terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

1942-RELATÓRIO DA MISSÃO MILITAR PORTUGUESA NA FRENTE LESTE

 





Tenho visto alguma coisa escrita, na Internet, e não só, sobre a história da Missão Militar Portuguesa que se deslocou à Russia, em 1942, em plena 2ªGM.
Muita coisa se escreveu, com alguma "confusão" e bastantes erros, sobre a história dos Portugueses, que privaram de perto,com a Guerra na Frente Leste.Estes erros são apenas fruto da escassa informação que até hoje tem chegado até nós, talvez devido ao "incómodo" que esta Missão possa causar...Uma das características deste blogue, é acabar com os Tabus.As pessoas que façam o juízo que quiserem, mas a história, nunca deve ser ocultada.Importa antes de mais falar a VERDADE.
O nosso colaborador José Marques, fez-me chegar às mãos o célebre relatório da "Missão Militar à Alemanha e à Frente Oriental".
Não o vou publicar todo aqui,(cerca de 300 páginas) mas a história, do que se realmente passou, onde acabou por falecer um dos nossos oficiais, vai ficar aqui, de uma vez por todas, relatada, pelo próprio Oficial, e chefe da Missão, o Coronel de Estado Maior Álvaro Teles Ferreira de Passos, que elaborou o respectivo relatório, após a chegada a Portugal.

Quero ainda salientar, que antes desta Missão,(Ano 1942) houve duas anteriores,(quase ao mesmo tempo) que se deslocaram à Russia em 1941.Uma delas foram elementos da GNR.Eu próprio já vi as imagens,(nos célebres Wochenschaus Alemães-filmes de propaganda) de alguns Oficiais Portugueses na Frente Russa, creio se a memória não me falha, em Setembro de 1941, pouco antes do ataque Alemão a Moscovo.Terei que descobrir as imagens (apenas alguns segundos), onde se fazem notar os Oficiais Portugueses.Em 1941,segundo parece a GNR esteve na Frente Norte (Leningrado), e os Oficiais do Exército, na Frente do Centro.Este relatório de 1942, é na Frente do Sul.
Também existe um relatório sobre esta primeira Missão, contudo nunca me chegou às mãos.Sei que tem cerca de 200 páginas, mas não tem fotos nem mapas.Talvez o consiga para breve, e assim publicá-lo aqui no blogue.

Estes Relatórios em minha opinião, são documentos de grande valor histórico/militar.

RELATÓRIO DA MISSÃO MILITAR À ALEMANHA E À FRENTE ORIENTAL
(12 AGOSTO A 10 DE OUTUBRO DE 1942)

Antes de publicar uma parte deste relatório, importa situar, o período da Guerra, ou seja, estávamos nas vésperas do ataque Alemão a Estalinegrado, com a célebre Operação Blau, onde os nossos oficiais Portugueses puderam presenciar o desenrolar da mesma, caso do ataque a Woronehz.
Num dos mapas que apresentarei faz referência à Divisão Alemã de Infantaria nº 387, que, apenas alguns meses mais tarde viria a desaparecer por completo, no "Kassel" de Estalinegrado.
Quando os Oficiais Portugueses abandonaram a frente Russa, desenrolavam-se em Estalinegrado,  encarniçados combates, onde os alemães chegaram a ocupá-la a 90%.
Quando o presente relatório foi elaborado em Dezembro de 1942, as forças alemãs, e seus aliados já se  encontravam cercadas na Bolsa de Estalinegrado, culminando com a rendição Germânica, no dia 2 de Fevereiro de 1943.O Exército Alemão, tinha atingido o seu máximo avanço, mas também a sua maior derrota de sempre, quer em termos Humanos, ou materiais.
Relembro que em Estalinegrado morreu um bisneto do Rei D.Miguel I...conforme podem atestar aqui:http://viriatosmilitaria.blogspot.pt/2011/02/bisneto-do-rei-dmiguel-i-morto-em.html

Esta é a Missão Militar da qual a revista SINAL publica o relato fotográfico em dois números, o 22 e o 23/ 24 de 1942.


REVISTA "SINAL"
 
 
                                                                REVISTA "SINAL"                                        

                                                                 REVISTA "SINAL"

Vamos então ao relatório....

I-CONSTITUIÇÃO DA MISSÃO




II-ORGANIZAÇÃO E RELATÓRIO



 
 
 
UNIFORME OFICIAL ALEMÃO

III-EMPREGO DO TEMPO



 
 

 

 
 
KRIM "SHIELD"-Introduzido em 25 de Julho de 1942, e conferido a todos os combatentes que tenham servido na Região da Crimeia (Sul da Russia), entre 21 de Setembro de 1941 e 4 de Julho de 1942.Foram entregues mais de 100,000 unidades.
 
 




 
 


 
 
CORPO DO MALOGRADO OFICIAL PORTUGUÊS CAPITÃO LOPES PIRES
 



IV-IMPRESSÕES GERAIS
 
 
 
 
 
Distintivo de Assalto de Infantaria, Cruz de Ferro I Classe; Distintivo Feridos grau "prata"

 

 
 
 
 



 
 
 


 

 

 
 
BIVAQUE OFICIAL DE CAMPANHA (FELDMUTZE) "ARMA DE INFANTARIA" (Branco) 
 
 


 
 
 
 
"ÁGUIA DE PEITO" MODELO PARA OFICIAIS



CÓPIA DO MAPA DA WHERMACHT POR ANDARAM OS MILITARES PORTUGUESES
 
 
Quanto ao resto do livro, trata-se apenas de considerações técnicas, relativas aos aspectos militares utilizados pelo Exército Alemão,(Whermacht) que relembro, por esta altura estava perto do seu apogeu no que respeita ao seu avanço, em todas as frentes de Guerra.Era natural, que, Portugal como País neutral que era, observasse a Whermacht, como modelo a seguir...pelo menos no seu aspecto
táctico. Passo algumas imagens desta parte mais "técnico militar", e que em termos históricos não terá tanto interesse, pelo menos para este blogue.
 

 
 











 

FOTOS ORIGINAIS




 
 



 





 


 


1 comentário:

  1. isto leva nos a perceber a politica complexa da ww2 , por um lado o estado novo apoiava o axis por outro os aliados estavamos numa situação complicada o menor erro e portugal seria invadido por espanha fraquista e as unidades do werhmach e da ss
    seria um massacre

    ResponderEliminar