segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

PUNHAL G.I.L-"GIUVENTÙ ITALIANA DEL LITTORIO"

 

Foto "MUSEO VIRTUALE FRATELLI SGAGGERO"
 
A Giuventù Italiana del Littorio, (G.I.L), foi criada em 1937, para substituir a já existente "Opera Nazionale Balilla", que já tinha sido criada em 1926.
Eram conhecidos pelos "Balillas", em memória do herói Genovês, que em 1746, se opôs às forças de ocupação Austriacas, agredindo um Oficial Austriaco, tendo posteriormente desencadeado a revolta popular, culminando com a retirada das forças Austriacas, da cidade de Genova.
 
O punhal usado pelos Balillas, tinha apenas um significado de "combate", fazia parte dos uniformes dos mais velhos, e era apenas usado como "decoração".
Na 1ª GM, eram famosos os "ARDITI", que com os seus punhais, penetravam nas trincheiras Austriacas, e matavam assim os seus inimigos..Eram verdadeiras tropas de choque, e muito temidas pelo inimigo.O Punhal, foi assim, para a Itália Fascista, "um ícone", que lembrava as famosas incursões dos "Arditi", às trincheiras inimigas...Era sinónimo de coragem, e ardor patriótico.
 
 
ARDITI ITALIANI
 
Mais tarde, em 1933 a Juventude Hitleriana,(HJ) copia os Fascistas Italianos, fabricando também os seus proprios punhais, distribuindo-os também aos jovens alemães.
Saliento que alguns destes punhais foram distribuidos às delegações Portuguesas da Mocidade Portuguesa, quando das suas deslocações à Alemanha, em visita às Juventudes Hitlerianas.
A Mocidade Portuguesa, apesar de ter copiado muita coisa da Juventude Hitleriana, nunca utilizou os tais "punhais" como fazendo parte do seu "adorno" uniformológico.
 
                                   PUNHAL G.I.L Fez, Medalha, Insignia e fivela de cinturão
 
 
 
VIDEO G.I.L



 
Pelo tipo de fabrico deste punhal, diria que foi produzido, durante a Guerra, cerca 1940/1942
 
 
GRAVAÇÃO NA LÂMINA G.I.L
 
 

 
                                GRAVAÇÃO DO FABRICANTE "SCUOTTO" NAPOLI
 




Sem comentários:

Enviar um comentário