Blog dedicado a toda a iconografia e memorabília dos diversos Nacionalismos Europeus. (1926-1945)Dirige-se essencialmente a coleccionadores e curiosos desta temática bastante rica em uniformes, distintivos, e condecorações. Abrange também o período da 1ª Guerra Mundial (1914-1918) AVISO: Este não é um blogue de carácter politico.Pretende apenas mostrar alguns aspectos da recente História passada, sem complexos e tabus.Trata-se apenas de um espaço de carácter histórico.
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
VOLGOGRAD (EX-STALINGRAD)
Algumas fotos da cidade tiradas o Verão passado.Volga,Mamayev Kurgan,Museu Militar,Silo, locais que valem a pena visitar.
ESTALINEGRADO-O CAMPO DE BATALHA NOS DIAS DE HOJE
Algumas fotos interessantes da região de Volgogrado/Estalinegrado, onde teve lugar a maior Batalha da História Militar.
"RELICS" PROVENIENTES DO CAMPO DE BATALHA DE ESTALINEGRADO
Bom Dia,
Há cerca de três anos tive a sorte, de "conhecer" através de um Forum Militaria (WAF), onde estou inscrito, um amigo Russo, que reside em Volgogrado (Ex-Estalinegrado).
Este amigo de seu nome Mikhail, que tem como "hobby" escavar os campos de Batalha, à procura de todo o tipo de peças, que possam ser deixadas num campo de Batalha-os chamados "RELICS"(capacetes, medalhas, condecorações,placas de identificação, etc).Sendo ele da zona onde se deu a Batalha conhece pois como nunca a região de Volgogrado. Práticamente "escavou" toda a bolsa/Kessel, onde estiveram posicionadas/cercadas as tropas Alemãs.
Este tipo de coisas são sempre muito pretendidas pelos coleccionadores, pois todos estes "relics" "estiveram lá".Têm de facto outro "sabor".
Assim, tomei coragem, porque mandar vir coisas da Russia, é sempre um "risco"...e fiz uma pequena encomenda ao Mikail, de apenas uma placa de Identificação, de uma divisão de Infantaria Alemã de primeira linha.Tudo correu bem...e após 15 dias de ansiosa espera, chegou-me então a placa de Identificação.
Seguiu-se uma segunda encomenda e não mais parei...até hoje.
Nesta região de Estalinegrado, o exército Alemão, na hora da derrota, abandonou no terreno toneladas de material de todo o tipo.(camiões,motas,armamento,armas,etc,etc).Nunca nenhum exército na hora da derrota tinha deixado tanto material no terreno.
Por incrível que pareça, hoje em dia, nesta região, já começa a ser dificil arranjar material, pois foi quase tudo passado a "pente fino"pelos Russos, vendendo posteriormente o material para todo o mundo.
Hoje para encontrarem material, têm que se deslocar mais para a Sul, para a Região do Caucaso...
Junto algumas fotos da minha colecção pessoal de material proveniente da região de Estalinegrado.
Há cerca de três anos tive a sorte, de "conhecer" através de um Forum Militaria (WAF), onde estou inscrito, um amigo Russo, que reside em Volgogrado (Ex-Estalinegrado).
Este amigo de seu nome Mikhail, que tem como "hobby" escavar os campos de Batalha, à procura de todo o tipo de peças, que possam ser deixadas num campo de Batalha-os chamados "RELICS"(capacetes, medalhas, condecorações,placas de identificação, etc).Sendo ele da zona onde se deu a Batalha conhece pois como nunca a região de Volgogrado. Práticamente "escavou" toda a bolsa/Kessel, onde estiveram posicionadas/cercadas as tropas Alemãs.
Este tipo de coisas são sempre muito pretendidas pelos coleccionadores, pois todos estes "relics" "estiveram lá".Têm de facto outro "sabor".
Assim, tomei coragem, porque mandar vir coisas da Russia, é sempre um "risco"...e fiz uma pequena encomenda ao Mikail, de apenas uma placa de Identificação, de uma divisão de Infantaria Alemã de primeira linha.Tudo correu bem...e após 15 dias de ansiosa espera, chegou-me então a placa de Identificação.
Seguiu-se uma segunda encomenda e não mais parei...até hoje.
Nesta região de Estalinegrado, o exército Alemão, na hora da derrota, abandonou no terreno toneladas de material de todo o tipo.(camiões,motas,armamento,armas,etc,etc).Nunca nenhum exército na hora da derrota tinha deixado tanto material no terreno.
Por incrível que pareça, hoje em dia, nesta região, já começa a ser dificil arranjar material, pois foi quase tudo passado a "pente fino"pelos Russos, vendendo posteriormente o material para todo o mundo.
Hoje para encontrarem material, têm que se deslocar mais para a Sul, para a Região do Caucaso...
Junto algumas fotos da minha colecção pessoal de material proveniente da região de Estalinegrado.
68º ANIVERSÁRIO DO FIM DA BATALHA DE ESTALINEGRADO
Bom Dia,
Resolvi "fazer um break" do Tema da Guerra Civil Espanhola...pois hoje dia 2 de Fevereiro é a data oficial, do fim das hostilidades de uma das maiores Batalhas da História, senão a maior Batalha de sempre-A BATALHA DE ESTALINEGRADO.Foi nesta data, ou seja em 2 de Fevereiro de 1943, que o comandante do 6º exército Alemão, Feldmarschal Von Paulus, (promovido no dia 30 de Janeiro) assinou formalmente o acto de rendição incondicional das tropas Alemãs, sediadas na Bolsa de Estalinegrado.Faz hoje pois precisamente 68 anos, que essa batalha terminou, após quase sete meses de intensa luta.(17 Julho 1942-2 Fevereiro de 1943).
Dos 91,000 prisioneiros Alemães só 6,000 regressariam à Alemanha,em 1955...
Compilei pois este video, com som original da época que nos dá uma pequena ideia do que foi esta Batalha.
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
AVIAÇÃO NACIONALISTA
Boa Noite,
sábado, 29 de janeiro de 2011
SEPÚLVEDA VELLOSO-VIRIATO DO AR (2)
Foi dos primeiros Portugueses a comparecer em Espanha, para em regime de voluntariado dar combate ao Comunismo; foi incorporado como Alferes no Tércio de Requetés, e esteve nas frentes de Madrid (Carabanchel) e de Santander (Alto de Bernório).Em Janeiro de 1937,por ser titular de brevet de piloto de avião de Turismo,pediu transferência para a aeronáutica.
Frequentou o Centro de Instrucção de Aviação de Tablada (Sevilha) onde lhe foi conferido o brevet de piloto de aeroplano de guerra e as especialidades de observador de bombardeiro, de torpedeiro e de navegador;mais tarde obteve ainda uma proveitosa especialização em armas ligeiras.
Esteve colocado no Grupo 70 de Hidroaviões de Cádiz,no grupo 62 de Hidroaviões da Baleares (Puerto Pallenza) e nos regimentos Mistos do Ar nº 113, e 51, onde desempenhou perigosas missões de assalto,de reconhecimento de exploração e de bombardeamentos especiais nocturnos e toda a costa do Levante.
A sua folha de serviços regista o desempenho de 196 serviços de guerra no ar e de ter tido 14 encontros com a aviação de caça inimiga.Nestes encontros abateu dois aviões:um Gladiator sobre Los Alcazares (Cartagena) em 19 de Dezembro de 1937, e dois dias depois um Curtiss sobre Barcelona.Em ambos os combates pilotava um hidroavião CANT Z-501-6.
Na madrugada de 15 de Março de 1938,descolou na baía de Puerto Pollenza (Baleares) num hidroavião bimotor Heinkel 59;a bordo o nosso valente compatriota e quatro alemães (Rucker,Tonolo,Stromeyer e Heinz) para levarem a cabo quatro importantes missões nocturnas:
a) Destruir um barco de 2,000 Toneladas fundeado no pequeno Porto de Benicardó que descarregava material bélico.
b)Desmantelar o nó ferroviário de Tarragona
c)Interceptar uma coluna de camiões que transportava munições de Barcelona para Tarragona
d) Aniquilar uma composição ferroviária que transportava material bélico de Castellon de la Plana para Tarragona
Todas estas missões foram rigorosamente cumpridas não obstante a enérgica defesa exercida com canhões automáticos de 20mm.
A composição ferroviária a que se refere a última missão foi localizada na estação de Vinaroz.Na derradeira «passada» sobre o objectivo o motor esquerdo do ágil hidroavião foi atingido pelo que tiveram de aterrar forçadamente mum pomar em flor; eram exactamente 5h40m da madrugada e toda a tripulação acabou por ser aprisionada, tendo sido o nosso compatriota condenado à morte pela enérgica resistência armada que sustentou contra os captores.Passou 10 meses e três dias em horroroso e degradante cativeiro; a rádio «vermelha^» chegou a anunciar o seu fuzilamento mas acabou por ser permutado no dia 18 de Janeiro de 1939 por um aviador comunista em poder de Franco, graças à intervenção pessoal da rainha D.Amélia, junto do governo Francês.
José Caetano da Rocha Sepúlveda Velloso, que era também piloto de guerra pela Academia Aeronáutica de Itália, foi galardoado com onze importantes condecorações estrangeiras, destacando-se entre elas a valorosa Medalha Militar Individual.
Eis aqui a as condecorações recebidas por este Herói Português:
a)Medalha de Campanha de Espanha (Medalla de la Campaña)
b)Medalha da Cruz de Guerra de Espanha (Cruz de Guerra)
c)Medalha Individual Militar-só concedível por grandes feitos em campanha, depois de ouvido um Tribunal composto por 12 Juízes de contradição.
d) Cruz de Mérito da Ordem da Aguia Alemã (com espadas)
e) Cruz de Guerra da Italia (Croce al Mérito di Guerra)
f) 3 cruzes de Mérito Militar de Espanha -3 cruzes rojas del Mérito Militar
g)Medalha da Aviação de Mallorca (só foram concedidas 17 destas medalhas)
h)Medalha de Sofrimento pela Pátria (Prisioneiro)
i)Medalha de Sofrimento (ferido)
j)Insignias do Tercio de Espanha
Sepúlveda Velloso, manteve-se na aviação Espanhola até 1945...e não aceitou a promoção a capitão e o ingresso definitivo nos quadros da aviação Espanhola, porque isso implicava obrigatóriamente a perca da Nacionalidade Portuguesa por naturalização.
sábado, 22 de janeiro de 2011
PEQUITO REBELLO-VIRIATO DO AR (1)
Lavrador,advogado, e piloto de avião particular de turismo, foi o grande animador da presença das asas portuguesas (civis e militares) na guerra civil de Espanha.
Foi também dos primeiros voluntários a atreavessar a fronteira para combater o comunismo;tinha então 44 anos de idade e foi posteriormente integrado na Missão Militar Portuguesa com o posto de Tenente Miliciano de Aviação.
Além de uma função política e diplomática de relevo, executou no seu avião particular grande número de serviços de estafeta e de comunicações entre Portugal e Espanha (recebendo um tiro o seu avião)e, no território desta, entre as várias unidades e comandos transportando despachos,ordens,pessoas e diverso material de guerra.
Desempenhou também em território inimigo e na frente de combate múltiplas e perigosas missões de reconhecimento, de observação e de filmagem a baixa altura; nas faltas desempenhou por vezes as funções de 2ºpiloto nos célebres aviões de bombardeamento Junkers.
Por méritos contraídos em operações de guerra no ar,foram-lhe conferidas várias condecorações e o diploma de capitão honorário da aviação Espanhola; das condecorações que o galardoaram destaca-se a Ordem Militar da Torre e Espada (grau de cavaleiro com palma)
Subscrever:
Mensagens (Atom)























