sábado, 14 de julho de 2012

PIASTRINE ITALIANE "FROM RUSSIA WITH LOVE"


                                BATALHÃO DE CAMISAS NEGRAS REGIÃO DO DONEZ
Boa Tarde,

No seguimento do meu post anterior, e conforme publicitado, passo hoje a contar-vos uma história extraodinária, em que eu, como coleccionista fui responsável, para que se desencadeasse todo um processo que iria culminar tudo num final feliz e extraodinário.
Como coleccionador de Militaria, tenho naturalmente uma paixão especial, pelas peças encontradas nos lugares onde tiveram lugar grandes batalhas.
Como já tive oportunidade de mostrar e de o dizer, tenho um contacto Russo, da região de Stalingrad, hoje Volgograd, contacto esse que esporádicamente me vai enviando peças encontradas naquela região.Para quem não viu ainda, podem ver os seguintes links, onde abordei este assunto relacionado com peças desenterradas, vulgo "relics" e encontradas na região de Volgograd:

http://viriatosmilitaria.blogspot.pt/2012/03/mais-material-vindo-de-estalinegrado.html
http://viriatosmilitaria.blogspot.pt/2011/04/relics-de-estalinegrado.html
http://viriatosmilitaria.blogspot.pt/2012/04/placas-de-identificacao-alemas-2-gm.html

Hoje vou-vos contar a história das Placas de identificação Italianas, em Italiano "PIASTRINE", e que foram encontradas nesta região da longinqua Russia.


                                              PLACAS QUE ME FORAM "OFERECIDAS"

                                        VIDEO SOBRE AS RECENTES DESCOBERTAS

                                            PRISIONEIROS ITALIANOS NA RUSSIA

Ao receber o mail, do meu amigo Russo, com a oferta das placas de Identificação Italianas,resolvi colocá-las num Forum Italiano de Militaria, no qual sou membro.
Ao colocar a foto acima com as placas de Identificação, imediatamente se desencadearam inúmeras reacções, na sua maior parte positivas, face à eventual compra destas peças.Por sinal algumas já estavam a caminho de Portugal...tendo sido entretanto algumas adquiridas por mim,(não todas) antes que fôssem parar a qualquer coleccionista Americano...Preferia vê-las em mãos Luso-Italianas..do que em mãos Norte Americanas ou de outro País qualquer...Assim foi.Chegaram a Portugal, onde posteriormente as voltei a colocar no Forum Italiano, com fotos de cada uma das que tinha recebido.
Tive algumas mensagens privadas, de Italianos, que ainda estavam à procura de "alguma coisa" dos seus familiares dispersos na Russia (!!!!), perguntando-me se eu podia tentar encontrar a "piastrina" do familiar desaparecido quase há 70 anos...imaginem...como se isso fôsse possível...

                                          ALGUMAS PLACAS DA MINHA COLECÇÃO

Entretanto, o incrivel aconteceu,...um dos membros ao ver a foto de uma das placas, identificou-a como sendo de um seu familiar..e pediu-me para lhe enviar a placa para Italia...assim fiz, e confiando na boa fé do membro do Forum Italiano,enviei a placa para Italia...
A Placa pertencia a FRESCHI EMILIO", nascido em 1915, na zona de Treviso...apenas recebida a placa o amigo Italiano do Forum, colocou a foto do soldado em questão, tendo causado imensas reacções de regozijo, pelos vários membros do Forum.

«Ragazzi..oggi è arrivta la piastrina che Luis mi ha spedito!
Sono ancora emozionato..finalmente a casa, dopo essere passata dalla gelida Russia, al più caldo Portogallo ma in mano amiche.. ve la mostro non poco tremolante in una semplice composizione fotografica imbastita per l'occasione assieme alle foto del suo proprietario, il Soldato Freschi Emilio poche settimane prima della partenza per la Russia. Fu spedito come mi fu raccontato, con uno zaino, una coperta ed un vecchio fucile malandato marcato Budapest (di sicuro uno Steyr di preda bellica della Grande Guerra) con 3 cartucce.
E' il Soldato al centro.»

                                          PLACA DE EMILIO FRESCHI (AO MEIO NA FOTO)

                                                     Qui invece è il primo a sinistra (soldado Freschi à esquerda)
                     «Ringrazio immensamente Luis con il quale ho un debito di riconoscenza »

                                       "CLOSE UP" DA PLACA DO SOLDADO FRESCHI

Tenho que acrescentar que em Itália, o Ministério da Defesa Italiano, tem um site "on line", (Onoranze ai caduti) onde é possível, fazer a procura dos caídos em combate, dando inclusivamente alguns dados sobre os locais de sepultura, bem como a data da sua morte.Ver no link em baixo.
http://www.difesa.it/Ministro/Commissariato_Generale_per_le_Onoranze_ai_Caduti_in_Guerra/Pagine/Ricerca_sepolture.aspx

Fazendo a procura para o Soldado Emilio Freschi, verificamos que está sepultado em "UCIOSTOIE", e que foi morto em 21 de Dezembro, de 1942, na estepe Russa, junto ao DON...Pertencia ao 30º Regimento de Artilharia Contra-Aérea.

ON LINE "ONORE CADUTI" EMILIO FRESCHI


UMA DAS PLACAS AINDA TEM O FIO ORIGINAL...

                                                        Entrega de uma das placas em Itália
Em Itália, sempre que são encontradas, e são restituídas aos familiares são sempre notícia...





A segunda história que vos tenho para contar, e que vem no seguimento das fotos inseridas no Forum Italiano, foi que um dos membros, verificou que uma das placas era da Sardegna, e sendo ele também da ilha da Sardegna, e como apaixonado de história militar, conseguiu depois de uma procura na terra de onde também era originário, descobrir a irmã ainda viva, deste soldado Italiano sepultado na Russia,em lugar desconhecido, e restituir-lhe" a piastrina" do malogrado militar com todas as honras!, conforme poderão constatar nas fotos abaixo.
O soldado chamava-se SALVATORE PONTI, nascido em 1911, e morto em combate no dia 19 de Dezembro de 1942 (na primeira foto, é a placa da 1ª fila de cima, a 2ª a contar da esquerda)

on line "ONORE CADUTI"-SALVATORE PONTI

«mi unisco a tutti, nel fare i complimenti per questo post
per lo spirito che lo anima. Nobile. Pensare al senso dell'onore. Puro. Disperato. Senza colore ma solo onore, dei giovani alpini rimasti e tornati dalla russia ... beh grazie a questo post che finora ho solo seguito silenziosamente, ma seguito ... nel frattempo mi sono informato, ho letto, guardato su internet, sui libri e non mi vergogno di dire che ascoltando nicolajewka ma non solo, mi sono venuti gli occhi licidi ... tutti i vivi all'assalto! ... ho cominciato con l'edolo e voglio finire l'edolo ... avanti alpini, avanti di là c'è l'Italia, avanti!
beh c'è solo da tacere ... e onorare con orgoglio ... in silenzio ... in rispettoso silenzio e rispetto, per chi ha combattuto per una cosa che in quell'attimo si chiamava solo, e semplicemente liberà ... salvezza... e loro, di fronte, in quegli attimi, e tutt'attorno avevano l'inferno ... bianco, freddo, silente, gelido e profondo ... colorato solo dal rosso del sangue e il nero della morte ... sì c'è da tremare ... è vero»

FOTOS DA CERIMÓNIA DE ENTREGA DA "PIASTRINA DO DO SOLDATO "SALVATORE"

Notícia no jornal, onde falam da minha história...


SALVATORE PONTI E A SUA PIASTRINA RECUPERADA DA RUSSIA, VIA PORTUGAL...

SALVATORI PONTI SERIA CERTAMENTE UM "BERSAGLIERE"

PLACA "PIASTRINA" DE SALVATORE

ASSISTÊNCIA À CERIMÓNIA DE ENTREGA

SENTIDO PATRIÓTICO DA CERIMÓNIA
SINDACO, OU PRESIDENTE DA CAMÂRA

ATENTOS AO DISCURSO

ENTREGA DA PLACA À IRMÃ DE SALVATORE

FINALMENTE A PLACA NAS MÃOS DA IRMÃ, QUASE 70 ANOS DEPOIS....

 
De salientar que a grande maioria destas placas, resultam das mortes de soldados Italianos depois da operação "URANUS", que foi a ofensiva Soviética que se iniciou em 19 de Novembro, de 1942, com o ataque às forças Italianas, e Romenas, que se encontravam nas margens do Rio Don, enquanto os alemães, combatiam nas ruas de Estalinegrado.Após, a penetração soviética, os Italianos, imediatamente deram início à retirada, para Ocidente, onde morreram milhares expostos às temperaturas negativas, bem como resultante dos ataques soviéticos.Acrescento, que alguns Italianos,(unidades de abastecimento) ainda foram apanhados dentro da bolsa de Estalinegrado, tendo o mesmo fim trágico das tropas Germânicas.
Assim é natural, que nesta zona se encontre muito material Italiano, Hungaro, e Romeno, que eram as tropas aliadas dos alemães, e que os tentavam proteger, enquanto os alemães combatiam nas ruínas de Estalinegrado.Estas tropas estavam muito mal equipadas e completamente desmoralizadas, daí o ataque soviético, ter incidido nos aliados do eixo.

Para consultarem os pormenores da operação "Uranus" consultar este link:


PLACA ITALIANA DE ALFIERI LINDO,PLACA ALEMÃ (METADE) E EDELWEISS

REGISTO DE "ALFIERI LINDO"..SITE ON LINE

PIASTRINI DA MINHA COLECÇÃO

Na fila do meio, a piastrina que está no meio de Bianco Aldo, classe de 1917, foi morto no dia 22 de Janeiro de 1943, logo durante a retirada, e pertencia ao 8º Regimento dos Alpini, segundo me foi indicado.Está sepultado em lugar desconhecido, logo penso que tenha sido em campo de prisioneiros.

A primeira Piastrina ao alto, pertencia a Calzavara Giuseppe, classe de 1919, foi morto em 21/12/1942, e está sepultado em UCIOSTOIE, na Rússia.Pertencia ao 3º Regimento Bersaglieri (segundo informação consegui obter)http://www.regioesercito.it/reparti/bersaglieri/rgtbers3.htm


CEMITÉRIO ITALIANO RÚSSIA (FOTO COLECÇÃO VIRIATOS)


Sem comentários:

Enviar um comentário