quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A FALANGE ESPANHOLA (1)

Boa Noite,

Antes de mais um Bom Ano a todos os leitores deste blogue.
Cá estou eu novamente para continuar a sequência de artigos sobre a Guerra Civil Espanhola, mas antes de escrever algo sobre a participação Italiana, na Guerra Civil, não poderei de deixar de mencionar a Falange Espanhola.
Assim sendo a Falange Espanhola, foi fundada em 28 de Outubro de 1933, por um advogado de Madrid-José António Primo di Rivera, e filho do  General Miguel Primo di Rivera.
A Falange foi inspirada pelo Partido Fascista Italiano, de Mussolini, e tinha como meta criar um regime de cariz católico, respeitador da Tradição Espanhola, e Nacionalista.
Consta-se que o Dr Rolão Preto, aquando do seu exílio em Espanha, em 1934, tenha sido hóspede da casa de José António Primo di Rivera, com quem terá colaborado na redacção do programa da falange Espanhola.
Em 15 de Fevereiro de 1934,funde-se com as JONS, (Nacionais Sindicalistas) de Ramiro Ledesma Ramos, dando origem à Falange Espanhola de las JONS.
Durante a Guerra Civil Espanhola, José António, foi preso em Madrid, e fuzilado em Alicante no dia 20 de Novembro de 1936.Tinha 33 anos.
Os Falangistas Espanhóis vestiam a camisa Azul, e tinham como distintivo as setas e o jugo.
Como curiosidade, refiro que os Nacionais Sindicalistas Portugueses, de Rolão Preto, também vestiam a camisa Azul.
JOSÉ ANTÓNIO FUNDADOR DA FALANGE

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL E UM EXCELENTE ANO 2011

Caros Amigos,

Por este ano fico-me por aqui...entretanto antes de me "despedir" quero desejar a todos os leitores, um Feliz Natal...e um excelente Ano de 2011, apesar de todas as contingências...que se avizinham.Saberemos certamente ultrapassar todos os obstáculos.

Para o inicio de 2011, voltarei com mais alguns "artigos" e fotos de peças sobre a Guerra Civil Espanhola, agora mais focado na Falange e nos Voluntários Italianos, do CTV-Corpo Truppe Volontarie, que combateram ao lado dos Viriatos, e dos Nacionalistas Espanhóis.
Bem Hajam

domingo, 19 de dezembro de 2010

CONDECORAÇÕES CONFERIDAS AOS PORTUGUESES

De uma forma geral os Viriatos tiveram uma excelente prestação por Terras de Espanha, tanto é que desfilaram em Madrid, ao lado da Legião Condor, no dia da comemoração da Vitória Nacionalista.
Nesta foto incluí algumas condecorações que eram conferidas aos Portugueses.De salientar as Cruzes da Legião Portuguesa,de Mérito, e de Mérito Militar (aqui na foto s/fita),já que muitos dos Voluntários Portugueses pertenciam à Legião Portuguesa.Como curiosidade a Medalha Espanhola da Cruz Vermelha (em branco), foi conferida uma igual ao Dr.Salazar.

O RECONHECIMENTO PELA AJUDA PORTUGUESA

Boa Tarde,

Foram inúmeros os distintivos fabricados em Itália,Espanha, e até na Alemanha, em que Portugal aparece representado nestes mesmos distintivos com as côres da Bandeira Nacional, Verde e Encarnado. Foi uma forma de reconhecimento, pela importância da ajuda prestada à causa Nacionalista.
Inclusivamente em Portugal,e como já referi anteriormente, também foram fabricados vários distintivos pela casa "Helder Cunha" de Lisboa, distintintivos esses vendidos, aos apoiantes da Causa Franquista.



Publicidade da Firma Helder Cunha aos Distintivos de Apoio Nacionalista

O MENTOR DOS VIRIATOS:JORGE BOTELHO MONIZ

General e político nascido em 1898. Esteve ligado ao golpe militar de Sidónio Pais a 17 de Dezembro de 1917. Como apoiante da ditadura sidonista, dirigiu o jornal do regime A Situação, que servia também de panfleto ao Partido Nacional Republicano. No pós-Primeira Guerra Mundial, foi um dos partidários do neo-sidonismo, filiando-se posteriormente na União Liberal Republicana (ULR), de perfil conservador. Durante a época da ditadura militar, retomou a direcção do jornal A Situação, agora ligado à ULR. Em 1931, era o comandante das forças que reprimiram a revolta antiditaturial que eclodiu na Madeira, passando também a apoiar o regime imposto por Oliveira Salazar. Durante a Guerra Civil espanhola (1936-39), apoiou o exército franquista (nacionalistas) através do corpo militar de voluntários portugueses denominados os Viriatos, difundindo a sua mensagem através do Rádio Club Português, do qual foi fundador.
Dentro do espírito das organizações fascistas de base, fundou Legião Portuguesa, em 1936.
Durante o Estado Novo, foi administrador de várias empresas públicas e privadas, deputado da Assembleia Nacional e procurador à Câmara Corporativa (entre 1957 e 1961). Morreu em 1961.
Na foto, Botelho Moniz em uniforme dos Viriatos.Perfeitamente visível, o distintivo dos "Viriatos", colocado acima do bolso Esquerdo.

sábado, 18 de dezembro de 2010

A PROPAGANDA PORTUGUESA AO SERVIÇO DOS NACIONALISTAS

Durante a Guerra Civil Espanhola, o Governo Português,apoiou incondicionalmente, o esforço de Guerra Nacionalista contra os Republicanos Espanhois.
Logo que se iniciou o "Alzamiento", em Julho de 1936, o Capitão Botelho Moniz, através do Radio Clube Português,iniciou uma Cruzada Propagandistica contra a Espanha "Comunista", tendo o seu auge, no cerco do Alcazar de Toledo, informando os sitiados e insurgentes, do avanço das tropas Nacionais.
No célebre filme Italiano de 1940, "L'assedio Dell'Alcazar", de Augusto Genina, é patente a alegria dos sitiados a ouvirem as emissões do Rádio Clube Português.
Vários Espanhois vieram a Portugal, onde a partir do RCP, difundiam as noticias e a Propaganda dirigida aos Nacionalistas, que combatiam em solo Castelhano.
Como apoio aos Nacionalistas durante a Guerra Civil Espanhola, foram fabricados alguns distintivos pela casa "Helder Cunha",de Lisboa, os quais eram vendidos, aos apoiantes da causa Nacionalista.
Decorreram várias manifestações de apoio a Franco, como por exemplo, o comício no Campo Pequeno,na noite de 28 de Agosto de 1936.Muito mais haveria a dizer, relativamente à ajuda e Propaganda, organizada pelas autoridades Portuguesas da altura, mas, como devem compreender este não é o espaço para tal.
Na foto Jesus Suevos, chefe da Falange Espanhola, aos microfones do Radio Clube Portugues, emitindo para Espanha.Em segundo plano pode-se ver Jorge Botelho Moniz, e alguns elementos da Legião Portuguesa.

A LIBERTAÇÃO DE MADRID

Como o tema principal tem sido a Guerra Civil Espanhola, publico dois videos sobre a Libertação de Madrid, na qual também tomaram parte alguns "Viriatos" Portugueses.Ficam aqui pois as imagens desse dia 28 de Março de 1939.

A INTERVENÇÃO DOS "VIRIATOS" NA GUERRA CIVIL DE ESPANHA (1)

Boa Noite,

Conforme prometi cá estou eu para publicar o artigo em Castelhano, sobre a participação Portuguesa durante a Guerra Civil de Espanha.Estes Portugueses foram aqueles que combateram ao lado dos Nacionalistas, e eram conhecidos como "Viriatos", nome esse que surgiu pela ideia do Capitão Botelho Moniz.
Em minha opinião, e pela parte que me toca, nunca tinha tido acesso a um artigo tão completo.Penso pois de que se trata de um excelente contributo, expondo vários aspectos dos nossos Viriatos.
De salientar que é perfeitamente vísivel em alguns deles, a placa/distintivo "Viriatos", distintivo esse já mostrado aqui no blogue.
Bem Hajam.