como instrutor, na Escola de Observadores de Málaga.
Morreu em Carnaxide, (Portugal) em 2 de Maio de 1944, aos comandos de um Hurricane.Tinha então o posto de 2º sargento.
Guimarães dos Santos, Henriques da Cunha,Teotónio Caldas e Pinto Bastos
Blog dedicado a toda a iconografia e memorabília dos diversos Nacionalismos Europeus. (1926-1945)Dirige-se essencialmente a coleccionadores e curiosos desta temática bastante rica em uniformes, distintivos, e condecorações. Abrange também o período da 1ª Guerra Mundial (1914-1918) AVISO: Este não é um blogue de carácter politico.Pretende apenas mostrar alguns aspectos da recente História passada, sem complexos e tabus.Trata-se apenas de um espaço de carácter histórico.
domingo, 8 de maio de 2011
sábado, 16 de abril de 2011
CAPACETE DE VOLUNTÁRIO PORTUGUÊS NA GUERRA CIVIL ESPANHOLA
Boa Noite,
Termino hoje com este lindo capacete Português, modelo (Inglês) da 1ª GM, e que segundo se consta foram reutilizados na Guerra Civil Espanhola, pelos Viriatos Portugueses.Curiosa a Cruz da Legião Portuguesa pintada na parte frontal.Este capacete pertence a uma colecção privada (Roger Militaria), tendo-me sido a foto gentilmente cedida.Bem Hajam.
Termino hoje com este lindo capacete Português, modelo (Inglês) da 1ª GM, e que segundo se consta foram reutilizados na Guerra Civil Espanhola, pelos Viriatos Portugueses.Curiosa a Cruz da Legião Portuguesa pintada na parte frontal.Este capacete pertence a uma colecção privada (Roger Militaria), tendo-me sido a foto gentilmente cedida.Bem Hajam.
A INTERVENÇÃO DOS "VIRIATOS" NA GUERRA CIVIL DE ESPANHA (2)
Boa Noite,
Concluo hoje a 2ª parte do artigo, que saiu na revista Espanhola de História Militar,(ano de 2001) sobre a Intervenção Portuguesa na Guerra Civil de Espanha. A primeira parte já colocada aqui no blogue meses atrás, e encontra-se descrita no link abaixo.
http://viriatosmilitaria.blogspot.com/2010/12/boa-noite-conforme-prometi-ca-estou-eu.html
Concluo hoje a 2ª parte do artigo, que saiu na revista Espanhola de História Militar,(ano de 2001) sobre a Intervenção Portuguesa na Guerra Civil de Espanha. A primeira parte já colocada aqui no blogue meses atrás, e encontra-se descrita no link abaixo.
http://viriatosmilitaria.blogspot.com/2010/12/boa-noite-conforme-prometi-ca-estou-eu.html
domingo, 10 de abril de 2011
RELICS DE ESTALINEGRADO
Boa Tarde,
Após um mês de "ausência", volto novamente, desta vez com alguns relics ou "dug outs" que me chegaram da Russia mais precisamente de Volgograd (ex Estalinegrado)
Nada de especial...apenas mais algum "sabor" do campo de batalha, onde cada vez mais vão escasseando este tipo de artefactos, já que se transformou num negócio lucrativo para muitos Russos....
Curiosas as placas de Identificação Alemãs que ainda se encontram na zona da "Bolsa de Estalinegrado",(Gumrak,Dimitrevka,Gorodish zonas onde foram encontrados estes relics) onde com um pequeno estudo podemos imediatamente identificá-las a que Divisão pertenceram como é o caso da Placa ID do IR 267, ou da 94 JD...que pertenciam à Divisão de Infantaria nº 94..e aniquilada em Estalinegrado...(link:http://www.lexikon-der-wehrmacht.de/Gliederungen/Infanteriedivisionen/94ID.htm.
Saliento ainda que estas placas não foram encontradas em cimitérios, mas sim perdidas em buracos, ou debaixo da terra, após quase 70 anos...
Interessante também o que está gravado no pequeno contentor de descontaminação conhecido por "Hautentgiftungssalbe"....."WestFront" 1941-1942, o que me leva a pensar que pertenceria a um soldado ou regimento que estava em França, tendo sido posteriormente transferido nos meses finais de 1942, para a Frente Russa...onde viria a desaparecer para sempre nas estepes Russas, ou nas margens do Rio Volga.
terça-feira, 1 de março de 2011
OLIVEIRA E SOUSA (1917-1938)-VIRIATO DO AR (5)
Boa Tarde,
Hoje é a vez de Oliveira e Sousa, o primeiro Aviador Português vítima da defesa antiaérea em Espanha, 28 de Agosto de 1938.
Depois de ter feito parte do primeiro curso de cabos pilotos organizado em Portugal,alistou-se como voluntário no Movimento Nacionalista de Espanha.Obtido o diploma de piloto de aeroplano de guerra na escola de Jerez de la Frontera,ingressou com o posto de alferes no célebre Grupo de Cadena 1-G2 em operações na frente de Goardesa (bolsa do Ebro).
Ás 15h15m do dia 28 de Agosto de 1938,cinco aviões Heinkel 31 descolaram do improvisado aeródromo de Escatron para,em Cadena,cooperarem com a infantaria no assalto à cota 421.
Os postos de pilotagem desses aviões foram ocupados respectivamente por Munõz (comandante),Guervós, Azores,Rey-Stolle, e por Oliveira e Sousa.
Não obstante a fortíssima reacção anti aérea lançou sobre as trincheiras inimigas 10 bombas e 1500 cartuchos.Na penúltima «passada» os lemes de profundidade do Heinkel de Oliveira e Sousa, foram atingidos em cheio, tendo-se despenhado gloriosamente em terreno inimigo,alcançando assim a morte.
Os restantes 4 aviões aterraram em Logroño para reparações das avarias sofridas.Só dezassete dias mais tarde durante uma incursão muito perigosa levada a cabo por um seu compatriota-Alferes Teotónio Caldas-foi possível recuperar o seu corpo que coube numa caixa de cartuchos.
O aparelho (2-87)de Oliveira e Sousa foi atingido por tiros de terra nos depósitos de gasolina e no leme de profundidade.Com incomparável valor,apesar de atingido, continuou a metralhar as posições inimigas até ao momento de despedaçar-se no solo.Recebeu a Medalha Militar por este feito.
Hoje é a vez de Oliveira e Sousa, o primeiro Aviador Português vítima da defesa antiaérea em Espanha, 28 de Agosto de 1938.
Depois de ter feito parte do primeiro curso de cabos pilotos organizado em Portugal,alistou-se como voluntário no Movimento Nacionalista de Espanha.Obtido o diploma de piloto de aeroplano de guerra na escola de Jerez de la Frontera,ingressou com o posto de alferes no célebre Grupo de Cadena 1-G2 em operações na frente de Goardesa (bolsa do Ebro).
Ás 15h15m do dia 28 de Agosto de 1938,cinco aviões Heinkel 31 descolaram do improvisado aeródromo de Escatron para,em Cadena,cooperarem com a infantaria no assalto à cota 421.
Os postos de pilotagem desses aviões foram ocupados respectivamente por Munõz (comandante),Guervós, Azores,Rey-Stolle, e por Oliveira e Sousa.
Não obstante a fortíssima reacção anti aérea lançou sobre as trincheiras inimigas 10 bombas e 1500 cartuchos.Na penúltima «passada» os lemes de profundidade do Heinkel de Oliveira e Sousa, foram atingidos em cheio, tendo-se despenhado gloriosamente em terreno inimigo,alcançando assim a morte.
Os restantes 4 aviões aterraram em Logroño para reparações das avarias sofridas.Só dezassete dias mais tarde durante uma incursão muito perigosa levada a cabo por um seu compatriota-Alferes Teotónio Caldas-foi possível recuperar o seu corpo que coube numa caixa de cartuchos.
O aparelho (2-87)de Oliveira e Sousa foi atingido por tiros de terra nos depósitos de gasolina e no leme de profundidade.Com incomparável valor,apesar de atingido, continuou a metralhar as posições inimigas até ao momento de despedaçar-se no solo.Recebeu a Medalha Militar por este feito.
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
AUGUSTO KRUG- VIRIATO DO AR (4)
Boa Noite,
Augusto Krug, este nosso Aviador Viriato, de origem Familiar Francesa-região de Metz, foi oriundo do primeiro curso de Praças Pilotos organizado em Portugal, combateu onze meses na Guerra Civil de Espanha em regime de voluntariado com a patente de Alferes Legionário.
Depois de um pequeno e simbólico estágio na escola de Jerez de la Frontera e na escola de caça de Gallur, esteve colocado a partir de 4 de Agosto de 1938 nas seguintes unidades:
-Grupo de Cadena 1-G2 em operações na bolsa do Ebro com aviõs Heinkel 51;
-Grupo de caça 5-G5 em operações na frente de Guadalajara com aviões Heinkel 112 e Messerchmidts
No grupo 1-G2 desempenhou com exepcional brilhantismo 40 arriscadas missões de cooperação com a infantaria (Cadena) tendo sido atingido várias vezes, uma das quais em 15 de Agosto de 1938 com derrube do aparelho que pilotava.
No dia 9 de Setembro a sua esquadrilha foi indicada para desempenhar duas perigosissímas e importantes missões para a tomada das cotas 525 e 545, nos arredores da aldeia de Maela.
Cada uma dessas missões de Cadena durou uma hora; a da manhã (cota 525) foi iniciada às 9h00, e a da tarde (cota 545) terminou às 17h00.
Foi uma lição de bravura e de heroismo que ficou para a história da Peninsula Ibérica.Todos os aviões ficaram práticamente desfeitos pelo fogo da defesa inimiga.
Por indicação expressa do Ás da Aviação Espanhola D.Joaquim Garcia Morato, o nosso valente compatriota ingressou em 25 de Março de 1939 no Grupo 5-G5 atrás referido, o que lhe deu a honra e o previlégio de ter sido o unico estrangeiro a servir na aviação de caça de Espanha.
Chegou a servir mais tarde como Oficial Superior na Base Aerea de Luanda durante a fase inicial da Guerra do Ultramar.Possui um lote valioso de condecorações nacionais e estrangeiras.
domingo, 13 de fevereiro de 2011
SIMÃO ARANHA-VIRIATO DO AR (3)
Boa Tarde,
Retomo o tema dos "VIRIATOS", hoje com a biografia de outro Viriato do AR-Simão Aranha.
Era titular do brevet de piloto de avião particular (turismo), foi um dos voluntários mais corajosos que ingressou na aviação Nacionalista Espanhola.Cursou (em Abril e Maio de 1937) a escola elementar de pilotos de Cáceres e a escola "del Cortijo del Copero" (Sevilha) para a necessária transformação em aeroplanos de guerra.Desempenhou perigosos serviços de guerra nas seguintes unidades:
-Grupo de Cadena 6-G15,enquadrado nas Forças Aéreas do Norte, então chefiado pelo comandante D.Antonio Llorente Sola.A sua esquadrilha comandada pelo Capitão Cardenas, operou nas Astúrias com os célebres Aviões Heinkel 45;
-Grupo de Bombardeamento 2-G22 em operações na frente de Teruel (Aranda del Douro) com aviões Junkers 52;
-Grupo de Cadena 1-G2 então chefiado pelo comandante Munõz em operação na frente de Teruel.
A sua esquadrilha que era comandada pelo Capitão Quadra, estacionou em Caudé, com aviões Heinkel 51.
Simão Aranha, desempenhou 55 serviços de cadena e foi várias vezes atingido pelo fogo da defesa antiaérea.No dia 21 de Setembro de 1937 durante um desses perigosos serviços nas Asturias o seu avião foi sériamente atingido;na consequente aterragem forçada o incêndio que logo se deflagrou provocou-lhe queimaduras de 1ºgrau na mão e no braço direito.(ver foto agregada).
O seu metralhador Alferes Soarez, ficou porém ileso.Foi por via das queimaduras sofridas neste acidente que transitou provisóriamente para o grupo de bombardeamento atrás referido.
No Grupo de Cadena 1-G2 foi também várias vezes atingido e uma vez derrubado.
Alcançou o posto de Tenente e quando regressou a Portugal no fim da campanha foi integrado com a mesma patente no primeiro curso de pilotos-aviadores milicianos.Durante alguns anos exerceu com grande entusiasmo a profissão de instrutor em escolas civis de pilotagem e especializou-se no estrangeiro no voo sem motor.
sábado, 5 de fevereiro de 2011
BISNETO DO REI D.MIGUEL I CAÍDO EM COMBATE NA BATALHA DE ESTALINEGRADO
Boa Noite,
Tal como tinha prometido, hoje vou demonstrar que afinal houve sangue Português derramado na Batalha de Estalinegrado...
A personagem em questão, era bisneto do Rei D.Miguel I que reinou em Portugal entre 1828 e 1834, tendo o Rei D.Miguel I sido obrigado a exilar-se para a Alemanha, após as Guerras Liberais.
Este Principe pertencia pois ao ramo Miguelista.Chamava-se Gabriel Alberto Maria Michael Franz Joseph Gallus Lamoral Von Thurn und Taxis.
Nasceu no Castelo HAUS, na Baviera,Alemanha, perto de Regensburg,no dia 16 de Outubro de 1922.
Era filho mais velho do Principe Franz Joseph Von Thurn und Axis, e de sua esposa, a Infanta Princesa Isabel Maria de Bragança.
Durante a 2ª Guerra Mundial,Gabriel foi obrigado a prestar serviço Militar antes de completar a universidade.Serviu primeiro como Cabo (Gefreiter), e só depois como Oficial da Whermacht.
Serviu no Exército Alemão, no regimento de Cavalaria (Reiter) vindo a morrer em combate durante a Operação Uranus (ofensiva Soviética, que penetrou na bolsa Alemã), no dia 17 de Dezembro de 1942.
Tinha apenas 20 anos.Está hoje enterrado no cemitério de Guerra de Rossoschka, a poucos Kilómetros da cidade a que se deu o nome desta Batalha: Estalinegrado.
O "Andeken" ou "Santinho" pertence à minha colecção privada.
Deixo-vos o link da familia Thurn und Taxis, e que vale a pena ver:http://www.thurnundtaxis.de/
Subscrever:
Mensagens (Atom)
















